Aconteceu na Igreja e no mundo

Vitrais contemporâneos rejeitados em Notre-Dame de Paris

Os membros da Comissão Nacional do Patrimônio e da Arquitetura da França rejeitaram unanimemente o projeto que visava substituir por peças contemporâneas os vitrais medievais das capelas do lado sul da Catedral de Notre-Dame de Paris.

A decisão, que já fez recuar a revolucionária proposta, baseia-se nos princípios da Carta de Veneza de 1964, que recomenda preservar sempre que possível os elementos originais de um monumento histórico, o que no caso dos mencionados vitrais é inteiramente válido, já que eles não foram danificados pelo incêndio. Contudo, a batalha pela conservação da arte original de Notre-Dame ainda não terminou. O Ministério da Cultura e o Presidente da República consultarão mais uma vez os especialistas no fim do ano, a fim de tomar uma decisão definitiva.

Extinta ação judicial contra os Arautos do Evangelho

Após o escrutínio e os devidos processos legais, no dia 23 de julho a juíza Cristina Ribeiro Leite Balbone Costa, da Vara da Infância e Juventude do Foro Central de São Paulo, extinguiu o processo que acusava os Arautos do Evangelho de violar os direitos das crianças e adolescentes frequentadores de seus institutos de ensino e casas de hospedagem.

O litígio, inescrupulosamente maquinado por um grupo de desafetos à associação, ganhou grande repercussão midiática em desfavor da entidade, atingindo de forma considerável a vida de centenas de religiosos, jovens e familiares. A decisão da juíza arquiva de modo definitivo as ações judiciais, permitindo que, afinal, seja reconhecida a inocência da instituição.

 

Congresso nacional de exorcistas no Brasil

Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, a cidade de Florianópolis, Santa Catarina, sediou o I Congresso Nacional de Exorcistas. Organizado pela Secretaria Linguística Portuguesa da Associação Internacional de Exorcistas, o evento reuniu presbíteros de todo o país e contou com a participação do Pe. Francesco Bamonte, exorcista da Diocese de Roma, e do Pe. Piermario Burgo, reitor do Santuário da Madonna di Belvedere, Itália.

Entre as quatorze palestras ministradas, foram abordados temas como o desenvolvimento do exorcistado na História da Igreja, nos Evangelhos e no Catecismo, a importância dos Sacramentais como armas defensivas e ofensivas contra o maligno, os perigos do ocultismo, a espiritualidade do exorcista e a importância de seus auxiliares, e até mesmo um testemunho de libertação.

Reaberta a casa da Ir. Lúcia, vidente de Fátima

Após passar meses fechada devido a obras de restauração, a casa onde nasceu a Ir. Lúcia, vidente das aparições de Fátima, abriu novamente suas portas ao público. Localizada na pequena aldeia de Aljustrel, no Distrito de Santarém, Portugal, a residência, transformada em museu, atrai visitantes desde os tempos das aparições.

Graças aos esforços conjuntos de autoridades do Santuário de Fátima e profissionais diversos, hoje ela transporta os peregrinos ao tempo em que ali viveu a menina Lúcia, há mais de um século. Para tal, parte dos móveis e utensílios domésticos foram recuperados e restaurados, e se organizou a casa com base em cartas e recordações da vidente que descreviam os vários cômodos.

Histórico Congresso Eucarístico nos Estados Unidos

Dois anos de preparação culminaram num resultado surpreendente no X Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Indianápolis, Estados Unidos, entre os dias 17 e 21 de julho. O evento acolheu mais de cem mil participantes em suas várias etapas, desde as catequeses prévias, encontros e procissões eucarísticas que percorreram o país, até os dias em que os fiéis se reuniram em Indianápolis. Palestras entremeadas com momentos de oração e Adoração ao Santíssimo encheram os participantes de júbilo e reavivaram a fé eucarística de muitos.

Sem dúvida, o ponto auge do Congresso foi a Missa de encerramento, presidida pelo Cardeal Luis Antonio Gokim Tagle, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, e concelebrada por mais de mil e seiscentos sacerdotes, sem contar Bispos e Cardeais. Mil duzentos e trinta e seis religiosos e mais de sessenta mil devotos encheram o Lucas Oil Stadium durante a celebração. A jornada se encerrou com uma mensagem a todos os participantes: que dali em diante fossem verdadeiros apóstolos na sociedade, transmitindo em suas vidas o amor que Jesus manifesta no Sacramento do Altar.

Mais de trinta mil pessoas visitam a ExpoCatólica

A décima sétima edição da ExpoCatólica, realizada em São Paulo de 4 a 7 de julho, atraiu mais de trinta mil visitantes. A feira, que é considerada em sua categoria a maior da América Latina, contou com a participação de duzentos e quarenta expositores, membros de associações privadas de fiéis e institutos religiosos, que se reuniram para apresentar o próprio carisma ao numeroso público católico e comercializar produtos diversos.

O evento contou, ademais, com reflexões sobre temas de interesse atual, como Liturgia, arte sacra e evangelização, além de apresentar outras novidades, como o turismo religioso, a exibição gratuita de filmes católicos e até a apresentação de soluções tecnológicas elaboradas especialmente para igrejas.

Descoberto o altar dos cruzados em Jerusalém

Um episódio corriqueiro, ocorrido durante as obras na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, permitiu a descoberta do precioso altar-mor construído na época dos cruzados, uma verdadeira joia da arte medieval, até então considerada perdida num incêndio em 1808. O arqueólogo Amit Re’em, da Autoridade de Antiguidades de Israel, e o historiador Ilya Berkovich, da Academia de Ciências da Áustria, encontraram a peça ao virar uma pesada laje de pedra coberta de grafites, que estava apoiada num dos corredores da igreja.

A sensacional descoberta lançou luz sobre o estudo de um valioso estilo de arte, conhecido como técnica cosmatesca, que decora peças usando pequenas quantidades de mármore valioso para compor figuras geométricas e diversos ornamentos. Esta arte era quase exclusivamente romana, o que leva a crer que o altar tenha sido construído a pedido do Papa e por artistas designados por ele.

Cresce interesse pelo tomismo no Brasil

Após grande sucesso no primeiro ano de curso, mais uma turma de pós-graduação em Filosofia Tomista foi aberta no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, Brasil. O programa de estudos, aprovado pelo MEC, funciona on-line, com uma carga horária de trezentas e sessenta horas, e é ministrado por um corpo docente graduado em instituições de forte tradição tomista.

Esta é mais uma iniciativa que demonstra o crescente interesse pela doutrina do Aquinate, baluarte da ortodoxia católica.

Descobertas arqueológicas confirmam relato bíblico

A Autoridade Israelense de Antiguidades deu a conhecer o resultado de pesquisas iniciadas no ano de 2019 em Zanoah, Israel, cidade mencionada em dois livros do Antigo Testamento (Js 15, 34; Ne 3, 13). Objetos e ruínas de antigas construções escavados na região confirmam a chegada dos israelitas à Terra Prometida por volta do ano 1406-1407 a.C.

Entre esses objetos encontram-se considerável número de utensílios de cerâmica, como jarras e vasos, um deles com a inscrição “do rei” em homenagem ao Rei Ezequias, e também fragmentos de joias e outros artefatos de ferro e bronze. Segundo os cientistas, cerca de 20% do material encontrado data de mais de três mil e duzentos anos atrás, e o local continua sendo potencialmente relevante para maiores descobertas.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever