A contemplação segundo São Tomás de Aquino – Amar e conhecer é contemplar!

O Doutor Angélico explicita diversos matizes que a contemplação deve manifestar nas almas que desejam, ainda nesta terra, ver a face do Senhor, e nos apresenta o Discípulo Amado como protótipo do contemplativo.

Considerar, apreciar, observar com atenção, transcender do físico para o imaterial, elevar-se do natural para o sobrenatural… em que consiste exatamente a contemplação? Para responder a essa indagação poderíamos definir a contemplação como o ato de refletir a respeito de algo buscando seu significado mais profundo. Seria apenas isso?

Embora correto, tal conceito está ainda incompleto pois, se analisarmos a questão pelo prisma teológico, veremos que desde a Antiguidade a contemplação foi compreendida não apenas como a busca da essência das coisas através da razão, mas como o conhecimento delas na sua relação com o Criador, alcançando seu ápice na visão do próprio Deus.1

Por isso, com grande acerto ponderou São Tomás de Aquino: “O elemento principal da vida contemplativa é a contemplação da verdade divina, posto que este é o fim da vida humana”.2 Em consequência, a vida contemplativa deve consistir em amar a Deus, já que a caridade faz arder nosso coração no desejo de ver a face do Criador.3

Aliada ao amor, a inclinação natural de saber leva o homem a, observando os efeitos, remontar às causas. Assim, empregando inteligência e vontade para, através das criaturas, conhecer a Causa causarum – isto é, o Divino Artífice –, ele alcançará na vida futura o fim último da criatura intelectual: ver a essência de Deus.4 Contemplar deve ser, pois, a primordial ocupação daquele que ama, e amar deve ser o fim de todo aquele que deseja contemplar a Deus.

O Doutor Angélico trata mais profundamente sobre a contemplação em seu comentário ao Evangelho de São João, no qual apresenta o Discípulo Amado como protótipo do contemplativo, que transmite de modo sublime o que, movido pela caridade, observou do Homem-Deus.

Contudo, em graus distintos todos nós somos chamados a essa contemplação. Como alcançar tal grau de perfeição?

Inteligência e vontade unidas na contemplação

O ato de contemplar é próprio ao intelecto, uma vez que comporta o objeto do entendimento, ou seja, a verdade. Entretanto, mostra São Tomás5 que não se pode afirmar ser esse ato pertencente apenas à inteligência, pois o impulso para exercer tal operação compete à vontade, a qual move todas as outras faculdades, inclusive o intelecto.

Com sabedoria divina, o Salvador deixou expressa essa realidade ao afirmar: “Onde está teu tesouro, lá também está teu coração” (Mt 6, 21). De fato, o homem que encontra o “tesouro escondido” (Mt 13, 44) do conhecimento de Deus, é movido pelo amor a tudo abandonar para obtê-lo; o coração constitui o grande motor de suas ações para alcançar o bem almejado pelo intelecto.

Dessa forma, como o deleite se obtém quando é alcançado o objeto amado, o termo da vida contemplativa consiste no deleite de conhecer o objeto desejado. A cada novo degrau de conhecimento, o amor se torna mais intenso, visto que o conhecimento produz amor, e o amor, por sua parte, almeja conhecer sempre mais.

Cogitar, meditar, contemplar

Convém ainda considerar que o homem chega à intuição da verdade de forma progressiva, mediante muitos atos. Assim, embora a vida contemplativa se consuma em um único ato – o conhecimento e o amor da verdade –, ela comporta muitos atos que preparam essa ação suprema. Seguindo o ensinamento de Ricardo de São Vítor, São Tomás6 diferencia os termos cogitação, meditação e contemplação ao longo desse processo.

A cogitação é o exame dos muitos elementos dos quais se pretende extrair uma verdade simples, vocábulo que pode compreender tanto as percepções sensíveis que nos fazem conhecer certos efeitos, quanto as imaginações ou o discurso da razão acerca dos diversos sinais que encaminham ao conhecimento da verdade anelada.

Por sua vez, a meditação é o processo da razão que parte dos princípios para chegar à consideração de uma determinada verdade; e a contemplação, em si, é a simples intuição da verdade.

Ainda conforme o Aquinate, o homem chega à contemplação da verdade de dois modos: por um favor recebido ou por um esforço realizado. Quanto ao primeiro, cabe notar que pode advir da parte dos homens – seja num ensinamento oral ou escrito, o que exige a audição ou a leitura – ou pode ter origem sobrenatural. Quando o dom provém de Deus, é preciso o concurso da oração, razão pela qual o salmista declara que desde a aurora eleva sua prece ao Senhor (cf. Sl 87, 14). No segundo modo – em que o homem aplica o próprio esforço para alcançar a contemplação –a meditação faz-se necessária.

A realidade invisível contemplada nos efeitos divinos

Assim, a vida contemplativa abarca dois elementos: o principal e o secundário. O primeiro é a contemplatio da verdade divina, fim de todas as ações humanas e plena alegria eterna. Contudo, essa contemplação será perfeita apenas na vida futura, quando se verá a Deus face a face.

Adoração ao Santíssimo Sacramento – Casa de Formação Thabor, Caieiras (SP)

Enquanto peregrinos neste vale de lágrimas, possuímos uma contemplação imperfeita da verdade divina, que se dá à maneira do reflexo visto num espelho. É pelos efeitos divinos que chegamos a Deuse nisto consiste o segundo elemento da contemplação –, conhecendo as realidades invisíveis somente através das coisas criadas.

Por esse motivo, a consideração das criaturas não deve ser exercício de curiosidade estéril, desperdício de vitalidade ou dissipação de espírito, mas um meio de, impulsionado pela caridade, transcender ao que é perene.7

Objetivo último: a bem-aventurança

Todavia, ainda que a contemplatio perfeita se dê apenas na eternidade, a contemplação de Deus através de suas criaturas já confere um começo de bem-aventurança que, iniciada nesta vida, atingirá sua plenitude na outra.

Nesse sentido, afirma São Tomás ser impossível que a bem-aventurança do homem – bem perfeito que, sendo o último fim, aquieta o desejo – esteja nos bens criados. Com efeito, o objeto da vontade, que move o homem no desejo de obtê-lo, é o bem universal; e o objeto do intelecto é a verdade universal. Logo, nada pode aquietar os anseios do homem senão o bem universal, que não se encontra em coisa alguma criada, mas em Deus. Conclui, então, o Doutor Angélico que a “última e perfeita bem-aventurança não pode estar senão na visão da essência divina”.8

Ademais, a perfeição da inteligência se mede pelo conhecimento da essência de uma coisa. Se, no entanto, o intelecto conhece a essência de um efeito, mas não é capaz de conhecer a essência da causa, não se pode dizer que conheceu por inteiro. Ora, se a inteligência humana, conhecendo a essência de algum efeito criado, consegue apenas chegar à existência de Deus, sua perfeição ainda não atingiu absolutamente a causa primeira e nela permanece o desejo natural de investigá-la. Por isso, ainda não é bem-aventurada em plenitude, e só o será quando atinja a perfeição na visão e conhecimento de Deus.9

São Tomás afirma também, baseado em Santo Agostinho, que ninguém pode ver a Deus durante esta vida estando sujeito aos sentidos do corpo. Para ser elevado à visão da essência divina, o homem precisa morrer de algum modo a este mundo, seja separando-se totalmente do corpo, seja prescindindo dos sentidos carnais.

Com efeito, pode-se estar na vida presente de duas maneiras: de modo atual, quando se faz uso atual dos sentidos corporais, ou de modo potencial, quando a alma, embora unida ao corpo mortal como forma, não se serve dos sentidos corporais nem mesmo da imaginação. No primeiro caso, jamais a contemplação poderá atingir a visão da essência divina; mas no segundo, sim, e é o que sucede no arrebatamento.10

A teoria, contudo, apesar de bela e sublime não seria assimilável se não se traduzisse em exemplos concretos, capazes de ilustrar os homens no elevado caminho que, pela contemplação, conduz ao Criador.

Alta, ampla e perfeita: a “contemplatio” joanina

Com o estro de grande teólogo e a admiração de um santo, o Aquinate nos apresenta o Discípulo Amado como modelo de contemplação. Já no prólogo de sua obra Lectura super Ioannem, na qual comenta de forma magistral o quarto Evangelho, ele assinala o excelso grau de contemplação que possuía o Apóstolo Virgem salientando que, “enquanto os outros Evangelistas trataram principalmente a respeito dos mistérios da humanidade de Cristo, João mostra especial e particularmente em seu Evangelho a divindade de Cristo, […] sem por isso negligenciar os mistérios de sua humanidade”.11

Visão de São João Evangelista na Ilha de Patmos – Museu Diocesano de Santarém (Portugal)

Joãoa quem Jesus mais amava, aquele que contemplou na terra a glória do Enviado do Pai, que reclinou a cabeça sobre o coração do Verbo Encarnado, que, enfim, recebeu como depositário seu maior Tesouro aos pés da Cruz – experimentou com os sentidos corporais os efeitos divinos no Homem-Deus e, por outro lado, foi arrebatado e contemplou a corte celeste e a glória do Criador (cf. Ap 4, 2).

Por isso São Tomás não hesita em afirmar: “Porque João transcende os seres criados – os próprios montes, céus e anjos – e chega ao Criador de tudo, […] torna-se manifesto que sua contemplação foi altíssima”.12

Aplicando à contemplação joanina uma passagem de Isaías, o Doutor Angélico a qualifica de “alta, ampla e perfeita”.13 Narra o profeta ter visto o Senhor sentado num trono de glória; sua majestade cobria a terra e a extremidade do seu manto enchia o templo.

A partir dessas palavras o Aquinate descreve os três aspectos da contemplação do Discípulo Amado: ela é alta porque, transcendendo as criaturas, chega até o Verbo de Deus – “vi o Senhor sobre um trono excelso e elevado”; ampla, pois se estende à consideração de seu poder sobre todas as coisas – “toda a terra está repleta de sua majestade”; e perfeita, uma vez que o levou a aderir com o afeto e o entendimento à Suma Verdade contemplada – “o que estava abaixo d’Ele tomava o templo” (Is 6, 1.3).

O Evangelho do Apóstolo Virgem constitui a mais bela manifestação do requinte de sua contemplação ao transmitir a incompreensibilidade do Verbo, que era desde o início, estava junto de Deus, é o próprio Deus (cf. Jo 1, 1-2). “João não só ensinou como Jesus Cristo, Palavra de Deus, é Deus elevado sobre todas as coisas, e como através d’Ele tudo foi feito, mas também que por Ele somos santificados e a Ele aderimos pela graça que em nós infunde”.14

São João atingiu tal profundidade de visão e foi elevado aos cumes do conhecimento mediante a caridade. O amor à Palavra Encarnada fez com que, ainda vivendo nesta terra, ele ascendesse às alturas celestes, onde abarcou a amplidão do firmamento e inebriou-se no deleite da Verdade imutável, experimentando, pois, a contemplatio perfeita! 

 

O reverso do Céu

É comum, em noites particularmente lindas e agradáveis, sairmos à varanda de casa para observar as vastidões do firmamento povoado de astros. No espírito humano sensível, essa contemplação causa verdadeiro deslumbramento! […]

Ora, as constelações foram assim dispostas por Deus e, como todas as realizações d’Ele, revestem-se de imensa pulcritude. Devemos compreender que elas nos falam do Criador e representam, até certo ponto, o “avesso do tapete” para quem não conhece a visão de conjunto que o próprio Altíssimo possui do céu estrelado, e não o considera de acordo com determinada ordem que, da terra, não nos é compreensível.

O Eterno Senhor, para nos incutir o desejo de participar da sua sabedoria, constituiu o universo dessa maneira, como se nos dissesse: ‘Meus filhos de todas as épocas, o reverso do tapete de minha morada é esse esplendor. Subam para além, e vocês encontrarão a ordenação misteriosa e insondável que agora não podem vislumbrar!”

Então nos é reservada o que se chama a beatitudo incomprensibilitatis, a bem-aventurança dos que não entendem, mas, por terem uma alma respeitável e hierárquica, ficam encantados em admirar e contemplar: “É incompreensível para mim; porém, Deus compreende. Ó maravilha!”

Saibamos, portanto, que o melhor de tudo não será quando virmos e entendermos a ordem das estrelas, e sim quando contemplarmos a Deus face a face, e n’Ele percebermos o insondável da ordenação estelar. Nessa hora compreenderemos, outrossim, como terá valido a pena viver para amá-Lo e adorá-Lo, para O servir e imitar. Teremos procurado conhecer essa ordem no sentido superior da palavra, isto é, em última análise o divino governo do Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, símbolos d’Ele, a Perfeição das perfeições!

CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio.
Bem-aventurança da admiração.
In: Dr. Plinio. São Paulo.
Ano IX. N.94 (jan., 2006); p.4

 

 

Notas


1 Cf. CONTEMPLAÇÃO. In: BERARDINO, Angelo Di (Org.). Dicionário patrístico e de antiguidades cristãs. Petrópolis: Vozes, 2002, p.337.

2 SÃO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. II-II, q.180, a.4.

3 Cf. Idem, a.1.

4 Cf. SÃO TOMÁS DE AQUINO. Compendium Theologiæ. L.I, c.104.

5 Cf. SÃO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. II‑II, q.180, a.1.

6 Cf. Idem, a.3.

7 Cf. Idem, a.4.

8 Idem, I-II, q.3, a.8.

9 Cf. Idem, ibidem.

10 Cf. Idem, II-II, q.180, a.5.

11 SÃO TOMAS DE AQUINO. Lectura super Ioannem. Prologus, n.10.

12 Idem, n.2.

13 Idem, n.1.

14 Idem, n.8.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever