Vitrais contemporâneos rejeitados em Notre-Dame de Paris
Os membros da Comissão Nacional do Patrimônio e da Arquitetura da França rejeitaram unanimemente o projeto que visava substituir por peças contemporâneas os vitrais medievais das capelas do lado sul da Catedral de Notre-Dame de Paris.
A decisão, que já fez recuar a revolucionária proposta, baseia-se nos princípios da Carta de Veneza de 1964, que recomenda preservar sempre que possível os elementos originais de um monumento histórico, o que no caso dos mencionados vitrais é inteiramente válido, já que eles não foram danificados pelo incêndio. Contudo, a batalha pela conservação da arte original de Notre-Dame ainda não terminou. O Ministério da Cultura e o Presidente da República consultarão mais uma vez os especialistas no fim do ano, a fim de tomar uma decisão definitiva.
Extinta ação judicial contra os Arautos do Evangelho
Após o escrutínio e os devidos processos legais, no dia 23 de julho a juíza Cristina Ribeiro Leite Balbone Costa, da Vara da Infância e Juventude do Foro Central de São Paulo, extinguiu o processo que acusava os Arautos do Evangelho de violar os direitos das crianças e adolescentes frequentadores de seus institutos de ensino e casas de hospedagem.
O litígio, inescrupulosamente maquinado por um grupo de desafetos à associação, ganhou grande repercussão midiática em desfavor da entidade, atingindo de forma considerável a vida de centenas de religiosos, jovens e familiares. A decisão da juíza arquiva de modo definitivo as ações judiciais, permitindo que, afinal, seja reconhecida a inocência da instituição.
Congresso nacional de exorcistas no Brasil
Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, a cidade de Florianópolis, Santa Catarina, sediou o I Congresso Nacional de Exorcistas. Organizado pela Secretaria Linguística Portuguesa da Associação Internacional de Exorcistas, o evento reuniu presbíteros de todo o país e contou com a participação do Pe. Francesco Bamonte, exorcista da Diocese de Roma, e do Pe. Piermario Burgo, reitor do Santuário da Madonna di Belvedere, Itália.
Entre as quatorze palestras ministradas, foram abordados temas como o desenvolvimento do exorcistado na História da Igreja, nos Evangelhos e no Catecismo, a importância dos Sacramentais como armas defensivas e ofensivas contra o maligno, os perigos do ocultismo, a espiritualidade do exorcista e a importância de seus auxiliares, e até mesmo um testemunho de libertação.
Reaberta a casa da Ir. Lúcia, vidente de Fátima
Após passar meses fechada devido a obras de restauração, a casa onde nasceu a Ir. Lúcia, vidente das aparições de Fátima, abriu novamente suas portas ao público. Localizada na pequena aldeia de Aljustrel, no Distrito de Santarém, Portugal, a residência, transformada em museu, atrai visitantes desde os tempos das aparições.
Graças aos esforços conjuntos de autoridades do Santuário de Fátima e profissionais diversos, hoje ela transporta os peregrinos ao tempo em que ali viveu a menina Lúcia, há mais de um século. Para tal, parte dos móveis e utensílios domésticos foram recuperados e restaurados, e se organizou a casa com base em cartas e recordações da vidente que descreviam os vários cômodos.
Histórico Congresso Eucarístico nos Estados Unidos
Dois anos de preparação culminaram num resultado surpreendente no X Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Indianápolis, Estados Unidos, entre os dias 17 e 21 de julho. O evento acolheu mais de cem mil participantes em suas várias etapas, desde as catequeses prévias, encontros e procissões eucarísticas que percorreram o país, até os dias em que os fiéis se reuniram em Indianápolis. Palestras entremeadas com momentos de oração e Adoração ao Santíssimo encheram os participantes de júbilo e reavivaram a fé eucarística de muitos.
Sem dúvida, o ponto auge do Congresso foi a Missa de encerramento, presidida pelo Cardeal Luis Antonio Gokim Tagle, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, e concelebrada por mais de mil e seiscentos sacerdotes, sem contar Bispos e Cardeais. Mil duzentos e trinta e seis religiosos e mais de sessenta mil devotos encheram o Lucas Oil Stadium durante a celebração. A jornada se encerrou com uma mensagem a todos os participantes: que dali em diante fossem verdadeiros apóstolos na sociedade, transmitindo em suas vidas o amor que Jesus manifesta no Sacramento do Altar.
Mais de trinta mil pessoas visitam a ExpoCatólica
A décima sétima edição da ExpoCatólica, realizada em São Paulo de 4 a 7 de julho, atraiu mais de trinta mil visitantes. A feira, que é considerada em sua categoria a maior da América Latina, contou com a participação de duzentos e quarenta expositores, membros de associações privadas de fiéis e institutos religiosos, que se reuniram para apresentar o próprio carisma ao numeroso público católico e comercializar produtos diversos.
O evento contou, ademais, com reflexões sobre temas de interesse atual, como Liturgia, arte sacra e evangelização, além de apresentar outras novidades, como o turismo religioso, a exibição gratuita de filmes católicos e até a apresentação de soluções tecnológicas elaboradas especialmente para igrejas.
Descoberto o altar dos cruzados em Jerusalém
Um episódio corriqueiro, ocorrido durante as obras na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, permitiu a descoberta do precioso altar-mor construído na época dos cruzados, uma verdadeira joia da arte medieval, até então considerada perdida num incêndio em 1808. O arqueólogo Amit Re’em, da Autoridade de Antiguidades de Israel, e o historiador Ilya Berkovich, da Academia de Ciências da Áustria, encontraram a peça ao virar uma pesada laje de pedra coberta de grafites, que estava apoiada num dos corredores da igreja.
A sensacional descoberta lançou luz sobre o estudo de um valioso estilo de arte, conhecido como técnica cosmatesca, que decora peças usando pequenas quantidades de mármore valioso para compor figuras geométricas e diversos ornamentos. Esta arte era quase exclusivamente romana, o que leva a crer que o altar tenha sido construído a pedido do Papa e por artistas designados por ele.
Cresce interesse pelo tomismo no Brasil
Após grande sucesso no primeiro ano de curso, mais uma turma de pós-graduação em Filosofia Tomista foi aberta no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, Brasil. O programa de estudos, aprovado pelo MEC, funciona on-line, com uma carga horária de trezentas e sessenta horas, e é ministrado por um corpo docente graduado em instituições de forte tradição tomista.
Esta é mais uma iniciativa que demonstra o crescente interesse pela doutrina do Aquinate, baluarte da ortodoxia católica.
Descobertas arqueológicas confirmam relato bíblico
A Autoridade Israelense de Antiguidades deu a conhecer o resultado de pesquisas iniciadas no ano de 2019 em Zanoah, Israel, cidade mencionada em dois livros do Antigo Testamento (Js 15, 34; Ne 3, 13). Objetos e ruínas de antigas construções escavados na região confirmam a chegada dos israelitas à Terra Prometida por volta do ano 1406-1407 a.C.
Entre esses objetos encontram-se considerável número de utensílios de cerâmica, como jarras e vasos, um deles com a inscrição “do rei” em homenagem ao Rei Ezequias, e também fragmentos de joias e outros artefatos de ferro e bronze. Segundo os cientistas, cerca de 20% do material encontrado data de mais de três mil e duzentos anos atrás, e o local continua sendo potencialmente relevante para maiores descobertas.