Amor que transpõe os umbrais da eternidade

É de comover as pedras o fato de Deus ter assumido nossa natureza para, através de um Coração humano, deitar sobre nós seu amor divino. Quanto Ele deseja, desde toda a eternidade, entrar em contato conosco! Trata-se de um Coração que nos ama sem limites e que infunde em nós a bondade, os dons, as virtudes.

Tenho uma vaga ideia da intensidade desse amor considerando o quanto amo a cada um, como não podem imaginar. Se tivesse a possibilidade, lhes infundiria na alma graças de santidade como nunca houve na História! Pois o amor que desce de um superior para um inferior anseia por fazer o bem, por levar aquele que está embaixo ao auge da perfeição e à máxima divinização.

Nesta festa do amor, quanto eu gostaria de abraçar a cada um e de manifestar toda a benquerença que lhes tenho! Esta é uma das razões pelas quais devemos ansiar muitíssimo pela eternidade, onde não existem problemas de tempo nem de espaço. Então compreenderemos o quanto nos queremos mutuamente!

Palavras de Mons. João a seus filhos espirituais
por ocasião da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus,
em 19/6/2009

 

1

Tendo-se destacado como líder universitário católico na juventude, período em que já consagrara inteiramente sua vida a Nossa Senhora, João Scognamiglio Clá Dias organizou o Curso de Formação São Tomás de Aquino, que daria lugar, mais tarde, ao Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista e ao Instituto Teológico São Tomás de Aquino, afiliados, respectivamente, à Universidade Pontifícia Salesiana – Salesianum, de Roma, e à Universidade Pontifícia Bolivariana, de Medellín, Colômbia. Aprofundou seus estudos teológicos com renomados catedráticos da Universidade de Salamanca, como o Pe. Marcelino Cabreros de Anta, CMF, e grandes mestres da Ordem dos Pregadores, destacando-se dentre eles o Pe. Arturo Alonso Lobo, Pe. Esteban Gómez, Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez e Pe. Antonio Royo Marín. De alguns, publicou pequenas biografias em inglês e espanhol, como gratidão pela sincera amizade e formação recebida.

No desenvolvimento de seus estudos acadêmicos, obteve láureas em diversas universidades: Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, de São Paulo; Licenciado em Humanidades pela Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra, da República Dominicana; Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Colômbia; Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Angelicum, de Roma; Doutor em Teologia pela Universidade Pontifícia Bolivariana.

Ademais, fundou esta revista mensal Arautos do Evangelho, publicada em inglês, português, espanhol e italiano, com tiragem de centenas de milhares de exemplares, bem como a revista científica Lumen Veritatis, tendo colaborado assiduamente com ambas.

Dotado de admirável dom de oratória, sempre demonstrou grande zelo em propagar as verdades da Fé, infundindo valentia na prática da virtude e certeza na vitória da Santa Igreja Católica. Por isso, em uma profícua atividade intelectual e pastoral, que exerceu desde os primórdios da vocação até seus últimos dias, sobressaiu-lhe a faceta de escritor, sendo autor de quase trinta obras publicadas, algumas delas com tiragem superior a dois milhões de exemplares e muitas traduzidas a outros idiomas.

Foi condecorado em diversos países por sua atividade evangelizadora, cultural, científica e até mesmo militar. No âmbito das armas, recebeu a Medalha Marechal Hermes, entregue pelo 2º Batalhão de Polícia do Exército Brasileiro, e o diploma Amigo do Regimento Raposo Tavares, entregue pelo 4º Batalhão de Infantaria Leve – Quartel de Quitaúna, ambos da parte do Ministério da Defesa. Instituições civis também o distinguiram com a Placa de Reconhecimento e o Colar de Honra ao Mérito, outorgados pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Medalha Anchieta, maior honraria da Câmara Municipal de São Paulo, e a Medalha Tiradentes, mais alta comenda da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Entre as distinções acadêmicas, contam-se a elevação a membro da Sociedade Internacional Tomás de Aquino, na Espanha, e da Academia de Ciências do México, como também o Prêmio PROIN e o título de Doctor Honoris Causa, concedidos pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro.

No campo eclesiástico, foi eleito membro efetivo da Pontifícia Academia da Imaculada, da Cidade Eterna, e da Academia Marial de Aparecida, no Brasil. Bento XVI o nomeou Cônego Honorário da Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, e Protonotário Apostólico, assim como lhe conferiu a medalha Pro Ecclesia et Pontifice, como reconhecimento por sua obra em prol da Santa Igreja Católica.

Obras publicadas por Mons. João

1. Organizador de Reflexões e exemplos de Santos, oportunos para nossos dias (1984).

2.Fr. Santiago Ramírez, OP. A Champion of the Angelic Doctor Advances His Work (1984).

3.Fr. Cabreros de Anta, CMF. A Firm Pillar of Canon Law in Our Century (1986).

4.Cardinal Stickler. Salesian, Erudite and Librarian of the Holy Catholic Church (1987).

5. Antonio Royo Marín, OP. A Master on the Spiritual Life, a Brilliant Preacher and a Famous Writer (1987).

6. Organizador de Como ruiu a Cristandade medieval? Humanismo, Renascença e protestantismo (1992).

7. Mãe do Bom Conselho (1992-2016).

8. Organizador de Despreocupados… rumo à guilhotina. A autodemolição do Ancien Régime (1993).

9. Victorino Rodríguez y Rodríguez, OP. A Star of Thomism Shines on Catholic Culture Amid the Store of the Contemporary Crisis (1995).

10. Dona Lucilia (1995-2013).

11. Pequeno Ofício da Imaculada Conceição comentado (1997-2010), em dois volumes.

12. Fátima, aurora do terceiro milênio (1998-2007).

13. Rosário, escudo e força dos católicos (1999).

14. Jacinta e Francisco, prediletos de Maria (2000).

15. Orações do dia a dia (2001).

16. Sagrado Coração de Jesus, tesouro de bondade e amor (2002).

17. Via-Sacra (2002).

18. Os mistérios luminosos do Rosário (2003).

19. A medalha milagrosa. História e celestiais promessas (2003).

20. Rosário, oração de paz (2003).

21. ¿Una hora no pudiste velar conmigo? Reflexiones para el tiempo cuaresmal (2010).

22. O inédito sobre os Evangelhos. Comentários aos Evangelhos dominicais (2012-2014), coleção em sete volumes.

23. O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira (2016), coleção em cinco volumes.

24. Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará (2017).

25. Plinio Corrêa de Oliveira. Um profeta para os nossos dias (2017).

26. São José: quem o conhece? (2017).

27.Maria Santíssima! O Paraíso de Deus revelado aos homens (2019-2020), coleção em três volumes.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever