Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum
Memória facultativa de Santa Maria Goretti, virgem e mártir (†1902 Nettuno – Itália). Morreu apunhalada, em defesa de sua virgindade, antes de completar doze anos.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Os 10,1-3.7-8.12
1Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção, erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3Decerto, dirão agora: ‘Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?’ 7Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: ‘Cobri-nos!’ e às colinas: ‘Caí sobre nós!’ 12Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós.’
Salmo responsorial: Sl 104(105),2-3.4-5.6-7 (R.4b)
R. Buscai constantemente a face do Senhor! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia
2Cantai, entoai salmos para ele, *publicai todas as suas maravilhas! 3Gloriai-vos em seu nome que é santo, *exulte o coração que busca a Deus! R.
4Procurai o Senhor Deus e seu poder, *buscai constantemente a sua face! 5Lembrai as maravilhas que ele fez, *seus prodígios e as palavras de seus lábios! R.
6Descendentes de Abraão, seu servidor, *e filhos de Jacó, seu escolhido, 7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *vigoram suas leis em toda a terra. R.
Evangelho: Mt 10,1-7
Naquele tempo: 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: ‘Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’.
Santos em destaque
São Paládio, Bispo (†432). Enviado pelo Papa Celestino I às Ilhas Britânicas para pregar aos gentios e combater a heresia pelagiana.
São Pedro Wang Zuolong, mártir (†1900). Morreu enforcado na província de Hebei, China, durante a perseguição dos boxers, por negar-se a cultuar os ídolos pagãos.
Beato Tomás Alfield, presbítero e mártir (†1585). Anglicano convertido ao Catolicismo, recebeu na França a ordenação sacerdotal. Retornando à Inglaterra foi preso e, sob torturas, renegou a Fé. Depois, arrependido, retornou à Igreja Católica e sofreu o martírio.
Beato Agostinho José Desgardin, mártir (†1794). Monge cisterciense que, durante a Revolução Francesa, foi encarcerado em um navio-prisão onde morreu contagiado por seus companheiros enfermos, dos quais cuidava.
Beata Maria Teresa Ledóchowska, virgem (†1922). Nobre austríaca, fundadora do Instituto de Missionárias do Sodalício de São Pedro Claver, em Roma, dedicado a auxiliar as missões na África.
Beata Nazaria de Santa Teresa March Mesa, virgem (†1943). Freira de origem espanhola falecida em Buenos Aires. Fundou, na Bolívia, o Instituto das Missionárias Cruzadas da Igreja.
Beata Susana Águeda Deloye, virgem e mártir (†1794). Beneditina da abadia de Caderousse, presa e guilhotinada em Orange, França, juntamente com outras trinta e duas religiosas.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online