8 de julho de 2024

Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santo Agostinho Zhao Rong, presbítero, e companheiros, mártires (†1648-1930). Sob esta epígrafe, o Martirológio Romano reúne 120 sacerdotes e leigos mortos na China, em diversas épocas e lugares, por ódio à Fé.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Os 2,16.17b-18.21-22

Assim fala o Senhor: 16“Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17be ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito. 18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal’. 21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor”.

Salmo responsorial: Sl 144(145),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 8a)

R. Misericórdia e piedade é o Senhor.

2Todos os dias haverei de bendizer-vos, *hei de louvar o vosso nome para sempre. 3Grande é o Senhor e muito digno de louvores, *e ninguém pode medir sua grandeza. R.

4Uma idade conta à outra vossas obras *e publica os vossos feitos poderosos; 5proclamam todos o esplendor de vossa glória *e divulgam vossas obras portentosas! R.

6Narram todos vossas obras poderosas, *e de vossa imensidade todos falam. 7Eles recordam vosso amor tão grandioso *e exaltam, ó Senhor, vossa justiça. R.

8Misericórdia e piedade é o Senhor, *ele é amor, é paciência, é compaixão. 9O  Senhor é muito bom para com todos, *sua ternura abraça toda criatura. R.

Evangelho: Mt 9,18-26

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. 19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos, veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.


Santos em destaque

Santos Áquila e Priscila (†séc. I). Colaboradores de São Paulo, estes  santos esposos o acolhiam em sua casa e arriscaram suas vidas para defendê-lo.

São Procópio de Cesaréia, mártir (†303). Foi decapitado no tempo de Diocleciano.

Santa Landrada, abadessa (†690). Abadessa do mosteiro de Munsterbilsen, na Bélgica.

São Quiliano, Bispo e mártir (†séc. VII). Nascido na Irlanda, partiu como missionário para a Baviera, na Alemanha, onde converteu o duque de Würtzburg. Foi cruelmente assassinado por observar diligentemente os costumes cristãos.

São Disibodo, eremita (†séc. VII). Eremita ao qual se juntaram vários discípulos, levando-o a fundar um mosteiro às margens do rio Nahe, Alemanha.

Santo Adriano III, Papa (†885). Empenhou-se em reconciliar a Igreja de Constantinopla com a de Roma. Faleceu de enfermidade durante uma viagem, nas proximidades de Módena, Itália.

Beato Eugênio III, Papa (†1153). Monge cisterciense e discípulo de São Bernardo, após ter governado o Mosteiro dos Santos Vicente e Anastásio, foi eleito Papa.

Beato Mancio Araki, mártir (†1626). Encarcerado em Omura, Japão, por ter dado refúgio em sua casa ao sacerdote Francisco Pacheco, morreu no cárcere.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever