4 de dezembro de 2023

Segunda-feira da 1ª semana do Advento

Memória facultativa de São João Damasceno, sacerdote e doutor da Igreja. De família árabe cristã, nasceu em Damasco na metade do século VII. Amigo próximo do califa, deixou a corte e retirou-se para o mosteiro de São Sabas, perto de Jerusalém. Combateu a heresia iconoclasta iniciada por Leão III, imperador de Bizâncio.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 2,1-5

1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

Salmo responsorial: Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5.6-7.8-9 (R:.1)

R. Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

 1Que alegria, quando ouvi que me disseram: *”Vamos à casa do Senhor!” 2E agora nossos pés já se detêm, *Jerusalém, em tuas portas. R.

3Jerusalém, cidade bem edificada *num conjunto harmonioso; 4apara lá sobem as tribos de Israel, *as tribos do Senhor. R.

bPara louvar, segundo a lei de Israel, *o nome do Senhor. 5A sede da justiça lá está *e o trono de Davi. R.

Evangelho: Mt 8,5-11

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.


Santos em destaque

Santa Bárbara, virgem e mártir (†séc. III). Oriunda da Nicomédia, atual Izmit (Turquia), seu pai enfureceu-se quando ela se tornou cristã e entregou-a aos juízes.

São João, o Taumaturgo, Bispo (†séc. IX). Defendeu empenhadamente o culto às sagradas imagens, enfrentando o imperador iconoclasta Leão, o Armênio.

Santo Anónio, Bispo (†1075). Fundou muitas igrejas e mosteiros na Diocese de Colônia, Alemanha. Homem de valor e talento, gozou de grande prestígio nos meios eclesiásticos e civis, no tempo do Imperador Henrique IV.

Santo Osmundo, Bispo (†1099). Bispo de Salisbury, Inglaterra, celebrou a dedicação da catedral e uniformizou os costumes de sua diocese.

São Bernardo, Bispo (†1133). Nomeado cardeal por Urbano II, exerceu importantes missões para a Santa Sé. Sagrado bispo de Parma, Itália, governou com discernimento sua diocese.

São João Calábria, sacerdote (†1954). Fundou em Verona, Itália, a Congregação dos Pobres Servos e Servas da Divina Providência.

Beato Simão Yempo, mártir (†1623). Na juventude ingressou num mosteiro budista, mas depois abraçou a Fé Católica. Durante as perseguições no Japão, foi preso e condenado à fogueira.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

3 de março de 2024

3º Domingo da Quaresma Leituras da Missa Santos em...

2 de março de 2024

Sábado da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

1 de março de 2024

Sexta-feira da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever