China demolirá igreja por ser “demasiadamente vistosa”

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, antes e depois da primeira intervenção das autoridades políticas

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, de Yining, na fronteira ocidental da China será destruída como parte da política de “sinização” promovida pelo Presidente Xi Jinping, sob o pretexto de ser “demasiadamente vistosa” e estar construída em terreno de alto valor comercial. O edifício foi erigido no ano 2000, fora da cidade, justamente para não ser visível; agora, porém, o local tornou-se caminho para o aeroporto, donde a decisão de demolir o templo.

Desde 2018 esta igreja vem sofrendo danos por parte do Departamento de Assuntos Religiosos. Fizeram retirar os quatro baixos-relevos que adornavam a fachada, as imagens de São Pedro e São Paulo e a cruz que coroava o tímpano, e demoliram as cúpulas e campanários que rematavam as torres. Outras igrejas também foram destruídas com a mesma justificativa.

Quase a totalidade da população polonesa se declara católica

O relatório intitulado Igreja na Polônia, publicado no dia 6 de março pela KAI (sigla em polonês para Agência Católica de Informação) fornece importantes dados a respeito da fé neste país. Segundo o documento, 91,9% dos poloneses se reconhecem católicos; e destes, 36,9% participam regularmente da Santa Missa.

Segundo Marcin Przeciszewsk, presidente da KAI, o estudo mostra que “a sociedade polonesa é muito mais resistente às tendências contemporâneas de secularização do que outras sociedades europeias”. Isso não significa que a igreja local esteja livre de problemas, pois se “o relatório apresenta uma instituição relativamente jovem e dinâmica, com fortes estruturas apostólicas”, não oculta o desafio que supõe transmitir a Fé às gerações mais novas ou o declínio das vocações.

A Polônia conta com 1.050 santuários católicos, sendo que 793 são dedicados a Nossa Senhora.

Hóstias não sofrem dano em enchente

Hóstias não sofrem dano em enchente

Em meados de fevereiro, na cidade de Carangola (MG), uma chuva intensa elevou o nível do rio que atravessa o município, provocando uma enchente de grandes proporções. As águas entraram na Capela Santo Antônio e atingiram o sacrário. As Hóstias ali depositadas, porém, não sofreram dano: estavam intactas e secas.

Restaurada a imagem vandalizada no Texas

A imagem do Sagrado Coração de Jesus, da Igreja de São Patrício de El Paso, no Texas, vandalizada em setembro do ano passado, teve sua restauração terminada.

Fiéis de várias partes dos Estados Unidos doaram fundos para o conserto da imagem, realizado pela Daprato Rigali Studios. A original havia sido fabricada em 1917 pelo mesmo ateliê, e agora foi restaurada pelos sucessores dos primeiros artesãos que nela trabalharam.

Ataques a capelas nas Filipinas

Por ocasião do início da Quaresma, diversos locais de culto das Filipinas sofreram atos de violência.

No dia 17 de fevereiro, as capelas de Santo Isidoro e da Imaculada Conceição, na cidade de Lamitan City, foram atacadas. Quando os fiéis chegaram a fim de preparar o local para Missa de Quarta-Feira de Cinzas encontraram as principais imagens decapitadas ou caídas na estrada, além de outros objetos sagrados danificados. Viram também, na mesma ocasião, um crucifixo e várias estátuas de Santos jogados na rua na vila de Maganda.

No domingo seguinte, desconhecidos quebraram a mão direita da imagem de Nossa Senhora que se encontrava na entrada da Paróquia de São Pio, em Legazpi, e danificaram outra imagem de um Anjo.

Lançado dossiê sobre os Santos da Ordem Salesiana

A Congregação de São Francisco de Sales publicou em dezembro de 2020 um dossiê da Postulação Salesiana, contendo a lista de todos os seus membros já proclamados Santos pela Igreja e os que estão em via de serem reconhecidos como tais oficialmente.

O documento revela já haver 9 Santos, 118 Beatos, 18 Veneráveis e 28 Servos de Deus dentro da família espiritual fundada por São João Bosco, números estes que tendem a crescer uma vez que há cerca de sessenta novos casos em acompanhamento pela Postulação.

A santidade é um caminho percorrido em conjunto. É o que destaca o dossiê ao afirmar que os Santos “estão sempre em companhia: onde há um, sempre encontramos muitos outros”.

Ano de 2020, dramático para o Santuário de Fátima

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, em Portugal, revelou como o ano de 2020 foi dramático pela diminuição do número de peregrinos, devido à pandemia do COVID-19.

As cifras evidenciam o contraste entre 2019 e 2020: no primeiro ano, houve um registro de 6,3 milhões de peregrinos em dez mil celebrações; no segundo, caiu para 1,4 milhão de fiéis em somente 4.384 atos litúrgicos.

Declarou o padre reitor que “2020 não foi só um ano diferente e estranho: foi um ano difícil” porque “nos confrontou com a necessidade de fechar espaços dedicados a acolher, receber, estar abertos”. Desse modo, também a realização da Quaresma, Semana Santa e Páscoa se deu sem a participação dos devotos. E acrescentou: “Tivemos que celebrar, pela primeira vez, o 12 e 13 de maio sem a presença física dos peregrinos, e o 12 e 13 de outubro com somente seis mil peregrinos na ampla sala de oração”.

Santuário de Fátima em Portugal

As doações ao santuário também foram drasticamente reduzidas, pois dependem do comparecimento e da generosidade dos visitantes.

O mês de abril foi o pior para o Santuário de Fátima. Entre maio e setembro a situação melhorou um pouco, sendo agosto o mês com maior número de peregrinos, com 383.293 fiéis em 448 celebrações. Em contrapartida, os seguidores da website do santuário aumentaram.

O Pe. Cabecinhas assinalou que “Fátima foi sempre resiliente. Em mais de um século de história, experimentou muitas dificuldades e sempre saiu mais forte. Queremos que agora este também seja o caso”. E terminou manifestando seu anelo: “Apesar de viver, agora, um momento dramático, temos a esperança de que este ano seja um ano de recuperação”.

 

 

Artigo anteriorArautos no Mundo
Próximo artigoUma Ave do Paraíso
Redação
Artigos não assinados

1 COMENTÁRIO

  1. Nossa Senhora de Fátima, não os abandonará, pós Pandemia tudo vai se normalizar, aguente firmes na oração, não parem de Rezar…..amém?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui