Aconteceu na Igreja e no mundo

Częstochowa a caminho de um novo recorde de peregrinos

O santuário mariano mais popular da Polônia, o Mosteiro de Jasna Gora, está por ultrapassar mais um recorde de visitantes neste ano. Segundo seu serviço de imprensa, só entre os meses de maio e julho, cento e doze grupos de quatorze mil peregrinos já tinham afluído ao local para venerar o ícone da Virgem Negra de Częstochowa.

Por ocasião da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora as tradicionais peregrinações, que fazem parte da piedade popular do país, reuniram aos pés da Virgem Maria mais de oitenta mil devotos, entre os quais 228 grupos de fiéis que percorreram a pé, a cavalo, em bicicleta ou em patins rotas de até 638 quilômetros, desejosos de apresentar seus pedidos à Mãe de Deus.

Igreja Católica cresce na Suécia

Em matéria de crescimento, a Igreja Católica na Suécia vem se destacando em relação aos demais países da Europa. Enquanto na maior parte do continente o número de fiéis tem decaído consideravelmente, nos últimos dez anos mais de vinte mil pessoas foram admitidas no seio da Igreja nessa nação escandinava, que hoje conta com mais de cento e trinta mil católicos.

A expansão, que contrasta com a situação de países como a Alemanha, tem sido favorecida em parte por influência das imigrações, mas também devido a conversões. Sobre estas últimas chama a atenção o fato de tratar-se, na sua maioria, de jovens vindos de ambientes pouco afeitos à religião.

Falece vidente de Akita

No dia 15 de agosto faleceu aos noventa e três anos de idade, em Yuzawadai, próximo à cidade de Akita, Japão, a Ir. Agnes Katsuko Sasagawa, religiosa que recebeu em 1973 várias mensagens de Nossa Senhora. Ir. Agnes, que pertencia ao Instituto das Escravas da Eucaristia, ouviu as palavras da Santíssima Virgem através de uma imagem de madeira que era venerada em seu convento.

Cercando sua mensagem de vários sinais sobrenaturais, Maria Santíssima fez um apelo à conversão, prevenindo a humanidade para os terríveis castigos que lhe viriam, caso não abandonasse as vias do pecado. Por intermédio da vidente, a Mãe de Deus pediu dos homens oração, penitência e sacrifícios, a fim de aplacar a cólera do Pai Celeste, e alertou para um estado de decadência moral sem precedentes que atingiria, inclusive, a Santa Igreja. No local das aparições foi erguido o Santuário Mariano Redemptoris Mater, que hoje atrai milhares de peregrinos todos os anos.

Bispos da Nigéria levantam-se contra abusos litúrgicos

A Conferência Episcopal da Nigéria publicou uma carta a todos os sacerdotes do país, visando extirpar certos desvios existentes na celebração dos divinos mistérios. A nota, breve e direta, qualifica de “vergonha para a Igreja” e “afronta contra a santidade da Liturgia” os abusos cometidos por alguns presbíteros no exercício de suas funções, e enumera uma série de erros que devem ser corrigidos de imediato: irregularidades no seguimento das orações e rubricas da Missa, irreverências com o Santíssimo Sacramento, cântico de músicas inapropriadas e profanas durante a Liturgia, danças indecorosas e incorporação de costumes locais incompatíveis com a Fé Católica, invenção de ritos não prescritos pela Igreja, falta de preparação para o serviço do altar e abandono das vestes sagradas, uso do púlpito para obtenção de benefícios pessoais, entre outros.

Os Bispos asseveram que “a fidelidade às leis da Igreja não é opcional, senão obrigatória”, e condenam de modo enérgico qualquer tipo de desacato, explicando que os sacerdotes infratores são “culpados de uma grave traição contra seu dever sagrado”.

Garrigou-Lagrange: mais atual do que nunca

Por ocasião da reedição em italiano da obra A Providência e a confiança em Deus, do Pe. Réginald Garrigou-Lagrange, OP, a imprensa católica teve oportunidade de analisar o impacto dos escritos deste grande teólogo. Com efeito, poucos autores conhecem a vitalidade editorial que o frade dominicano apresenta na atualidade, com diversos de seus livros em circulação e disponíveis em vários idiomas e formatos.

O religioso francês, autoridade no mundo acadêmico no início do século XX, marcou seu tempo como um dos autores de maior destaque do renascimento tomista, no contexto da encíclica Æterni Patris, de Leão XIII. Sua influência, nas cátedras do Angelicum de Roma e através de seus numerosíssimos escritos, sobreviveu às mudanças ideológicas do século e hoje encontra grande repercussão junto a católicos do mundo inteiro, que procuram em suas obras a ortodoxia e clareza que pode lhes trazer resposta para tantos interrogantes da vida moderna.

Quase a metade dos imigrantes do mundo são cristãos

Análises coletadas pelo Pew Research Center até o ano de 2020 apontam que quase a metade dos imigrantes internacionais são cristãos. A pesquisa, que faz parte do programa Pew-Templeton Global Religious Futures e busca compreender as mudanças religiosas em âmbito mundial e seu impacto nas sociedades, revelou alguns dados interessantes: do número total de imigrantes na atualidade – que é de 280 milhões de pessoas, ou seja, 3,6% da população mundial – 47% professa alguma religião cristã, 29% são muçulmanos, 5% hindus, 4% budistas e 1% judeus, enquanto pessoas sem nenhuma crença representam 13%.

O estudo também demonstra que esses padrões têm-se mantido relativamente estáveis desde 1990 e, a par de necessidades financeiras, laborais ou de estudo, a religião e a imigração estão muito mais ligadas do que parece: milhares de pessoas foram forçadas a emigrar para fugir de perseguições religiosas.

Romaria do Bom Jesus da Lapa congrega milhares de devotos

A tradicional romaria do Bom Jesus da Lapa, na Bahia, atraiu ao longo dos dez dias de celebrações mais de seiscentos mil fiéis. As festividades, que se iniciaram no dia 28 de julho e encerraram na festa da Transfiguração, dia 6 de agosto, transformaram o local na “capital de fé da Bahia”, pela afluência de peregrinos e as vistosas manifestações de devoção e amor com que o povo cercou seu padroeiro. Neste ano o tema escolhido para o evento foi: Bom Jesus, Modelo de oração, louvor a Deus e amizade.

Quais são as áreas mais religiosas do mundo?

Uma análise global realizada pelo Pew Research Center ao longo dos últimos quinze anos – de 2008 a 2023 – revelou acentuadas diferenças na religiosidade de vários países do mundo.

Os resultados do estudo apontam que a África subsaariana e a América Latina são as áreas mais religiosas do mundo, com países como Senegal, Mali e Tanzânia, em que mais de 90% da população considera que a religião é um elemento primordial em suas vidas, e países como Guatemala e Paraguai, onde mais de 80% dos adultos rezam diariamente.

Já em nações europeias e asiáticas a porcentagem é muito menor, com nações em que apenas 10% da população considera importante a religião. Contudo, algumas regiões apresentam tendências de contraste, como a Indonésia, onde, segundo o estudo, a religião é fundamental para todos os adultos; e os Estados Unidos, onde 42% dos entrevistados são religiosos e 45% recorrem à oração diariamente.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever