4 de julho de 2023

Terça-feira da 13ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santa Isabel de Portugal, rainha (†1336). Filha dos reis de Aragão, aos 12 anos foi dada em casamento a D. Diniz, futuro rei de Portugal. Sofreu muito com as infidelidades e os ciúmes do marido, e com as calúnias de um cortesão. Exerceu papel pacificador entre seus familiares. Após a morte do esposo fez-se terciária franciscana e passou o resto da vida na pobreza, e em mortificações.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 19,15-29

Naqueles dias, 15os anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, e sai, para não morreres também por causa das iniquidades da cidade”. 16Como ele hesitasse, os homens tomaram-no pela mão, a ele, à mulher e às duas filhas —  pois o Senhor tivera compaixão dele —, fizeram-nos sair e deixaram-nos fora da cidade. 17Uma vez fora, disseram: “Trata de salvar a tua vida. Não olhes para trás, nem te detenhas em parte alguma desta região. Mas foge para a montanha, se não quiseres morrer”. 18Ló respondeu: “Não, meu Senhor, eu te peço! 19O teu servo encontrou teu favor e foi grande a tua bondade, salvando-me a vida. Mas receio não poder salvar-me na montanha, antes que a calamidade me atinja e eu morra. 20Eis aí perto uma cidade onde poderei refugiar-me; é pequena, mas aí salvarei a minha vida”. E ele lhe disse: “Pois bem, concedo-te também este favor: não destruirei a cidade de que falas. 22Refugia-te lá depressa, pois nada posso fazer enquanto não tiveres entrado na cidade”. Por isso foi dado àquela cidade o nome de Segor. 23O sol estava nascendo, quando Ló entrou em Segor. 24O Senhor fez então chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. 25Destruiu as cidades e toda a região, todos os habitantes das cidades e até a vegetação do solo. 26Ora, a mulher de Ló olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal. 27Abraão levantou-se bem cedo e foi até o lugar onde antes tinha estado com o Senhor. 28Olhando para Sodoma e Gomorra, e para toda a região, viu levantar-se da terra uma densa fumaça, como a fumaça de uma fornalha. 29Mas, ao destruir as cidades da região, Deus lembrou-se de Abraão e salvou Ló da catástrofe que arrasou as cidades onde Ló havia morado.

Salmo responsorial: Sl 25(26),2-3.9-10.11-12 (R. 3a)

R. Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.

2Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, *sondai meu coração e o meu íntimo! 3Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; *vossa verdade escolhi por meu caminho. R.

9Não junteis a minha alma à dos malvados, *nem minha vida à dos homens sanguinários; 10eles têm as suas mãos cheias de crime; *sua direita está repleta de suborno. R.

11Eu, porém, vou caminhando na inocência; *libertai-me, ó Senhor, tende piedade! 12Está firme o meu pé na estrada certa; *ao Senhor eu bendirei nas assembleias. R.

Evangelho: Mt 8,23-27

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. 25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”


Santos em destaque

Santa Berta de Blangy, abadessa (†c. 725). Tendo enviuvado, fez-se religiosa no mosteiro fundado por ela própria, na cidade de Blangy, França.

Santo André de Creta, Bispo (†740). Arcebispo de Gortina (Creta), destacou-se como hinógrafo e
pregador.

Santo Ulrico, Bispo (†973). Bispo de Augsburgo, na Baviera, que faleceu nonagenário depois de exercer seu ministério episcopal por 50 anos.

São Cesídio Giacomantônio, presbítero e mártir (†1900). Franciscano lapidado e queimado na cidade de Hengyang, China, quando protegia o Santíssimo Sacramento.

Beato José Kowalski, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote salesiano, morto no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, depois de passar por atrozes tormentos.

Beato Bonifácio de Saboia, Bispo (†1270). Monge cartuxo nascido de nobre família francesa, eleito Arcebispo de Cantuária, Inglaterra.

Beata Catarina Jarrige, virgem (†1836). Terciária dominicana exemplar na assistência aos pobres e abandonados. Durante a Revolução Francesa ajudou os sacerdotes não-juramentados, fornecendo-lhes pão e vinho para a celebração da Eucaristia.

Beato Pedro Jorge Frassati, leigo (†1925). Jovem italiano que, sendo de uma família enriquecida, abdicou de seus confortos burgueses para ajudar aos mais necessitados financeira e espiritualmente através de uma “Cruzada Eucarística”.

Beata Maria Crucificada, religiosa (†1957). Fundou em Santa Marinella, perto de Roma, a Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, desejando unir à espiritualidade carmelitana um aspecto missionário, com o objetivo de “trazer almas para Deus”.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever