Na tragédia, um sinal de esperança
O catastrófico terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter que assolou a Turquia no dia 6 de fevereiro deixou dezenas de milhares de mortos e desaparecidos, e imergiu o país num panorama de desolação. Contudo, um sinal de esperança se manteve de pé em meio à devastação geral: na cidade de Alexandreta, uma imagem da Virgem Maria permaneceu incólume entre as ruínas da Catedral da Anunciação, principal igreja do Vicariato Apostólico da Anatólia.
“Agora as pedras vivas que precisam de atenção estão aqui, e com a ajuda de Deus podemos reconstruir tudo”, declarou o Pe. Antuan Ilgit, SJ, ao compartilhar nas redes sociais as fotos do surpreendente fato.
Perfil dos novos religiosos nos Estados Unidos
A Conferência Episcopal dos Bispos Católicos dos Estados Unidos publicou os resultados de uma enquete sobre o perfil dos religiosos que professaram votos perpétuos ao longo do ano de 2022 no país. A análise foi realizada pelo Centro de Pesquisa Aplicada ao Apostolado da Universidade de Georgetown e obteve dados reveladores sobre as tendências entre os jovens que hoje abraçam a vida consagrada, demonstrando a importância da formação católica na família, como primeiro impulso para a vocação religiosa.
De acordo com a pesquisa, que abordou cento e quatorze professos, cinquenta e dois homens e sessenta e duas mulheres, a idade média dos novos consagrados é de trinta e três anos. Dentre os entrevistados, 84% declararam ser filhos de pais católicos, 91% foram educados por um casal unido pelo matrimônio e 30% têm um sacerdote ou religioso na família. Ademais, antes de abraçar a vida consagrada, 70% deles rezavam com frequência o Santo Rosário, e 77% participavam da Adoração Eucarística. Quanto à educação, 48% frequentaram uma escola primária católica e 36% uma universidade católica.
Fátima recebe quase cinco milhões de peregrinos
Ao longo do ano de 2022, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, recebeu um total de 4.937.294 peregrinos, o que constitui um aumento de 481,9% em relação ao ano de 2021. O significativo aumento deve-se, em boa parte, à superação dos efeitos da pandemia de covid-19.
De acordo com as estatísticas do santuário, entre os países que mais devotos enviaram encontram-se Espanha, Polônia, Itália, Ucrânia, Brasil e Estados Unidos.
Normas disciplinares aplaudidas por pais e alunos
Olga Narváez, diretora do Colégio Misael Pastrana Borrero, na cidade de Rivera, Colômbia, proibiu terminantemente o uso de telefones celulares em sala de aula, assim como relacionamentos amorosos entre os estudantes durante o período escolar.
Em seu discurso de apresentação das normas que regem a instituição, Olga lembrou aos pais, professores e alunos que o manual de comportamento inclui essas normas disciplinares e outras no mesmo sentido quanto ao uso de bonés, piercings e semelhantes, asseverando que os alunos inscritos no colégio devem obedecer às leis que o regem, ou escolher outro instituto educacional afim com suas preferências pessoais. As medidas foram acolhidas com aplausos pela assistência.
Multitudinário Rosário nas ruas de Madri
Desafiando o laicismo e a incredulidade do mundo moderno, mais de três mil pessoas participaram do Rosário pela Juventude Espanhola, realizado na cidade de Madri no dia 11 de fevereiro. A multidão de devotos percorreu diversas ruas do centro da capital em direção à Praça de Espanha, recitando o Terço entremeado com cânticos religiosos, enquanto sacerdotes atendiam Confissões e abençoavam os transeuntes que os procuravam.
A iniciativa, que reuniu religiosos e leigos por terceiro ano consecutivo, contou com a participação do Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro Sierra, que alentou os jovens a “darem testemunho público de nossa Fé”. Emilio Esteban-Hanza, um dos organizadores do evento, salientou a importância da presença dos símbolos religiosos numa sociedade cada vez mais secularizada, para “que lembrem a todos o sentido transcendente de nossas vidas, e que estamos neste mundo com o objetivo de conquistar o Céu”.
Aeroporto norte-americano tem nova capela
O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, localizado na cidade norte-americana de Atlanta e considerado um dos mais movimentados do mundo, tem agora assistência sacramental e uma capela com reserva do Santíssimo. A bênção do local foi realizada por Dom Gregory John Hartmayer, OFM Conv, Arcebispo Metropolitano, no dia 13 de fevereiro.
A capela permanecerá aberta de forma ininterrupta, beneficiando os mais de trezentos mil viajantes e sessenta e quatro mil funcionários que por ali passam diariamente.
Sacrílego roubo de Hóstias Consagradas na Itália
No dia 27 de janeiro, um criminoso forçou a porta do tabernáculo e roubou um cibório de prata contendo mais de cinquenta Hóstias Consagradas, na Basílica de São Vicente e Santa Catarina de Ricci, na cidade de Prato, Itália. As religiosas dominicanas que cuidam do santuário constataram o ocorrido ao perceber danos na porta do sacrário e verificar as imagens das câmeras de segurança.
Apesar dos esforços dos carabineiros e das religiosas, as Hóstias não foram encontradas. O Bispo de Prato, Dom Giovanni Nerbini, manifestou profunda tristeza pelo ato sacrílego e o desejo de promover uma Adoração ao Santíssimo e uma Missa em reparação por mais esta profanação, que ultraja a Fé Católica e a Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia.
Nomeado novo prefeito para a Biblioteca Vaticana
O Pe. Mauro Mantovani, SDB, foi recentemente nomeado como Prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana.
O sacerdote salesiano, natural de Moncalieri, Itália, é doutor em Filosofia e Letras pela Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha, e em Teologia pelo Angelicum de Roma, além de membro da Pontifícia Academia São Tomás de Aquino e do Comitê Científico da Agência da Santa Sé para a Avaliação e Promoção da Qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas. Desde 2007 é professor titular da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, onde também exerceu os cargos de reitor, vice-reitor e decano das Faculdades de Filosofia e de Ciências da Comunicação Social.
Jovem cristã atacada com ácido no Paquistão
Sunita Masih, uma paquistanesa de dezenove anos, foi brutalmente agredida com ácido por seu vizinho muçulmano, Kamran Allah Bux, após negar-se a aceitar sua proposta de casamento e de conversão ao Islã. A jovem teve cerca de 20% de seu corpo queimado e o ataque a deixará marcada para o resto da vida.
Apesar dos esforços de numerosas organizações religiosas e ativistas pela segurança das paquistanesas que pertencem às minorias religiosas, entre 2007 e 2022 foram registradas mais de mil e quinhentas agressões semelhantes.
Publicado estudo sobre a perseguição aos cristãos na China
Um informe publicado no dia 14 de fevereiro pela organização norte-americana China Aid, revela dados pouco alentadores sobre a situação que vivem os cristãos na China. O documento avalia em sessenta e três páginas as informações coletadas ao longo do ano de 2022 a respeito da pressão exercida pelo Partido Comunista Chinês. Segundo o estudo, os altos mandatários do país têm forçado cada vez mais os fiéis a se submeterem à ideologia política do governo, usando meios como a demolição sistemática de igrejas, a penalização de reuniões de culto com multas exorbitantes, a negação dos direitos fundamentais a cidadãos cristãos, a detenção dos líderes religiosos que resistem.
Especialmente alarmante é a cifra de desaparecidos entre clérigos – inclusive Bispos – e leigos. Muitos católicos foram arbitrariamente presos em todo o país, recebendo penas desproporcionais, sem direito a defesa, sem assistência médica e sem contato com seus familiares.