11 de dezembro de 2023

Segunda-feira da 2ª semana do Advento

Memória facultativa de São Dâmaso I, Papa (†384). Em tempos muito difíceis, reuniu numerosos sínodos para defender a fé de Niceia contra os cismas e as heresias, estimulou São Jerônimo para traduzir em latim os livros sagrados e honrou piedosamente os sepulcros dos mártires, adornando-os com suas inscrições em verso.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 35,1-10

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes de água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco. 8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro, mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.

Salmo responsorial: Sl 84(85),9ab-10.11-12.13-14 (R. Is 35,4d)

R. Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

 9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar: *é a paz que ele vai anunciar; ba paz para o seu povo e seus amigos,*para os que voltam ao Senhor seu coração. 10Está perto a salvação dos que o temem,*e a glória habitará em nossa terra. R.

11A verdade e o amor se encontrarão, *a justiça e a paz se abraçarão; 12da terra brotará a fidelidade, *e a justiça olhará dos altos céus. R.

13O Senhor nos dará tudo o que é bom, *e a nossa terra nos dará suas colheitas; 14ª justiça andará na sua frente *e a salvação há de seguir os passos seus. R.

Evangelho: Lc 5,17-26

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. 18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo devido à multidão, subiram ao telhado e, por entre as telhas, o desceram com o leito no meio da assembleia, diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar os pecados – disse ao paralítico –, eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”


Santos em destaque

São Daniel Estilita, sacerdote (†493). Após alguns anos de vida no cenóbio, conheceu São Simeão Estilita e tornou-se seu seguidor.

Santa Maravilhas de Jesus (María Maravillas Pidal y Chico de Guzman), virgem (†1974). Filha do marquês de Pidal, embaixador espanhol junto à Santa Sé, tornou-se carmelita descalça. Fundou inúmeros mosteiros na Espanha e na Índia.

Beato David, monge (†1179). Admitido por São Bernardo na abadia de Claraval, foi enviado com outros monges para fundar um mosteiro na Alemanha, onde dedicou-se à oração e às boas obras.

Beato Franco Lippi, religioso (†1292). Jovem militar senense de péssimos costumes, foi castigado pela
cegueira. Arrependido, peregrinou a Santiago de Compostela e lá recuperou as vistas. Regressou à Itália, onde viveu o resto da vida como eremita.

Beato Jerônimo Ranuzzi, presbítero (†c. 1468). Ordenado sacerdote na Ordem dos Servos de Maria, foi professor em várias casas de estudos de sua Ordem, na Itália.

Beato Artur Bell, presbítero e mártir (†1643). Religioso franciscano executado em Londres no reinado de Carlos I, pelo simples fato de ser sacerdote católico.

Beata Maria do Pilar Villalonga Villalba, virgem e mártir (†1936). Leiga de intensa vida espiritual, dedicada ao apostolado nas associações paroquiais. Foi presa e fuzilada durante a perseguição religiosa na Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

3 de março de 2024

3º Domingo da Quaresma Leituras da Missa Santos em...

2 de março de 2024

Sábado da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

1 de março de 2024

Sexta-feira da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever