Círio de Nazaré atrai milhões de brasileiros
A procissão do Círio de Nazaré, um dos acontecimentos religiosos mais importantes do Brasil, congregou neste ano mais de dois milhões de devotos de todo o país. A berlinda que transportou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré desde a Catedral Metropolitana de Belém até a Basílica de Nazaré, precisou de cinco horas para completar o trajeto de 3,7 quilômetros.
Ao longo do percurso, uma compacta multidão disputou espaço – como já é tradição – para segurar em algum ponto a corda de sisal de quatrocentos metros de comprimento que vai atada à berlinda. Tal costume remonta ao ano de 1885, quando o oratório ficou atolado devido a uma enchente e os devotos tiveram de liberá-lo com o auxílio de uma corda.
A icônica procissão, que neste ano se realizou pela 232ª vez, representa um ponto ápice na devoção popular da região, já que Nossa Senhora de Nazaré é a Padroeira do Estado do Pará e também a Rainha da Amazônia.
Cinquenta anos da Peregrinação Juvenil ao Santuário de Luján
Com o lema Mãe, sob teu olhar buscamos a unidade, realizou-se a 50ª Peregrinação Juvenil ao Santuário de Nossa Senhora de Luján, Argentina, entre os dias 5 e 6 de outubro. Nesta edição calcula-se que mais de dois milhões de jovens da Arquidiocese de Buenos Aires, organizadora do evento, percorreram a pé mais de sessenta quilômetros de distância para comparecer diante da padroeira do país.
O evento culminou com diversas Celebrações Eucarísticas no santuário e com a tradicional Missa celebrada na Praça Belgrano, em frente à Basílica de Luján.
Oração a São Miguel Arcanjo cumpre cento e quarenta anos
O famoso exorcismo breve, rezado ao Príncipe da Milícia Celeste, o Arcanjo São Miguel, cumpriu cento e quarenta anos de existência. A redação dessa oração aconteceu após uma visão mística tida pelo Papa Leão XIII no dia 13 de outubro de 1884.
Segundo relatou o Pontífice, após ter celebrado a Santa Missa ele conversava com alguns Cardeais quando viu Satanás afirmar diante do Trono de Deus que poderia levar toda a humanidade para o inferno e destruir a Igreja, se lhe fossem concedidos cem anos de liberdade para agir. Profundamente impressionado com a visão, Leão XIII redigiu de imediato uma prece ao Arcanjo São Miguel, protetor da Santa Igreja, e ordenou sua recitação ao término das Missas.
Apesar de a obrigatoriedade da recitação dessa prece ter sido abolida durante o Concílio Vaticano II, ela ainda faz parte do acervo de orações recomendáveis para todo católico que deseje ter o auxílio e proteção de São Miguel nas lutas contra as hostes infernais em nossos dias.
Exposição de doces conventuais em Portugal
A Diocese de Santarém, em Portugal, promoveu no mês de outubro a oitava edição da Mostra de doces conventuais e artes do claustro, uma iniciativa que está se tornando tradição no país. O evento visa não apenas divulgar os produtos monacais, mas propiciar momentos de convívio entre numerosos institutos religiosos, a fim de se conhecerem mais profundamente em seus respectivos costumes e carismas.
A exibição contou com espaços dedicados a crianças e famílias, demonstrações culinárias de receitas conventuais, realizadas por religiosas e pelos alunos de Pastelaria da Escola Profissional Vale do Tejo, e diversas apresentações culturais. Neste ano participaram da exposição os beneditinos de Sineverga, as monjas cistercienses e as da Cartuxa de Évora, as carmelitas de Bande, as clarissas de Louriçal, as monjas de Belém, as beneditinas de Roriz e as irmãzinhas de Jesus.
Descobrem-se restos da igreja mais antiga da Armênia
Arqueólogos da Academia Nacional de Ciências da Armênia e da Universidade de Münster descobriram ruínas de uma igreja que provavelmente é a mais antiga da Armênia e do mundo. Após seis anos de escavações na região da cidade de Artaxata, no atual território da Província de Ararat, os investigadores puderam traçar a planta octogonal do recinto sagrado, datando sua construção em aproximadamente mil e setecentos anos atrás.
A igreja, que possuía trinta metros de diâmetro, era revestida em seu interior de azulejos de terracota e argamassa, e até de mármores importados do Mediterrâneo. Apesar do avanço das obras, muitos detalhes ainda faltam por elucidar, como, por exemplo, o padroeiro ao qual estava dedicado o templo e as causas de sua desaparição.
Segundo patrocinador mundial das missões
A Espanha é o segundo país na lista dos que mais donativos dão para as missões no mundo inteiro. Estatísticas apontam que, ao longo do ano de 2023, foram arrecadados mais de treze milhões de euros destinados a apoiar quase novecentas iniciativas missionárias.
De outro lado, a Espanha ostenta o título de primeira nação em número de missionários: 9.932, dos quais mais de 50% atuam fora do país. O continente com maior presença de espanhóis nas missões é a América, onde se encontram 66,27% dos missionários que estão em território estrangeiro, seguida da Europa, África, Ásia e, finalmente, Oceania.
Aumenta nível mundial de perseguição aos cristãos
A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre publicou seu relatório oficial com dados sobre a perseguição religiosa, segundo o qual houve um aumento constante nas manifestações violentas e opressivas contra os cristãos do mundo inteiro. O documento, intitulado Perseguidos, mas não esquecidos – 2022/2024, apresenta dados concretos e analisa o estado da liberdade religiosa dos cristãos em dezoito países.
Segundo o informe, o epicentro da perseguição mudou do Oriente Médio para a África, o que ocasionou migrações em massa de cristãos que hoje vivem desprotegidos e privados dos direitos mais elementares. Por outro lado, em nações como China, Índia e Nicarágua, a perseguição proveio de governos cada vez mais autoritários, onde os católicos enfrentam sérias restrições, detenções massivas e confisco de locais de culto.
O estudo também aborda outros temas, entre os quais os violentos ataques contra os cristãos no Paquistão, os riscos que enfrentam mulheres e meninas sujeitas a conversões e casamentos forçados, e o sequestro, intimidação e expulsão de clérigos, que têm aumentado em todo o orbe.
Oferenda floral à Virgem do Pilar bate novo recorde
A tradicional oferenda floral à Virgem do Pilar, realizada por ocasião de sua festividade no dia 12 de outubro em Saragoça, bateu um recorde histórico neste ano. Com efeito, as autoridades locais registraram a passagem de 409.867 devotos pela Praça do Pilar, que desfilaram organizados em grupos familiares, paroquiais ou de diversas associações, desde as primeiras horas da manhã até pouco antes da meia-noite.
Tanto em matéria de ofertantes quanto de tempo, a oferenda deste ano superou as expectativas, tornando-se uma mostra viva do amor e da devoção que anima o povo aragonês por sua celestial padroeira.
Procissão eucarística em Nova York atrai milhares de fiéis
A organização católica Napa Institute promoveu no dia 15 de outubro sua procissão eucarística anual na cidade de Nova York, atraindo para as ruas de Manhattan mais de cem sacerdotes e religiosos de diversos institutos, bem como milhares de devotos da Eucaristia.
O evento, que completou sua quinta edição, teve início com uma solene Eucaristia celebrada na Catedral de São Patrício pelo Arcebispo de Oklahoma City, Dom Paul Stagg Coakley, seguida da bênção do Santíssimo dada pelo Cardeal Timothy Michael Dolan, Arcebispo de Nova York.