Recepção do corpo
Numerosos filhos e filhas espirituais vindos de diversas nações, bem como incontáveis fiéis, acorreram no dia 1° de novembro de 2024 à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras (SP), para as solenes exéquias de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP. As cerimônias se iniciaram com a recepção do corpo, homenageado com honras fúnebres no pátio adjacente à igreja, seguida da aspersão do corpo de Mons. João com água benta, em memória de seu Batismo e de sua participação na Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Missa e abertura da vigília exequial
Recordando que vivemos como peregrinos nesta terra de exílio, e que a morte é uma passagem para nossa Pátria definitiva, a Jerusalém Celeste, o féretro entrou processionalmente na basílica e foi deposto à entrada do presbitério. Junto a ele permaneceu o Círio Pascal, sinal da vitória de Cristo sobre a morte. Após a Solene Eucaristia concelebrada, teve início a vigília exequia.
Santa Missa exequial
Em meio ao constante afluxo de fiéis, foi celebrada no dia 2 de novembro a segunda Santa Missa exequial. Terminada a solene concelebração, seguiu-se o cântico junto ao féretro das ladainhas pelo eterno descanso de Mons. João. Inspiradas nas Sagradas Escrituras, essas preces visam confortar os fiéis pela consideração das alegrias eternas junto a Deus e a seus Anjos e Santos.
Missa com o Rito da
Última Encomendação e Despedida
ASanta Missa celebrada no dia 3 de novembro encerrou as cerimônias exequiais de Mons. João. Após a Solene Eucaristia, seguiu-se o Rito da Última Encomendação e Despedida, no qual o corpo foi aspergido com água benta e incensado por derradeira vez, antes de partir para o sepultamento. Dir-se-ia que estava tudo acabado. Para os que têm fé, porém, naquele momento tudo começava. Sim, a biografia de Mons. João não se encerrou com o fim de sua vida terrena, pois a parte mais atuante da existência de um homem consiste no agir e operar em Deus, após a morte.
Fotos: Leandro Souza / Daniel Letelier / David Ayusso / Stephen Nami / Marcelo Vincenti / Maurício Reis / Xavier Jacob