12 de dezembro de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gl 4,4-7

Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro, tudo isso por graça de Deus.

Salmo responsorial: Sl 95(96),1-2a.2b-3.10 (R. 3a)

R. Manifestai a sua glória entre as nações.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, †cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *2aCantai e bendizei seu santo nome! R.

2bDia após dia anunciai sua salvação, † 3manifestai a sua glória entre as nações, *e entre os povos do universo seus prodígios! R.

10Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! †Ele firmou o universo inabalável, *e os povos ele julga com justiça”. R.

Evangelho: Lc 1,39-47

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador”.


Santos em destaque

Santo Espiridão (†c. 348). Bispo de Tremithus, atual Tremetousia, no Chipre. Verdadeiro pastor das ovelhas, seus feitos e exemplos admiráveis eram exaltados por todos.

São Finiano, abade (†549). Fundou diversos mosteiros na Irlanda, entre os quais o de Clonard, do qual foi abade e onde incentivou os estudos bíblicos.

Santo Israel de Dorat, presbítero (†1014). Homem de grande cultura, foi nomeado vigário geral do Bispo de Limoges, França, ao qual muito ajudou na pregação do Evangelho.

São Simão Phan Dac Hoa, mártir (†1840). Órfão pagão adotado no Vietnã por uma família cristã. Tornou-se médico afamado, pai de numerosa família e, sobretudo cristão fervoroso. Descoberto quando procurava abrigo para um sacerdote, foi preso. Recusando todas as propostas de apostasia, recebeu a pena capital.

Beato Bartolo Buonpedoni, presbítero (†1300). Vencendo a oposição do pai, abraçou a vida religiosa. Atingido pela lepra aos 60 anos, mudou-se para um leprosário, onde deu assistência aos doentes ali encerrados.

Beato Conrado de Offida, sacerdote (†1306). Religioso franciscano, modelo de humildade, praticou em alto grau a virtude da pobreza.

Beato Tiago Capocci, Bispo (†1308). Religioso agostiniano designado Arcebispo de Benevento e depois de Nápoles, Itália. Destacou-se pela sabedoria, prudência e conhecimentos teológicos.

Beato Pio Bartosik, presbítero e mártir (†1941). Sacerdote franciscano falecido no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, após passar por vários tormentos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...

25 de abril de 2024

Festa de São Marcos Evangelista São Marcos, evangelista e mártir...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever