10 de agosto de 2024

Festa de São Lourenço

Diácono e mártir (†258). Considerado o primeiro diácono de Roma. Foi preso junto com o Papa Sisto II e vários diáconos, durante a perseguição movida por Valeriano. Morreu queimado numa grelha.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Cor 9,6-10

Irmãos, 6“Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”. 8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”. 10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.

Salmo responsorial: Sl 111(112),1-2.5-6.7-8.9 (R. 5a)

R. Feliz o homem caridoso e prestativo.

1Feliz o homem que respeita o Senhor *e que ama com carinho a sua lei! 2Sua descendência será forte sobre a terra, *abençoada a geração dos homens retos! R.

5Feliz o homem caridoso e prestativo, *que resolve seus negócios com justiça. 6Porque jamais vacilará o homem reto, *sua lembrança permanece eternamente! R.

7Ele não teme receber notícias más: *confiando em Deus, seu coração está seguro. 8Seu coração está tranquilo e nada teme, *e confusos há de ver seus inimigos. R.

9Ele reparte com os pobres os seus bens, †permanece para sempre o bem que fez, *e crescerão a sua glória e seu poder. R.

Evangelho: Jo 12,24-26

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.


Santos em destaque

Beato Arcangelo de Calatafimi, presbítero (†1460). Anacoreta da região montanhosa de Calatafimi. Quando o Papa Martinho V determinou a supressão da vida eremítica nessa região, ingressou como frade menor em Palermo.

Beato Agostinho Ota, religioso e mártir (†1622). Irmão leigo jesuíta, ardoroso catequista, decapitado no Japão.

Beatos Cláudio José Jouffret de Bonnefont, Francisco François e Lázaro Tiersot, presbíteros e mártires (†1794). Sacerdotes sulpiciano, franciscano e cartuxo que morreram presos num sórdido navio junto a Rochefort, durante a Revolução Francesa.

Beato João Martorell Soria, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote salesiano submetido a torturas e assassinado em Valência Espanha.

Beato José Toledo Pellicer, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote de Valência, Espanha, morto durante a perseguição religiosa nesse país.

Beatos Francisco Drzewiecki e Eduardo Grzymala, presbíteros e mártires (†1942). Evangelizadores poloneses mortos em Dachau, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

19 de janeiro de 2025

Domingo da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever