13 de dezembro de 2023

Memória de Santa Luzia

Santa Luzia, Virgem e mártir (séc. IV). Martirizada em Siracusa, seus restos são venerados em Veneza e seus olhos encontram-se na igreja de São João Maior, em Nápoles.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 40,25-31

25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?”, fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: quem criou tudo isso? Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus, que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus”? 28Acaso ignoras ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.8.10 (R. 1a)

R. Bendize, ó minha alma ao Senhor.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

3Pois ele te perdoa toda culpa, *e cura toda a tua enfermidade; 4da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão; R.

8O Senhor é indulgente, é favorável, *é paciente, é bondoso e compassivo. 10Não nos trata como exigem nossas faltas, *nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.

Evangelho: Mt 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.


Santos em destaque

Santa Odila, Otília ou Odília, virgem (†séc. VII). Filha do Duque da Alsácia, França, primeira abadessa do mosteiro de Hohenburg, no qual instalou um hospital para doentes incuráveis e abandonados. Transformou em hospitais e conventos os castelos herdados de seus pais.

São Pedro Cho Hwa-so e cinco companheiros, mártires (†1866). Leigos torturados até à morte por se recusarem a renegar a Fé, durante a perseguição na Coreia.

Beato João Marinoni, presbítero (†1562). Com São Caetano de Thiene, dedicou-se à reforma do clero e assistência aos necessitados.

Beato Antônio Grassi, presbítero (†1671). Religioso da Congregação do Oratório, falecido em Fermo (Itália), exerceu seu ministério impulsionando com seu exemplo a educação dos jovens.

Beata Maria Madalena da Paixão, virgem (†1921). Fundadora da Congregação das Irmãs Compassionistas Servas de Maria, em Castellammare di Stabia, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...

25 de abril de 2024

Festa de São Marcos Evangelista São Marcos, evangelista e mártir...

24 de abril de 2024

Quarta-feira da Quarta semana da Páscoa Memória facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever