9 de agosto de 2022

Terça-feira da 19ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santa Teresa Benedita da Cruz, virgem e mártir (†1942 Auschwitz, Polônia). Judia de raça e religião, converteu-se ao Catolicismo em 1921 e fez-se carmelita em 1933. Em 1942, foi  encerrada no campo de extermínio de Auschwitz, onde morreu nas câmaras de gás. É co-padroeira da Europa, junto com Santa Brígida da Suécia e Santa Catarina de Siena.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ez 2,8-3,4

Assim fala o Senhor: 8“Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar”. 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. 3,1Ele me disse: “Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois, disse-me: “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou”. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele disse-me então: “Filho do homem, vai! Dirige-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras”.

Salmo responsorial: Sl 118(119),14.24.72.103.111.131 (R. 103a)

R. Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

Seguindo vossa lei me rejubilo *muito mais do que em todas as riquezas. R.

Minha alegria é a vossa Aliança, *meus conselheiros são os vossos mandamentos. R.

A lei de vossa boca, para mim, *vale mais do que milhões em ouro e prata. R.

Como é doce ao paladar vossa palavra, *muito mais doce do que o mel na minha boca! R.

Vossa palavra é minha herança para sempre, *porque ela é que me alegra o coração! R.

Abro a boca e aspiro largamente, *pois estou ávido de vossos mandamentos. R.

Evangelho: Mt 18,1-5.10.12-14

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.


Santos em destaque

Santa Cândida Maria de Jesus Cipitria, virgem (†1912). Fundou em Salamanca, Espanha, a Congregação das Filhas de Jesus, dedicada à instrução cultural e espiritual de crianças e jovens.

Santa Mariana Cope, virgem (†1918). Alemã de nascimento, ingressou na Ordem Terceira Regular de São Francisco nos Estados Unidos. Sucedeu São Damião de Veuster no cuidado dos leprosos na ilha de Molokai, Havaí.

Beato João de Salerno, presbítero (†c. 1242). Sacerdote dominicano, fundador do convento de Santa Maria Novella, em Florença, Itália. Lutou corajosamente contra os hereges patarinos.

Beato Ricardo Bere, presbítero e mártir (†1537). Monge cartuxo morto de fome no cárcere, no reinado de Henrique VIII da Inglaterra.

Beato Cláudio Richard, presbítero e mártir (†1794). Sacerdote beneditino encarcerado em Rochefort durante a Revolução Francesa, morreu vítima de doença ai contraída.

]Beato Florentino Asensio Barroso, Bispo e mártir (†1936). Foi preso e fuzilado durante a Guerra Civil espanhola, pouco tempo depois de tomar posse da diocese de Barbastro.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior8 de agosto de 2022
Próximo artigo10 de agosto de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior8 de agosto de 2022
Próximo artigo10 de agosto de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever