Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum
Memória facultativa de Santa Isabel de Portugal, rainha (†1336). Filha dos reis de Aragão, aos 12 anos foi dada em casamento a D. Diniz, futuro rei de Portugal. Sofreu muito com as infidelidades e os ciúmes do marido, e com as calúnias de um cortesão. Exerceu papel pacificador entre seus familiares. Após a morte do esposo fez-se terciária franciscana e passou o resto da vida na pobreza, e em mortificações.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Os 2,16.17b-18.21-22
Assim fala o Senhor: 16Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17be ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito. 18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal. 21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.
Salmo responsorial: Sl144(145),2-3.4-5.6-7.8-9(R.8a)
R. Misericórdia e piedade é o Senhor.
2Todos os dias haverei de bendizer-vos, *hei de louvar o vosso nome para sempre. 3Grande é o Senhor e muito digno de louvores, *e ninguém pode medir sua grandeza. R.
4Uma idade conta à outra vossas obras *e publica os vossos feitos poderosos; 5proclamam todos o esplendor de vossa glória *e divulgam vossas obras portentosas! R.
6Narram todos vossas obras poderosas, *e de vossa imensidade todos falam. 7Eles recordam vosso amor tão grandioso *e exaltam, ó Senhor, vossa justiça. R.
8Misericórdia e piedade é o Senhor, *ele é amor, é paciência, é compaixão. 9O Senhor é muito bom para com todos, * sua ternura abraça toda criatura. R.
Evangelho: Mt 9,18-26
18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: ‘Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.’ 19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos, veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: ‘Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada.’ 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: ‘Coragem, filha! A tua fé te salvou.’ E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: ‘Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo.’ E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.
Santos em destaque
Santa Berta de Blangy, abadessa (†c. 725). Tendo enviuvado, fez-se religiosa no mosteiro fundado por ela própria, na cidade de Blangy, França.
Santo André de Creta, Bispo (†740). Arcebispo de Gortina (Creta), destacou-se como hinógrafo e
pregador.
Santo Ulrico, Bispo (†973). Bispo de Augsburgo, na Baviera, que faleceu nonagenário depois de exercer seu ministério episcopal por 50 anos.
São Cesídio Giacomantônio, presbítero e mártir (†1900). Franciscano lapidado e queimado na cidade de Hengyang, China, quando protegia o Santíssimo Sacramento.
Beato José Kowalski, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote salesiano, morto no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, depois de passar por atrozes tormentos.
Beato Bonifácio de Saboia, Bispo (†1270). Monge cartuxo nascido de nobre família francesa, eleito Arcebispo de Cantuária, Inglaterra.
Beata Catarina Jarrige, virgem (†1836). Terciária dominicana exemplar na assistência aos pobres e abandonados. Durante a Revolução Francesa ajudou os sacerdotes não-juramentados, fornecendo-lhes pão e vinho para a celebração da Eucaristia.
Beato Pedro Jorge Frassati, leigo (†1925). Jovem italiano que, sendo de uma família enriquecida, abdicou de seus confortos burgueses para ajudar aos mais necessitados financeira e espiritualmente através de uma “Cruzada Eucarística”.
Beata Maria Crucificada, religiosa (†1957). Fundou em Santa Marinella, perto de Roma, a Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, desejando unir à espiritualidade carmelitana um aspecto missionário, com o objetivo de “trazer almas para Deus”.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online