Oitenta mil participantes do Terço dos Homens em Aparecida
Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, o movimento do Terço dos Homens realizou a já tradicional romaria de seus membros ao Santuário Nacional de Aparecida, sendo esta sua décima sexta edição.
Segundo os organizadores do evento, a peregrinação reuniu mais de oitenta mil fiéis de todo o país aos pés da padroeira, a fim de honrá-La não apenas com a recitação do Santo Rosário, mas também com a participação na Santa Missa, a vigília de Adoração ao Santíssimo e a procissão luminosa realizada ao redor do santuário.
Procissão para pedir chuva é copiosamente atendida
Pedindo o fim de uma prolongada seca, católicos de Barcelona retomaram o antigo costume de realizar uma procissão de rogativas com a secular imagem do Cristo de la Sangre, após oitenta anos sem fazê-lo. A iniciativa, organizada pelo Secretariado Diocesano das Confrarias e Irmandades, juntamente com o Conselho Geral de Irmandades e Confrarias do Arcebispado de Barcelona, reuniu centenas de fiéis que, percorrendo as ruas da Cidade Velha, receberam como resposta dos Céus uma copiosa chuva.
Desde o século XVI os fiéis da Catalunha recorrem ao Cristo de la Sangre em situações adversas, tais como secas, terremotos e tempestades, tendo suas orações sempre atendidas.
Cresce o número de adultos que querem receber o Batismo
O número de adultos que pedem o Batismo aumentou consideravelmente na França, fato que tem surpreendido as autoridades eclesiásticas, como declarou recentemente à rádio RCF o Arcebispo de Reims e Presidente da Conferência Episcopal Francesa, Dom Éric Marie de Moulins d’Amieu de Beaufort. O prelado destacou ainda que, em dez anos, a média de idade dos catecúmenos caiu de quarenta para trinta anos.
Fenômeno semelhante tem se passado em outras partes do mundo. Na Vigília Pascal deste ano, cerca de mil e setecentos adultos receberam o Sacramento do Batismo na Malásia, nação de maioria muçulmana. E em Sydney, Austrália, as cerimônias da Páscoa foram ocasião para o Batismo de 266 catecúmenos, provenientes do país ou imigrantes, um aumento de 60% em relação a anos anteriores.
Obras sociais da Igreja incentivam novos dizimistas
A Conferência Episcopal Espanhola organizou uma singular viagem para quinze pessoas entre dezoito e sessenta e um anos de idade, escolhidas entre vários candidatos, que neste ano decidiram não contribuir com a Santa Igreja, ao deixar de marcar a opção que dedica uma parte do imposto de renda para suas obras.
A turnê consistiu em visitar várias dioceses espanholas, a fim de os viajantes avaliarem pessoalmente as obras desenvolvidas pela Igreja e, assim, moverem-se a colaborar com seu imenso labor apostólico e social. Durante cinco dias, os escolhidos percorreram mais de mil e duzentos quilômetros e visitaram casas de acolhida, centros de reintegração social e de ajuda a mulheres vítimas de violência, assim como acompanharam o trabalho pastoral de algumas paróquias.
Ao término da viagem, onze dos participantes decidiram contribuir com a Igreja na próxima declaração de renda, e outros dois afirmaram que pensam em fazê-lo.
Mosteiro cisterciense repleto de novas vocações
O mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado a treze quilômetros da cidade austríaca de Baden e que conta hoje com quase cem monges, o maior número de membros desde sua fundação, é um dos mais antigos do mundo e dos que mais vocações novas acolhe, apesar da profunda crise que afeta as comunidades religiosas do mundo inteiro.
O abade Maxilian Heim declarou à revista Omnes que um dos grandes meios de atração de novos membros é a vigília juvenil promovida mensalmente nas dependências do mosteiro, a qual reúne até duzentos e cinquenta jovens. Entre as atividades constam cânticos gregorianos em latim, palestras, recitação do Rosário e Adoração Eucarística. Há também sacerdotes atendendo Confissões durante o programa.
Exorcista alerta para aumento de possessões diabólicas
Um sacerdote exorcista da Abadia premonstratense de Averbode, na Bélgica, admitiu em recente entrevista à rede pública de televisão VRT que os casos de possessão diabólica e os pedidos de oração de libertação têm aumentado consideravelmente nos últimos tempos no país. O sacerdote relatou que realiza em média três exorcismos por semana, e a falta de tempo o obriga a rejeitar alguns casos. Como ele, exorcistas de outras paróquias têm dificuldade para atender convenientemente a todas as solicitações e ajudar os fiéis a discernirem se seus males são ou não fruto de uma ação demoníaca.
Segundo um comunicado do teólogo fundador da Doloran Fathers Society, os casos de obsessão diabólica, opressão e influência preternatural têm aumentado drasticamente em parte por falta de fé, pela banalização do pecado na vida das pessoas e pela frequência de muitos a cultos esotéricos. Anualmente, na Bélgica são realizados até mil exorcismos, e na Itália se registram quinhentos mil casos.
Jovens restauram imagem vandalizada em Madri
Movidos por seu amor à Santíssima Virgem, um grupo de jovens da Paróquia São João Crisóstomo, em Madri, decidiu recuperar a ermida do Parque da Virgem Branca, no Bairro Moncloa, cuja imagem da Imaculada Conceição havia sido alvo de diversos ataques vandálicos. Com o apoio do pároco, Pe. Fernando Simón, os voluntários arrecadaram os meios para restaurar a imagem de mármore, instalar grades e iluminação noturna na ermida que a abriga e limpar o jardim adjacente.
A imagem tem uma longa tradição na região. Pertencente a um asilo destruído num bombardeio durante a Guerra Civil, fervorosos soldados a transportaram para as trincheiras, onde acabou sepultada sob os escombros. Anos depois, ela foi descoberta por crianças que brincavam no local e posta na ermida hoje restaurada.
Cresce o interesse pela espiritualidade entre os jovens
Os resultados de uma pesquisa organizada pela Universidade Santa Croce, de Roma, juntamente com o instituto demoscópico espanhol GAD3, revelaram que o interesse dos jovens pela espiritualidade está em franca ascensão. Divulgado em fevereiro pela universidade romana, o estudo reúne entrevistas feitas em novembro e dezembro do ano passado a 4.889 jovens, entre dezoito e vinte e nove anos de idade, em oito países: Argentina, Brasil, Espanha, Filipinas, Itália, México, Quênia e Reino Unido.
Um dos destaques da pesquisa foi a presença minoritária, mas significativa, de católicos “por convicção” em países como Espanha e Itália, que nos últimos tempos têm experimentado um processo de descristianização. Entre os católicos destas nações, 60% consideram essencial a participação na Santa Missa e a frequência aos Sacramentos, em especial a Confissão e a Comunhão.
Em países como Brasil, Filipinas e Quênia, de 82% a 92% dos entrevistados se declararam “crentes”. Globalmente, o número de mulheres católicas é maior, com 52%; e para 76% dos participantes, a Igreja é uma instituição que contribui para o bem da sociedade.
BAC completa oitenta anos de fundação
A conhecida editora Biblioteca de Autores Cristianos, BAC, está celebrando seus oitenta anos de existência, ao longo dos quais já publicou quase três mil obras.
A editora nasceu após as devastações da Guerra Civil Espanhola, como iniciativa de dois leigos – Máximo Cuervo Radigales e José María Sánchez de Muniain –, incentivados pelo Pe. Ángel Herrera Oria, mais tarde Cardeal, que desejavam ajudar no reerguimento dos seminários e conventos destruídos por toda a Espanha, colocando à disposição dos futuros sacerdotes obras de doutrina sólida que os auxiliassem em sua formação. Com o passar do tempo, os volumes publicados pela BAC se multiplicaram, tornando-se verdadeiro ponto de referência no âmbito acadêmico e cultural para os católicos do mundo inteiro.