10 de julho de 2024

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Os 10,1-3.7-8.12

1Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção, erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3Decerto, dirão agora: “Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?” 7Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: “Cobri-nos!” e às colinas: “Caí sobre nós!” 12Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós.’

Salmo responsorial: Sl 104(105),2-3.4-5.6-7 (R. 4b)

R. Buscai constantemente a face do Senhor! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

2Cantai, entoai salmos para ele, *publicai todas as suas maravilhas! 3Gloriai-vos em seu nome que é santo, *exulte o coração que busca a Deus! R.

4Procurai o Senhor Deus e seu poder, *buscai constantemente a sua face! 5Lembrai as maravilhas que ele fez, *seus prodígios e as palavras de seus lábios! R.

6Descendentes de Abraão, seu servidor, *e filhos de Jacó, seu escolhido, 7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *vigoram suas leis em toda a terra. R.

Evangelho: Mt 10,1-7

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo'”.


Santos em destaque

Santo Apolônio de Sardes, mártir. Morto crucificado na perseguição religiosa em Laodicéia.

Santas Rufina e Segunda, mártires, séc. III

São Pascário, Bispo (†séc. VII). Bispo de Nantes, França. Fundou, na ilha de Indre, um mosteiro para acolher Santo Hermelando e os monges de Fontanelle.

Santa Amalberga, virgem (†772). Nascida em Rodingi, Bélgica, foi educada em Bilsen por Santa Landrada e recebeu de São Wilibrordo o véu das virgens consagradas.

São Pedro Vincioli, presbítero e abade (†1007). Reconstruiu a Igreja de São Pedro, em Perúgia, Itália, e construiu junto a ela um mosteiro sob a regra cluniacense.

São Canuto IV, mártir (†1086). Rei da Dinamarca, que difundiu o culto divino e favoreceu a construção de numerosos mosteiros e igrejas. Morreu assassinado por súditos revoltosos.

Beata Maria Gertrude de Santa Sofía de Ripert d’Alauzin, virgem e mártir (†1794). Religiosa ursulina proveniente de nobre família, guilhotinada em Orange, França, por negar o juramento de liberdade-igualdade que lhe exigiram.

Beatos Manuel Ruiz, presbítero, e companheiros, mártires (†1860). Sacerdote franciscano massacrado em seu convento em Damasco, junto com sete religiosos e três leigos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever