A conversão de um jovem banqueiro comoveu a Europa do século XIX. É fascinante a narração desse portentoso milagre.

 

Afonso Ratisbon­ne, aparentado à celebre família Ro­ths­child, tinha 27 anos quando a Santíssima Vir­gem lhe apareceu e o converteu instantaneamente, em 20 de ja­nei­ro de 1842.

Homem culto, rico e de fino trato, bem-relacionado nas altas ro­das sociais, estava noivo de uma jovem de sua família. Tinha pela frente um futuro muito promissor.

De passagem por Roma, visitou como turista ruínas históricas, numerosos monumentos e igrejas.

Na véspera da partida, deveria fazer a contragosto uma visita ao Ba­rão Teodoro de Bussières, irmão de um velho conhecido seu. Para livrar-se do incômodo compromisso, resolveu traçar em seu cartão de visita algumas palavras de mera formalidade e entregar ao porteiro. Este, porém, não entendendo bem a pronúncia do estrangeiro, introduziu-o amavel­men­te no salão e anunciou sua che­gada ao dono da casa.

Altar sobre o qual Nossa Senhora apareceu a Afonso Ratisbonne

Apóstolo ardoroso e hábil

Recém-convertido do protestantismo, Teodoro de Bussières, católico praticante e apóstolo ardoroso, não quis deixar escapar a oportunidade de conquistar essa alma para Deus. Recebeu com mui­ta cortesia o visitante e habilmente conduziu a conversa de mo­do a fazê-lo discorrer sobre seus passeios pela Cidade Eterna.

A certa altura, disse Ratisbon­ne: “Visitando a Igreja de Aracoeli, no Capitólio, senti-me to­ma­do de uma emoção profunda e inexplicável. O guia, percebendo minha perplexidade, perguntou o que estava acontecendo e se eu queria me retirar”.

Ouvindo isto, os olhos de Bussières brilharam de contentamento. Seu interlocutor, notando essa reação, apressou-se em frisar que tal emoção nada tinha de cristã. E ante o contra-argumento de que bem poderia ser uma graça de Deus, chamando-o à conversão, o israelita, contrariado, pediu para não insistir no assunto porque ele jamais se tornaria católico. “Você perde seu tempo. Nasci na reli­gião judaica e nela morrerei!” — afirmou.

A conversa tendia para a discussão. Em certo momento, Bussières teve uma singular idéia, que muitos certamente classificariam de loucura.

— Já que você é um espírito tão superior e tão seguro de si, pro­meta-me levar ao pescoço este presente que vou lhe dar.

— Vejamos. De que se trata? — perguntou Afonso.

— Simplesmente desta meda­lha — replicou o Barão, mostrando-lhe a conhecida Medalha Milagrosa.

Ratisbonne reagiu com surpresa e indignação, mas Bussières acres­­centou, com bem calculada frieza:

— Segundo sua maneira de pen­­sar, isto deve ser perfeitamen­te indiferente para você; e, aceitando usá-la, você me causará um grande prazer.

— Está bem… Vou usá-la. Isto me servirá como um capítulo pi­toresco de minhas notas e impres­sões de viagem — anuiu Afonso, escarnecendo da fé de seu anfi­trião.

Este colocou-lhe então no pes­co­ço a medalha e, ato contínuo, propôs-lhe algo ainda mais inopi­nado: que, ao menos uma vez ao dia, ele rezasse a oração “Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Ma­ria”, composta por São Bernardo.

Ratisbonne recusou de forma categórica, julgando a proposta uma demasiada impertinência de Bussières. Mas este, impelido por uma força interior, insistiu. Apresentando-lhe a prece, pediu-lhe que a aceitasse e tirasse uma có­pia de próprio punho, de modo que, como lembrança da visita, ca­­da um ficasse com o exemplar escrito pelo outro.

Para ver-se livre da importuna insistência, Ratisbonne cedeu, di­zendo com ironia: “Está bem, vou escrevê-la. Você ficará com minha cópia, eu ficarei com a sua”.

Afonso Ratisbonne

O poder da oração

Quando ele se retirou, Teodo­ro e sua esposa entreolharam-se em silêncio. Preocupados pelas blas­fêmias proferidas por Afonso ao longo da conversa, pediram per­dão a Deus por ele. Nessa mes­ma noite, Bussières procurou seu íntimo amigo, o Conde Augusto de La Ferronays — católico fervo­roso e embaixador da Fran­ça em Ro­ma — para relatar o ocorrido e pedir orações pela conversão de Ra­tisbonne.

“Tenha confiança — disse La Ferronays — se ele reza o ‘Lembrai-Vos’, a partida está ganha”. Ele próprio rezou com empenho pela conversão do jovem israelita, e há indícios de que tenha oferecido a vida nessa intenção.

Quanto a este, chegando ao ho­­­­tel, fatigado, copiou maquinalmente a prece sem quase lhe pres­tar atenção. No dia seguinte, surpreendeu-se ao notar o quanto as palavras dessa oração se apodera­ram de seu espírito. Escreveu em seu relato: “Não conseguia defen­der-me. Elas me retornavam sem cessar. Eu as repetia continuamen­te”.

Bussières entretanto — movido pela força interior que o levava a insistir, certo de que cedo ou tar­­de Deus abriria os olhos de Afon­so — foi visitá-lo no hotel. Não o encontrando, deixou-lhe um convite para voltar à sua casa pela manhã. Este foi. Mas preveniu logo ao chegar:

— Espero que não me venha com aquelas conversas de ontem. Vim aqui apenas para despedir-me. Parto esta noite para Nápo­les.

— Partir hoje? Jamais! Na segunda-feira haverá solene pontifical na Basílica de São Pedro, e vo­cê precisa ver o Papa oficiando.

— Que me importa o Papa? Vou-me embora — retrucou Afon­so.

Bussières contemporizou, insistiu, prometeu levá-lo a outros lugares pitorescos de Roma e aca­bou convencendo-o a adiar a partida.

E ei-los visitando palácios, igre­jas, obras de arte. Embora, do pon­to de vista da conversão de Afonso, as conversas entre ambos se mostrassem infrutíferas, o incan­sá­vel apóstolo tinha a convicção ín­tima de que um dia ele seria ca­tólico, ainda que fosse preciso des­cer um Anjo do Céu para escla­recê-lo.

Nessa noite, faleceu inespe­ra­da­mente o Conde de La Ferro­nays.

Bussières combinou encontrar-se com Ratisbonne na manhã se­guinte, em frente à Igreja de Santo André delle Fratte. Quando este chegou, comunicou-lhe o falecimento do Conde e pediu-lhe que esperasse alguns minutos dentro da igreja enquanto ele iria à sa­cristia tomar algumas providências para as exéquias.

O jovem ficou de pé no tem­plo, olhando maquinalmente em torno de si, sem prestar atenção em nada. Não podia passar para o outro lado, devido às cordas e arranjos florais que barravam o cor­re­dor.

Bussières retornou pouco depois e, de início, não conseguiu localizar seu amigo. Observando me­lhor, descobriu-o ajoelhado dian­te do altar de São Miguel, do lado oposto e bem distante do lugar on­de o deixara. Aproximou-se e o to­cou várias vezes, sem este se dar conta de sua presença. Finalmen­te, o jovem voltou-se para ele, com a face banhada em lágrimas, de mãos juntas, e lhe disse: “Oh! quan­to esse senhor (La Ferro­nays) rezou por mim!”

Medalha Milagrosa

“Eu a vi! Eu a vi!”

Estupefato, Bussières sentia a emoção de quem presencia um mi­lagre. Ergueu solicitamente Ra­tisbonne, perguntando-lhe o que ele tinha e aonde queria ir. “Leve-me para onde quiser; depois do que vi, eu obedeço” — exclamou este.

Solicitado a explicar-se mais, ele não conseguia, mas tirou do pes­coço a Medalha Milagrosa e os­culou-a várias vezes. Apenas pô­de dizer: “Ah, como sou feliz! Co­mo Deus é bom! Que plenitu­de de graças e de bondade!” Com um olhar radiante de felicidade, abra­çou seu amigo e pediu-lhe pa­­­ra tra­zer o quanto antes um con­fes­sor; perguntou quando po­deria re­ceber o Batismo, sem o qual, afirmava, não conseguiria mais vi­ver. Acrescentou que nada mais diria sem autorização de um sa­cerdote. “O que tenho a dizer, só posso fazê-lo de joelhos”, de­cla­rou.

Bussières levou-o logo à igreja dos jesuítas, onde o Pe. Villefort o induziu a explicar o ocorrido. Afon­so tirou do pescoço a Meda­lha Milagrosa, osculou-a e mos­trou-a ao sacerdote, dizendo emo­cionado: “Eu a vi! Eu a vi!”

Em seguida, mais tranqüilo, relatou:

“Eu estava havia pouco tempo na igreja quando, de repente, senti-me dominado por uma emoção inexplicável. Levantei os olhos. To­­do o edifício desaparecera de minha vista. Apenas uma capela lateral tinha, por assim dizer, concentrado toda a luz. E no meio desse esplendor apareceu de pé so­bre o altar, grandiosa, brilhan­te, cheia de majestade e doçura, a Virgem Maria, tal como está nesta medalha. Uma força irresistível empurrou-me para Ela. A Virgem fez-me sinal com a mão para que me ajoelhasse, e pareceu dizer-me: ‘Está bem!’ Ela não me falou, mas compreendi tudo.”

O padre pediu-lhe mais deta­lhes. O feliz convertido acrescentou que pôde ver a Rainha dos Céus em todo o esplendor de sua be­leza sem mácula, mas não con­se­guiu contemplar diretamente sua face. Por três vezes, tentou erguer a vista, mas só chegou a pousar os olhos sobre suas mãos virginais. Delas espargiam raios de luz em sua direção.

Era o dia 20 de janeiro de 1842.

Batizado com o nome de Afonso Maria, o jovem Ratisbonne renunciou à família, à fortuna, à si­tuação brilhante na sociedade, e or­denou-se sacerdote. Faleceu em odor de santidade, após uma vida de intenso apostolado em Jeru­sa­lém.

Quem visita a Igreja de Santo André delle Fratte, pode observar um grande e belo quadro de Nossa Senhora no local exato onde Ela apareceu e operou tão estu­pen­da conversão. Os italianos dão-lhe o nome de Madonna Del Miracolo.

 

A cadeira na qual Nossa Senhora se sentou durante uma das aparições a Santa Catarina

A Medalha Milagrosa

Em uma das aparições a Santa Catarina Labouré, no convento da Rue du Bac, em Paris, em 27 de novembro de 1830, Nossa Senhora lhe mostra como deve ser a medalha que deseja que seja difundida: “Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes pa­ra aqueles que a usarem com confiança…”

E indica a frase que deve cons­tar na medalha: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

Tantas foram as graças obtidas que, em apenas sete anos, já haviam sido distribuídos mais de dez milhões de exemplares pelo mundo.

E a medalha, antes co­nhecida como “da Imaculada Con­­cei­ção”, passou a ser chamada pelo povo de “milagrosa”.

Artigo anteriorPassagem de São Tomé pelo Brasil – Piedosa lenda ou fato real?
Próximo artigo“Se não vos tornardes como meninos não entrareis no Reino dos Céus”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui