Padroeira da Armada

As embarcações primorosamente enfeitadas e o toque das sirenes conferem a nota de grandeza devida ao homenagear Aquela que é chamada “Estrela do Mar”.

Flos Carmeli, vitis florigera, splendor cæli, Virgo puerpera, singularis. Mater mitis, sed viri nescia, carmelitis da privilegia, stella marisFlor do Carmelo, videira florida, esplendor do Céu, Virgem e Mãe singular. Doce Mãe, que não conheceu varão, aos carmelitas favorecei, ó Estrela do Mar”. Este trecho do hino composto por São Simão Stock ganha na Espanha um especial significado. Com efeito, se a festa de Nossa Senhora do Carmo já é, de si, um grande acontecimento, nas regiões costeiras desse país ela se reveste de uma beleza a mais em honra à Estrela do Mar.

No século XVIII o Almirante Antonio Barceló y Pont de la Terra incentivou essa devoção na Armada – a marinha de guerra da Espanha –, dirigida por ele enquanto tenente-general. Daí em diante, o patrocínio de São Telmo foi cedendo lugar ao da Virgem do Monte Carmelo. Mais tarde ainda, em 1901, Ela Se tornou a padroeira da Armada Real Espanhola e de todos os navegantes do mar. Até mesmo os pescadores A tomaram por protetora, sem excetuar São Pedro, é claro!

Desde então, nas mais diversas regiões litorâneas, seus devotos realizam todos os anos uma grandiosa procissão aquática: trata-se do translado da imagem de Nossa Senhora do Carmo da igreja até o porto, onde ela é introduzida numa embarcação, a qual avança pelo mar secundada por outros barcos primorosamente ornados. A celebração se reveste de um ar festivo, e o apito das sirenes dos barcos confere uma nota de maior grandeza e importância ao ato.

O cortejo tem como objetivo abençoar tanto o trabalho dos pescadores quanto a missão dos valorosos marinheiros espanhóis. Durante o cortejo, estes últimos honram os falecidos nas águas lançando cravos e fazendo um minuto de silêncio. Que honra a Santa Mãe passar sobre o mesmo local onde eles renderam a alma a Deus! Canta-se também a Ela os harmoniosos acordes da Salve Marinera, hino militar mariano que costuma arrancar lágrimas quando entoado nestas horas de homenagem aos caídos.

Procissão da Virgem do Carmo em Ampolla (Espanha)

O oceano… Quantos mistérios o envolvem! A grandeza daqueles que o singram encontra-se justamente na incerteza. Quem garante que chegarão à terra firme? Por mais experiência que tenham, eles sabem que, isolados no meio das águas, estão completamente abandonados às mãos da Providência.

Nesses momentos de maior vulnerabilidade humana é que Nossa Senhora Se apresenta para interceder por cada um de nós diante de Deus. É Ela a estrela que ilumina o caminho, serena as tempestades, revigora os corações e indica o porto da salvação.

Por causa de nossos muitos pecados, mereceríamos ser tragados pelas ondas do castigo divino. Mas Maria, como Advogada fiel, pede em nosso favor para que a morte eterna não nos devore, e nos abençoa a fim de que nossa missão se cumpra. Sob a proteção da Virgem Santíssima não temos por que nos inquietar; Ela é verdadeiramente a Estrela do Mar. ◊

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever