9 de julho de 2024

Memória de Santa Paulina

Nascida na Itália, mudou-se para o Brasil quando ainda criança. Fundou em Nova Trento, Santa Catarina, a Congregação das Filhas da Imaculada Conceição, para a assistência aos pobres e abandonados.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Os 8,4-7.11-13

Assim fala o Senhor: 4“Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu conhecimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição. 5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços, esse bezerro de Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão. 11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito”.

Salmo responsorial: Sl 113B(115),3-4.5-6.7ab-8.9-10 (R. 9a)

R. Confia, Israel, no Senhor! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 3É nos céus que está o nosso Deus, *ele faz tudo aquilo que quer. 4São os deuses pagãos ouro e prata, *todos eles são obras humanas. R.

5Têm boca e não podem falar, *têm olhos e não podem ver; 6têm nariz e não podem cheirar, *tendo ouvidos, não podem ouvir. R.

7aTêm mãos e não podem pegar, *btêm pés e não podem andar. 8Como eles serão seus autores, *que os fabricam e neles confiam. R.

9Confia, Israel, no Senhor. *Ele é teu auxílio e escudo! 10Confia, Aarão, no Senhor. *Ele é teu auxílio e escudo! R.

Evangelho: Mt 9,32-38

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”


Santos em destaque

São Nicolau Pieck, presbítero, e companheiros, mártires (†1572). Sacerdote franciscano torturado e enforcado pelos calvinistas junto com 10 religiosos de sua ordem e oito sacerdotes seculares em Brielle, Holanda, por defenderem o Primado do Papa e a Presença Real de Jesus na Eucaristia.

Santa Verônica Giuliani, abadessa (†1727). Aos dezessete anos, ingressou como religiosa capuchinha no mosteiro de Città di Castello, Itália. Recebeu os estigmas da Paixão do Senhor.

São Joaquim He Kaizhi, mártir (†1839). Catequista estrangulado em Guiyang, China, por sua Fé cristã.

Beata Joana Scopelli, virgem (†1491). Religiosa carmelita, fundou em Reggio Emilia, Itália, um mosteiro do qual foi prioresa. Destacou-se por sua grande devoção a Nossa Senhora e suas austeras penitências.

Beatas Melania e Maria dos Anjos, virgens e mártires (†1794). Religiosas ursulinas martirizadas durante as perseguições da Revolução Francesa.

Beato Fiel Chijnacki, mártir (†1942). Religioso capuchinho preso durante a ocupação da Polônia e enviado ao campo de concentração de Dachau.

Beata Maria de Jesus Crucificado  Petkovič, virgem (†1966). Fundou na diocese de Dubrovnik, Croácia, a Congregação das Filhas da Misericórdia Franciscanas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever