Aconteceu na Igreja e no mundo

Obras-primas da Terra Santa expostas em Compostela

Uma exposição de obras de arte provenientes de Jerusalém foi organizada pelo Museu Centro Gaiás, em Santiago de Compostela, Espanha, e ficará aberta ao público até o dia 4 de agosto. A coleção intitulada Tesouros Reais. Obras-primas do Museu Terra Santa, reúne parte do pouco conhecido tesouro artístico doado à Basílica do Santo Sepulcro pelas casas reais europeias ao longo de quinhentos anos.

Entre as peças expostas encontram-se valiosos objetos religiosos confeccionados com metais e pedras preciosas, cálices, joias, códices, ornamentos e paramentos litúrgicos de rica manufatura.

A exposição visitará também outras cidades da Europa e dos Estados Unidos.

Noventa anos da canonização de São João Bosco

A comunidade salesiana celebrou no dia 1º de abril os noventa anos da canonização de seu fundador, São João Bosco. O santo taumaturgo e amigo dos jovens foi beatificado em 1929 e canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI.

A recordação desta marcante data põe em relevo o papel de São João Bosco na História da Igreja, a importância de seu sistema preventivo para a educação e formação dos jovens e a monumental obra em prol da glória de Deus que nasceu de seu íntimo relacionamento com Maria Auxiliadora e hoje ainda produz abundantes frutos.

Missa congrega centenas de jovens na França

A beleza da Liturgia Eucarística pode converter multidões. É o que está acontecendo numa faculdade da França, onde uma singular Missa celebrada à luz de velas e acompanhada pelos cânticos de um coro polifônico está levantando um movimento de restauração e avivamento da Fé. A iniciativa começou em 2016 com apenas seis estudantes da Universidade Católica de Lille, e hoje congrega quase mil participantes todas as terças-feiras.

O “Milagre de Lille”, como ficou conhecido o fenômeno, está florescendo em grande número de conversões e Batismos, atraindo para Deus jovens afastados da Religião e educados numa nação fortemente descristianizada.

Equador renova consagração ao Coração de Jesus

Como parte das comemorações pelos cento e cinquenta anos da consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus, feita em 25 de março de 1874 pelo então presidente da República, Gabriel García Moreno, o Arcebispo de Quito e Primaz do Equador, Dom Alfredo José Espinoza Mateus, SDB, renovou a histórica entrega durante uma Missa celebrada na Basílica do Voto Nacional, em Quito.

O prelado salientou a importância do ato, no qual “o Equador coloca seu coração no Coração de Jesus para amar e para servir”, desejando que Deus intervenha nos acontecimentos da nação: “Tudo é vosso, salvai o Equador!”

Oitocentas igrejas abertas em Viena

A Arquidiocese de Viena realizou no mês de abril sua primeira Jornada de Portas Abertas, que propõe manter abertas todas as igrejas da cidade durante um dia inteiro. A data escolhida para o lançamento da iniciativa foi a festa de São Conrado, dia 21 de abril, por ter sido ele um monge porteiro muito devotado ao atendimento dos peregrinos.

A cidade conta com oitocentas igrejas, e os organizadores da campanha esperam incentivar uma maior participação dos fiéis nas paróquias.

Conferência Episcopal Francesa divulga vídeo sobre exorcismo

A Conferência Episcopal Francesa lançou um pequeno vídeo a propósito do ministério do exorcistado, no intuito de normatizar cada vez mais o uso deste sacramental e esclarecer os fiéis sobre sua natureza e finalidade. No vídeo intitulado Um sacerdote nos explica o exorcismo católico, o Pe. François Buet relata sua experiência pessoal como exorcista na Diocese de Marselha, os perigos a que o demônio expõe as almas, os remédios espirituais necessários para vencer a ação demoníaca e até a duração das sessões de exorcismo.

Além do trabalho conjunto com colaboradores e psicólogos para melhor avaliar o caso dos fiéis que precisam de auxílio, o exorcista assevera que a oração e o Sacramento da Penitência são importantes armas na luta contra o maligno.

Nova prova da autenticidade do Santo Sudário

William Meacham, um arqueólogo norte-americano membro da associação Shroud of Turin Education and Research Association e experto no Santo Sudário desde 1981, divulgou os resultados de um estudo realizado recentemente com uma pequena amostra do Santo Sudário de Turim, a fim de determinar a procedência do tecido. As provas de Meacham, feitas no Laboratório de Isótopos Estáveis da Universidade de Hong Kong, reuniram amostras de linho de regiões da Europa, Egito e Oriente Próximo, e apontam para Israel como país de origem do tecido da Sagrada Síndone.

O resultado reforça descobertas anteriores que indicam o Levante como local de origem do Santo Sudário, como a presença de pólen de espécies florais do Mediterrâneo Oriental, as feridas ao redor da cabeça que sugerem um coroa de espinhos em forma de capacete, característica dessa região oriental, e a existência de moedas nos olhos da Sagrada Face, um costume funerário judaico.

Histórico sino retorna a Santa Maria Maggiore

A Basílica Papal de Santa Maria Maggiore recebeu novamente, após cento e quarenta anos de ausência, o sino conhecido como La sperduta – O perdido, em memória de uma peregrina que se perdeu durante a noite e que, graças ao toque do sino, encontrou o caminho de volta para a cidade.

O histórico sino, cuja origem remonta ao apogeu artístico do tempo do Papa Nicolau IV, no século XIII, tinha sido doado à basílica pelo senador romano Pandolfo Savelli e ficava no alto da torre do recinto sagrado, que até hoje é o ponto mais alto do centro de Roma. Contudo, após ter-se quebrado, foi transferido para os Museus Vaticanos por ordem do Papa Leão XIII. Agora ele retorna à sua basílica e ficará exposto ao longo do percurso que leva à Sacada das Bênçãos.

Nossa Senhora da Penha reúne quase três milhões de fiéis no Espírito Santo

A tradicional celebração de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha, Espírito Santo, reuniu mais de 2,7 milhões de devotos aos pés da imagem da Virgem Maria entre os dias 31 de março e 8 de abril.

O evento, que ocorre há 454 anos, superou as expectativas dos organizadores, que contabilizaram mais de 1,2 milhão de romeiros percorrendo em um só dia o trajeto compreendido entre a catedral de Vitória e o Convento da Penha, duzentos e cinquenta mil assistentes na Missa Solene de encerramento da festa, onze romarias e mais de cinquenta Celebrações Eucarísticas em louvor à padroeira.

Abadia austríaca completa novecentos e cinquenta anos

O mosteiro de Admont, na região austríaca da Estíria, iniciou as festividades pelo 950º aniversário de sua fundação. A abadia, erigida em 1074 pelo Arcebispo de Salzburg, Dom Gebhard, e patrocinada pela condessa de Friesach-Zeltschach, Santa Emma von Gurk, abriga quase mil anos de tradição monástica beneditina ininterrupta.

Abrindo as comemorações deste histórico marco, foi celebrada uma Missa solene pelo abade do mosteiro, Dom Gerhard Hafner, OSB, e inaugurada uma exposição intitulada 950 anos de um mosteiro vivo.

Entre oração e trabalho: mais de setenta anos de chocolate!

A história da Abadia cisterciense de Nossa Senhora de Castagniers, em Nice, França, começou há cento e sessenta anos com uma jovem da Provence, Marie-Bernard Barnouin, que congregou um grupo de mulheres desejosas de consagrar-se a Deus oferecendo-Lhe, segundo a regra de São Bento, trabalho e oração.

Atualmente, as quatorze religiosas desta comunidade são localmente conhecidas como “as irmãs do chocolate” graças à tradicional manufatura de derivados do cacau que elas mantêm como parte de suas atividades diárias desde 1950. No longo percurso desde a fundação, a comunidade passou por diversas vicissitudes, dificuldades e êxitos, aos quais acrescenta hoje as doçuras do chocolate, trabalhado por amor a Deus.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever