8 de julho de 2022

Sexta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

Conforme CNBB Memória facultativa de Santo Agostinho Zhao Rong, presbítero, e companheiros, mártires (†1648-1930). Sob esta epígrafe, o Martirológio Romano reúne 120 sacerdotes e leigos mortos na China, em diversas épocas e lugares, por ódio à Fé.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Os 14,2-10

Assim fala o Senhor Deus: 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia.’ 5‘Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem.

Salmo responsorial: Sl 50,3-4. 8-9. 12-13. 14.17 (R. 17b)
R. Minha boca anunciará vosso louvor!

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me! 4Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa! R.

8Mas vós amais os corações que são sinceros, *na intimidade me ensinais sabedoria. 9Aspergi-me e serei puro do pecado, *e mais branco do que a neve ficarei. R.

12Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido. 13ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.

14Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso! 17Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *e minha boca anunciará vosso louvor! R.

Evangelho: Mt 10,16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.


Santos em destaque

Santos Áquila e Priscila (†séc. I). Colaboradores de São Paulo, estes  santos esposos o acolhiam em sua casa e arriscaram suas vidas para defendê-lo.

São Procópio de Cesaréia, mártir (†303). Foi decapitado no tempo de Diocleciano.

Santa Landrada, abadessa (†690). Abadessa do mosteiro de Munsterbilsen, na Bélgica.

São Quiliano, Bispo e mártir (†séc. VII). Nascido na Irlanda, partiu como missionário para a Baviera, na Alemanha, onde converteu o duque de Würtzburg. Foi cruelmente assassinado por observar diligentemente os costumes cristãos.

São Disibodo, eremita (†séc. VII). Eremita ao qual se juntaram vários discípulos, levando-o a fundar um mosteiro às margens do rio Nahe, Alemanha.

Santo Adriano III, Papa (†885). Empenhou-se em reconciliar a Igreja de Constantinopla com a de Roma. Faleceu de enfermidade durante uma viagem, nas proximidades de Módena, Itália.

Beato Eugênio III, Papa (†1153). Monge cisterciense e discípulo de São Bernardo, após ter governado o Mosteiro dos Santos Vicente e Anastásio, foi eleito Papa.

Beato Mancio Araki, mártir (†1626). Encarcerado em Omura, Japão, por ter dado refúgio em sua casa ao sacerdote Francisco Pacheco, morreu no cárcere.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Artigo anterior7 de julho de 2022
Próximo artigo9 de julho de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior7 de julho de 2022
Próximo artigo9 de julho de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever