Abismo de todas as virtudes

Para sermos verdadeiros devotos do Sagrado Coração de Jesus, não basta conhecermos e amarmos somente um de seus aspectos; é necessário termos uma visão de todo o conjunto de virtudes que ele representa.

Estando na contingência de tratar sobre um tema tão caro, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, meu modo de ser me levaria a procurar estudar, pensar e meditar a respeito dele, até ter conhecido tudo quanto seja possível sobre o assunto. A meu ver, assim também deve ser o amor: feito do máximo sentimento, mas também de raciocínio, pelo qual nós buscamos entender ao máximo aquilo que se sente. Da soma desses dois fatores resulta o verdadeiro amor.

Contudo, os deveres de meu apostolado não me permitem agir de acordo com esse princípio, ao menos não tanto quanto gostaria. Assim, ainda que eu não tenha podido fazer estudos profundos a respeito do tema, algo sempre se conhece, e proponho que entremos no assunto valendo-nos, sobretudo, daquilo que sentimos em relação a essa devoção.

Duas concepções de coração

Primeiramente, gostaria de analisar duas concepções distintas, mas não contrárias, a respeito do que o coração representa.

Uma é a concepção moderna, segundo a qual o coração simboliza o sentimento puro, divorciado da razão. Nessa visualização, o coração de alguém deve vibrar à vista de algo que lhe causa boa impressão, enternecimento, e produz um sentimento de bondade e condescendência.

Dr. Plinio no início da década de 1980

Algo disso se dá comigo, por exemplo, sempre que vejo uma imagem do Sagrado Coração de Jesus que está numa igreja da cidade de São Paulo a Ele dedicada. Ao ver aquela imagem, lembro-me de uma série de emoções de ordem religiosa que tive diante dela, as quais, evidentemente, de nenhum modo considero ruins. Mas pergunto: será que o coração representa só isso?

Devemos considerar que os antigos entendiam o coração num sentido mais profundo: para eles, o coração representava o conjunto de tudo aquilo que o homem conhece e ama. Com um amor, porém, segundo a concepção que apontei acima, ou seja, sentindo, raciocinando, julgando e, conforme o caso, aderindo e amando. Tudo quanto o homem ama assim, constitui um conjunto que forma a mentalidade do homem, a qual é representada pelo coração.

Considerada por esse prisma, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus adquire uma profundidade insondável.

Diversos aspectos de uma mesma cena

Imaginemos como alguém, que conhecesse Nosso Senhor Jesus Cristo durante sua vida terrena, deveria amá-Lo, a ponto de saber reconhecer o majestoso e suave timbre de sua voz.

Cenas da vida de Nosso Senhor, por Giotto di Bondone – Cappella degli Scrovegni, Pádua (Itália) – Expulsão dos vendilhões do Templo

Consideremos que essa pessoa houvesse visto um olhar repleto de bondade e misericórdia d’Ele para alguém e, por outro lado, O tivesse contemplado açoitando os vendilhões do Templo ou respondendo aos guardas do Templo “Ego sum (Jo 18, 5), e todos caírem ao chão. Creio que, se eu fosse pintor, seria capaz de fazer ao menos uns cinquenta quadros representando diferentes aspectos que n’Ele deveriam transparecer neste momento.

O mesmo se poderia fazer a respeito da cena em que, do alto da Cruz, entre gemidos Ele disse “Mãe, eis o teu filho!” e, depois, disse ao Apóstolo São João: “Eis aí tua Mãe!”(Jo 19, 26-27). Com que fisionomia Jesus terá dito isso? Ou, então, quando Ele afirmou ao bom ladrão: “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43). Neste episódio é preciso considerar não só as palavras d’Ele ao bom ladrão, mas também seu silêncio gélido em relação ao mau ladrão. Quanta expressividade tem o silêncio de uma pessoa como Nosso Senhor Jesus Cristo!

Pois bem, se a mim fosse dada a graça de presenciar tudo isso, creio que, apesar do meu empenho em conhecer as mentalidades, eu esqueceria tudo para só prestar atenção n’Ele. Evidentemente, também em Nossa Senhora e um pouco nos Apóstolos; fora deles, mais nada. Sobretudo, eu teria procurado conhecer Nosso Senhor o quanto me fosse possível. Não por controle ou desconfiança, mas, pelo contrário, para poder amá-Lo e entregar-me cada vez mais a Ele.

Como será a mentalidade de Nosso Senhor?

Tomada esta concepção de coração, podemos nos perguntar como deve ser a mentalidade de Cristo. A resposta mostra-se muito difícil, pois o tema é tão alto que, estando embaixo, tem-se medo de subir. Por outro lado, quando se chega em cima não se tem vontade de descer.

Se considerarmos a natureza humana de Nosso Senhor, podemos tentar explicitar algo, pois no tocante à divindade o assunto atinge tal altura que se torna impossível ao homem alcançá-lo.

A fé nos ensina ser Jesus Cristo o Verbo de Deus encarnado que passou a habitar entre os homens. Na Pessoa d’Ele a natureza humana e a divina se unem hipostaticamente, de modo insuperável e inatingível por qualquer criatura humana. Nem sequer Nossa Senhora, à qual acredito ter sido dado o dom da permanência eucarística, pode chegar a uma união com Deus comparável à da natureza humana de Jesus.

A relação entre a humanidade e a divindade na Pessoa do Verbo é algo tão extraordinário que São Luís, rei de França, tinha o belo costume, depois adotado por toda a Igreja, de inclinar-se quando se afirmava durante o Credo: Et Verbum caro factum est et habitavit in nobis.

A maior alegria e o mais terrível sofrimento

Que alegria tal união deveria produzir na natureza humana de Jesus? Sem considerar sua divindade, pela qual Cristo é a própria fonte de toda alegria.

Cenas da vida de Nosso Senhor, por Giotto di Bondone – Cappella degli Scrovegni, Pádua (Itália) – Caminho do Calvário

Apesar disso, por algum mistério, durante a oração no Horto esta alegria parece ter cedido lugar a uma terrível sensação de abandono, que O levou a pedir: “Pai, se for possível, afasta de Mim este cálice!” (Lc 22, 42).

Ainda mais eloquente é o brado lançado do alto da Cruz: “Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonaste?” (Mc 15, 34). O que se passou naquele momento com esta união da natureza humana e a divina, que possa ter causado um tão grande sentimento que O levou a, pouco depois, dizer “Consummatum est (Jo 19, 30) e render seu espírito?

Vê-se que, apesar da união da natureza humana de Nosso Senhor com a divina, Ele sofria. E por certo equilíbrio que nesta vida costuma haver entre a felicidade e a dor, considerando as alegrias de Jesus podemos medir quão profundos devem ter sido seus padecimentos.

Creio que um dos mais pungentes sofrimentos pelos quais Cristo passou foi o do inexplicável, pois nenhuma dor humana é tão grande quanto a de sofrer sem saber a razão. Apesar de Nosso Senhor conhecer tudo enquanto Deus, e saber que não era passível de culpa, de alguma forma misteriosa Ele deve ter sentido esta forma de dor, do contrário seu sofrimento não seria completo.

Tenho a impressão de que assim como Deus, após criar cada ser que existe no universo, considerou o conjunto e viu ser este melhor (cf. Gn 1, 31), de modo análogo Nosso Senhor, depois de haver passado por todos os tormentos da Paixão, deve ter olhado a beleza do conjunto de seus padecimentos e pensado: “Está tudo oferecido; tudo quanto podia sofrer, sofri, para a redenção do gênero humano”. E então exclamou: “Consummatum est”.

Mentalidade composta de contrários harmônicos

Ora, é preciso termos presente esses aspectos de grandeza e fortaleza de alma que vemos transparecer nos últimos atos da Paixão do Divino Redentor ao analisarmos cada momento de sua vida terrena. Com efeito, Aquele que sofreu uma morte como essa é o mesmo que acariciou as criancinhas quando se aproximaram d’Ele, e a respeito das quais disse: “Deixai vir a Mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu” (Mc 10, 14). Não há homem, de qualquer idade, que ouvindo estas palavras não se julgue nelas concernido – pois, diante de Nosso Senhor, quem não se sente pequenino? – e pense: “Então também para mim há um lugar junto a Jesus”.

Devemos considerar que estas palavras transbordantes de doçura saíram dos lábios d’Aquele que, durante a Paixão, mostrou possuir inigualável força e decisão.

Cenas da vida de Nosso Senhor, por Giotto di Bondone – Cappella degli Scrovegni, Pádua (Itália) – Apresentação do Menino Jesus

Mas como pode a alma humana reunir num só quadro todos esses aspectos, de maneira que, à vista de Nosso Senhor, O considere como Aquele que expulsou os vendilhões do Templo e ao mesmo tempo veja n’Ele o Mestre que com indizível bondade acariciava as criancinhas, curava os doentes, espargia em torno de Si alegria, consolação, tranquilidade, saúde e encanto? Mais ainda, como conjugar numa só visão o Varão tão forte, único e incomparável que se vê no Santo Sudário, com o Menino Jesus recém-nascido, abrindo os braços e sorrindo para Nossa Senhora?

Se bem que já ao abrir os braços os punha em forma de cruz, prenunciando que nascia para ser crucificado, como poderia alguém imaginar que naquela Criança cândida, inocente e frágil estava o Herói que iria suportar os mais terríveis padecimentos que se viram e se verão até o fim do mundo?

Males de uma visão unilateral

Como então condensar todas essas perfeições do Homem-Deus numa só visão?

Elas são tantas que seríamos propensos a nos contentar com a consideração de uma só. De fato, cada um O adora da forma que se sente chamado a fazê-lo, mas em meu caso particular, pelo meu modo de ser, eu nunca me satisfaria em adorá-Lo por um só desses aspectos, sem procurar reuni-lo aos outros, de maneira a formar, ainda que sumariamente, uma noção de conjunto.

Por isso, se eu pudesse conhecê-Lo nesta vida, o que mais me aprazeria admirar n’Ele seriam as transições de estados de espírito, para que nessas variações eu visse a harmonia que elas formavam.

No teto da Igreja do Sagrado Coração de Jesus1 há uma pintura no estilo do século XIX, a qual tem a característica, proveniente de uma tendência dos homens desse século, de representar as coisas exatamente como elas são na realidade prática. Daí surgiu a escola de arte chamada Realismo. Isso para mim não é verdadeira arte, pois o valor de uma obra está em reproduzir algo de imponderável que só os olhos de autênticos observadores captam.

Se reproduzir as coisas tal como as vemos tem valor artístico, a mais perfeita das artes deveria ser a fotografia. Ora, a maior lacuna tanto do Realismo quanto da fotografia está em não retratar as transições de alma sobre as quais me referi acima. Por isso, nos quadros de Jesus que seguem esta escola, nota-se que o artista escolheu um só aspecto d’Ele e procurou representá-lo. E geralmente se procura representar a misericórdia infinita de Nosso Senhor, o que, apesar de muito justo, é incompleto.

Na ladainha do Coração de Jesus há a seguinte invocação: Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes. Isso quer dizer que a profundidade das virtudes d’Ele é tal que constitui um abismo para os homens. Poderíamos até chamá-lo céu de todas as virtudes, considerando o céu como sendo um abismo para cima.

Pintando belezas esquecidas

Quão bom seria se alguém pintasse quadros representando outros episódios da vida de Cristo. Por exemplo, sua meditação no deserto quando lá passou quarenta dias em jejum e oração. Poder-se-ia até imaginá-Lo junto a uma pedra, em meio a uma paisagem árida, onde houvesse somente uma vegetação ordinária e parca, em contraste com a grandeza daquela cena; ao longe, vastidões cobertas de uma bonita areia que se encontra com o horizonte, no qual se nota um pôr do sol cor de brasa, recortado pelo perfil de Jesus.

Ou, ainda, poderia ser feito um quadro de Cristo agradando a Nossa Senhora. Se Ele já Se tinha deleitado na contemplação do universo, quanto não Lhe agradaria fitar Aquela que era superior a todo o universo! Então representá-Lo olhando nos olhos de Maria Santíssima, Ela cheia de enlevo para com Jesus. Ele, por sua vez, pensa enquanto Criador: “Minha obra-prima!”; e, enquanto Filho: “Minha Mãe! Que perfeição!”

O que não daríamos em troca de contemplar uma cena como essa, ainda que pelo buraco de uma fechadura? Depois de vê-la, para que continuar vivendo? Pois, se alguém me dissesse “Olhe o mar, que bonito!”, eu, que gosto tanto do mar, pensaria: “O que é ver o mar depois de ter visto Maria?”

Enfim, como gostaria que se procurasse representar todos os estados de espírito d’Ele, pois não me contento em adorar e aderir somente à sua misericórdia.

Consideração de tudo quanto fez pulsar e vibrar o Sagrado Coração de Jesus

Além disso, outra coisa que muito me agradaria fazer seria uma coleção dos timbres de voz de Nosso Senhor, por exemplo, enquanto ensinava. Sendo Ele o Divino Mestre, quanta clareza, sabedoria, profundidade, vastidão de horizontes e simplicidade deveriam transparecer em seu timbre de voz!

Sagrado Coração de Jesus – Igreja de São Simão e São Judas, Deudesfeld (Alemanha)

Talvez ainda mais do que os timbres de voz, o que não se daria para ter a representação de alguns olhares de Jesus? Para mencionar apenas dois. Como foi o olhar que Ele deu a São Pedro, a ponto de convertê-lo e fazê-lo chorar amargamente de arrependimento durante toda a vida? Ou então o último olhar que Ele dirigiu à sua Mãe junto à Cruz. Quanto carinho, apreço e amor deveriam se manifestar neste olhar! Por outro lado, como terá sido o olhar severo d’Ele ao expulsar os vendilhões do Templo; ou seu olhar desgostoso para Pilatos; ou então seu olhar de repreensão para Anás e Caifás?

Todo esse conjunto está contido no Sagrado Coração de Jesus, no qual repercutiu de tal forma que, em cada um destes vários momentos, ele deve ter pulsado de modo diferente, ora mais intensamente, ora menos.

Portanto, para termos verdadeira devoção ao Sagrado Coração de Jesus não basta conhecermos e amarmos somente um desses aspectos, mas é necessário ter uma visão de todo o conjunto que ele representa. Isso, evidentemente, ninguém é capaz de atingir sem um especial auxílio da graça. Entretanto, para os que almejam e empenham-se em conhecer e amar o quanto seja possível esse magnífico, indizível e inestimável conjunto, tal graça em certo momento virá. 

Extraído, com adaptações, de:
Dr. Plinio.
São Paulo. Ano XIV.
N.155 (fev., 2011); p.10-15

 

Notas


1 Santuário localizado no Bairro Campos Elíseos, em São Paulo.

 

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