Apelo universal à conversão

O apelo de Maria em Fátima é renovado para as gerações que se sucedem, a fim de ser correspondido de acordo com os “sinais dos tempos” sempre novos.

“E a partir daquele momento, o discípulo recebeu-A em sua casa” (Jo 19, 27b). Com estas palavras termina o Evangelho da Liturgia de hoje, aqui em Fátima.

O nome do discípulo era João. Precisamente ele, João, filho de Zebedeu, Apóstolo e Evangelista, ouviu do alto da Cruz as palavras de Cristo: “Eis a tua Mãe” (Jo 19, 27a). Anteriormente, Jesus tinha dito à própria Mãe: “Senhora, eis o teu filho” (Jo 19, 26).

Este foi um testamento maravilhoso.

João, amparo de Maria

Ao deixar este mundo, Cristo deu a sua Mãe um homem que fosse para Ela como um filho: João. A Ela o confiou. E, em consequência desta doação e deste ato de entrega, Maria tornou-Se mãe de João. A Mãe de Deus tornou-Se Mãe do homem.

E, a partir daquele momento, João ‘recebeu-A em sua casa’. João tornou-se também amparo terreno da Mãe de seu Mestre; é direito e dever dos filhos, efetivamente, assumir o cuidado da mãe. Mas acima de tudo, João tornou-se por vontade de Cristo o filho da Mãe de Deus. E, em João, todos e cada um dos homens d’Ela se tornaram filhos. […]

Em João, a maternidade espiritual de Maria abraça todos os homens

A partir daquele momento em que Jesus, ao morrer na Cruz, disse a João: “Eis a tua Mãe”, e a partir do momento em que o discípulo “A recebeu em sua casa”, o mistério da maternidade espiritual de Maria teve a sua realização na História com uma amplidão sem limites. Maternidade quer dizer solicitude pela vida do filho. Ora, se Maria é Mãe de todos os homens, o seu desvelo pela vida do homem reveste-se de um alcance universal. A dedicação de qualquer mãe abrange o homem todo. A maternidade de Maria tem o seu início nos cuidados maternos para com Cristo.

Em Cristo, aos pés da Cruz, Ela aceitou João e, nele, aceitou todos os homens e o homem totalmente. Maria a todos abraça, com uma solicitude particular, no Espírito Santo. É Ele, efetivamente, “Aquele que dá a vida”, como professamos no Credo. É Ele que dá a plenitude da vida, com abertura para a eternidade.

A maternidade espiritual de Maria é, pois, participação no poder do Espírito Santo, no poder d’Aquele “que dá a vida”. E é, ao mesmo tempo, o serviço humilde d’Aquela que diz de Si mesma: “Eis a serva do Senhor” (Lc 1, 38).

O Evangelho e Fátima

À luz do mistério da maternidade espiritual de Maria, procuremos entender a extraordinária mensagem que, daqui de Fátima, começou a ressoar pelo mundo todo, desde o dia 13 de maio de 1917, e que se prolongou durante cinco meses, até ao dia 13 de outubro do mesmo ano.

A Igreja ensinou sempre, e continua a proclamar, que a revelação de Deus foi levada à consumação em Jesus Cristo, que é a sua plenitude, e que “não se há de esperar nenhuma outra revelação pública, antes da gloriosa manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo”.1 A mesma Igreja aprecia e julga as revelações privadas segundo o critério da sua conformidade com aquela única revelação pública.

Assim, se a Igreja aceitou a mensagem de Fátima, é sobretudo porque esta mensagem contém uma verdade e um chamamento que, no seu conteúdo fundamental, são a verdade e o chamamento do próprio Evangelho.

“Convertei-vos” – fazei penitência – e “acreditai na Boa-Nova” (Mc 1, 15): são estas as primeiras palavras do Messias dirigidas à humanidade. E a mensagem de Fátima, no seu núcleo fundamental, é o chamamento à conversão e à penitência, como no Evangelho. Este chamamento foi feito nos inícios do século XX e, portanto, foi dirigido, de um modo particular a este mesmo século. A Senhora da mensagem parecia ler, com uma perspicácia especial, os “sinais dos tempos”, os sinais do nosso tempo.

O apelo à penitência é um apelo maternal; e, ao mesmo tempo, é enérgico e feito com decisão. A caridade que “se congratula com a verdade” (I Cor 13, 6) sabe ser clara e firme. O chamamento à penitência, como sempre, anda unido ao chamamento à oração. Em conformidade com a tradição de muitos séculos, a Senhora da mensagem de Fátima indica o Terço – o Rosário – que bem se pode definir “a oração de Maria”: a oração na qual Ela Se sente particularmente unida conosco. Ela própria reza conosco. […]

Solicitude pela salvação eterna dos homens

Quando Jesus disse do alto da Cruz: “Senhora, eis o teu filho”, abriu, de maneira nova, o Coração da sua Mãe, o Coração Imaculado, e revelou-Lhe a nova dimensão do amor e o novo alcance do amor a que Ela fora chamada, no Espírito Santo, em virtude do sacrifício da Cruz.

Nas palavras da mensagem de Fátima parece-nos encontrar precisamente esta dimensão do amor materno, o qual com a sua amplitude, abrange todos os caminhos do homem em direção a Deus: tanto aqueles que seguem sobre a terra, como aqueles que, através do Purgatório, levam para além da terra. A solicitude da Mãe do Salvador identifica-se com a solicitude pela obra da salvação: a obra do seu Filho. É solicitude pela salvação, pela eterna salvação de todos os homens. […]

Poderá a Mãe, que deseja a salvação de todos os homens, com toda a força do seu amor que alimenta no Espírito Santo, poderá Ela ficar calada acerca daquilo que mina as próprias bases desta salvação? Não, não pode!

Por isso, a mensagem de Nossa Senhora de Fátima, tão maternal, se apresenta ao mesmo tempo tão forte e decidida. Até parece severa. É como se falasse João Batista nas margens do Rio Jordão. Exorta à penitência. Adverte. Chama à oração. Recomenda o Terço, o Rosário.

Esta mensagem é dirigida a todos os homens. O amor da Mãe do Salvador chega até onde quer que se estenda a obra da salvação. E objeto do seu desvelo são todos os homens da nossa época e, ao mesmo tempo, as sociedades, as nações e os povos. As sociedades ameaçadas pela apostasia, ameaçadas pela degradação moral. A derrocada da moralidade traz consigo a derrocada das sociedades. […]

Apelo aberto às novas gerações

O conteúdo do apelo de Nossa Senhora de Fátima está tão profundamente radicado no Evangelho e em toda a Tradição, que a Igreja se sente interpelada por essa mensagem. […]

Efetivamente, o apelo de Maria não é para uma vez só. Ele continua aberto para as gerações que se renovam, para ser correspondido de acordo com os “sinais dos tempos” sempre novos. A ele se deve voltar incessantemente. Há que retomá-lo sempre de novo. 

Excertos de: SÃO JOÃO PAULO II.
Homilia no Santuário de Fátima,
13/5/1982

 

Notas


1 CONCÍLIO VATICANO II. Dei Verbum, n.4.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever