Perguntam os leitores

Qual a importância do latim para a Igreja?

Willian Silva Torres – Coronel Fabriciano (MG)

Segundo uma bela expressão do Magistério Pontifício, a língua latina é “como a veste áurea da sabedoria”; ela apresenta “um estilo conciso, variado, harmonioso, cheio de majestade e dignidade, que contribui de modo singular para a clareza e a solenidade” (SÃO JOÃO XXIII. Veterum Sapientia).

A vastidão e estrutura do Império Romano, cujo idioma oficial era o latim, facilitaram a expansão da verdade ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo, apesar das duras perseguições promovidas pelos césares. Embora o hebraico e o grego conservassem importante papel na Santa Igreja, o latim foi cada vez mais se revestindo de oficialidade, pelo fato de estar em Roma a Cátedra de Pedro, o infalível Vigário de Cristo. Assim, podemos afirmar ter sido esta a língua que o próprio Homem-Deus escolheu para sua Esposa Mística, através de caminhos providenciais.

Os cânticos gregorianos elevam ao Céu suas sublimes melodias em latim. Os documentos pontifícios, o Catecismo e o Código de Direito Canônico têm sua versão oficial na língua latina. E foi nessa língua que grandes luzeiros da Igreja – como Santo Ambrósio, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino – iluminaram os séculos com seus ensinamentos.

Ademais, o latim é um valioso instrumento para a unidade da Igreja, como afirmou Pio XI: “A Igreja, por abraçar em seu seio todas as nações e estar destinada a permanecer até o fim dos séculos […], exige por sua própria natureza uma língua universal, imutável e invulgar” (Officiorum Omnium). Em 2012 o Papa Bento XVI criou a Pontifícia Academia de Latinidade, com o objetivo de promover um maior conhecimento da língua latina “quer no âmbito eclesial, quer no mais vasto mundo da cultura” (Latina lingua, n.4).

Pode-se afirmar sem receio ser o latim para a Santa Igreja tão importante como a nossa língua materna, ou seja, é por meio dela que a Esposa de Cristo formula com mais clareza, beleza e esplendor sua doutrina salvífica.

 

Diz o Gênesis que os patriarcas, até Noé, viviam muitos séculos! Como interpretar isso?

Taffarel Bezerra Lopes – Via e-mail

Antes de tudo, devemos nos acautelar contra a mentalidade pragmática, com laivos de ateísmo, que afirma ou insinua ser mito ou mera lenda tudo aquilo que excede a capacidade intelectiva humana. Imbuídos dessa mentalidade, os autores racionalistas negam unanimemente a interpretação literal dos textos bíblicos relativos à idade dos primeiros patriarcas.

Entretanto, comentadores de grande peso, como São Jerônimo (cf. Liber hebraicarum quæstionum in Genesim, c.5-6) no século V e São João Bosco (cf. História Sagrada. Primeira época, c.4) no século XIX, assumem a interpretação literal tanto da longevidade de homens como Adão ou Matusalém, como do trecho em que Deus determina que a vida humana não passaria – salvo raras exceções – dos cento e vinte anos (cf. Gn 6, 3).

Contudo, há também uma interpretação simbólica e moral – que se harmoniza com a literal – aceita pela maioria dos comentaristas. No Antigo Testamento, a vida longa significava uma especial predileção de Deus. Assim, a longevidade dos grandes personagens pré-diluvianos simbolizava a bênção divina que pairava sobre eles, transmitida de geração em geração até Noé. Seguindo a mesma lógica, ao se afastarem os homens das vias da virtude, pelo pecado, a bênção se retirou progressivamente, diminuindo em consequência seu tempo de vida.

Em resumo: qual interpretação devemos aceitar? A Santa Igreja nunca se pronunciou de modo solene e definitivo sobre a necessidade da interpretação literal desse trecho das Escrituras. Mas nada impede que os patriarcas tenham vivido séculos, pois “para Deus nada é impossível” (Lc 1, 37).

Acima de tudo, nossa preocupação deve ser outra: como estou me preparando para a vida eterna, em comparação com a qual mil anos é apenas um piscar de olhos? Que Nossa Senhora nos ajude a seguir sempre o caminho das bênçãos de Deus, as quais nos darão forças nesta vida e alegria sem fim na outra.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever