20 de maio de 2022

Sexta-feira da 5ª semana da Páscoa

Memória facultativa de São Bernardino de Sena, presbítero (†1444). Sacerdote franciscano dedicado às missões populares na Itália. Propagou a devoção ao Santíssimo Nome de Jesus, incentivou as vocações religiosas e em três circunstâncias recusou a dignidade episcopal.

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 15,22-31

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!” 30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

Salmo responsorial: Sl 56, 8-9. 10-12 (R. 10a)
R. Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

8Meu coração está pronto, meu Deus, *está pronto o meu coração! 9Vou cantar e tocar para vós: *desperta, minh’alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, *eu irei acordar a aurora! R.

10Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *dar-vos graças, por entre as nações! 11Vosso amor é mais alto que os céus, *mais que as nuvens a vossa verdade! 12Elevai-vos, ó Deus sobre os céus, *vossa glória refulja na terra! R.

Evangelho: Jo 15,12-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.


Santos em destaque

Santa Lídia de Tiatira. Mulher “vendedora de púrpura e temente a Deus” (At 16, 14), ouviu uma pregação de São Paulo em Filipo da Macedônia, converteu-se e foi batizada juntamente com sua família.

Santo Austregisílo, Bispo (†624). Depois de servir na corte, abandonou o mundo e fez-se sacerdote. Eleito bispo de Bourges, assistiu ao Concílio de Paris. É o patrono da cidade de Bourges.

São Protásio Chong Kuk-bo, mártir (†1839). Renegou a Cristo durante a perseguição na Coreia, mas proclamou arrependido sua Fé perante o juiz e morreu no cárcere, após sofrer cruéis torturas.

Santo Arcângelo Tadini, presbítero (†1912). Pároco de Botticino Sera, nas proximidades de Bréscia, Itália, fundador da Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré.

Beata Colomba de Riéti, virgem (†1501). Nascida de família nobre em Perúgia, Itália, fez-se religiosa da Congregação das Irmãs da Penitência de São Domingos e promoveu a paz entre as facções em conflito nessa cidade.

Beato Luís Talamóni, presbítero (†1926). Fundou em Monza, Itália, a Congregação das Irmãs Misericordinas, dedicada especialmente à assistência aos doentes

Beata Maria Crescência (Maria Angélica Pérez), virgem (†1932). Religiosa da Congregação das Filhas de Maria Santíssima do Horto, falecida em Vallenar, Chile.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior19 de maio de 2022
Próximo artigo21 de maio de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior19 de maio de 2022
Próximo artigo21 de maio de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever