23 de novembro de 2023

Quinta-feira da 33ª semana do Tempo Comum

Memórias facultativas de São Clemente I, Papa e mártir. Terceiro sucessor de São Pedro, sofreu o martírio sob o império de Domiciano, em 97. E São Columbano, abade (†615). Monge irlandês, pregou o Evangelho em diversos reinos da Gália e fundou vários mosteiros, um dos quais o de Bóbio, onde morreu.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Mc 2,15-29

Naqueles dias, 15os delegados do rei Antíoco, encarregados de obrigar os judeus à apostasia, chegaram à cidade de Modin para organizar os sacrifícios. 16Muitos israelitas aproximaram-se deles, mas Matatias e seus filhos ficaram juntos, à parte. 17Tomando a palavra, os delegados do rei dirigiram-se a Matatias, dizendo: “Tu és um chefe de fama e prestígio na cidade, apoiado por filhos e irmãos. 18Sê o primeiro a aproximar-te e executa a ordem do rei, como fizeram todas as nações, os homens de Judá e os que ficaram em Jerusalém. Tu e teus filhos sereis contados entre os amigos do rei. E sereis honrados, tu e teus filhos, com prata e ouro e numerosos presentes”. 19Com voz forte, Matatias respondeu: “Ainda que todas as nações, incorporadas no império do rei, passem a obedecer-lhe, abandonando a religião de seus antepassados e submetendo-se aos decretos reais, 20eu, meus filhos e meus irmãos continuaremos seguindo a aliança de nossos pais. 21Deus nos guarde de abandonarmos sua lei e seus mandamentos. 22Não atenderemos às ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião nem para a direita nem para a esquerda”. 23Mal ele concluiu essas palavras, um judeu adiantou-se à vista de todos para oferecer um sacrifício no altar de Modin, segundo a determinação do rei. 24Ao ver isso, Matatias inflamou-se de zelo e ficou profundamente indignado. Tomado de justa cólera, precipitou-se contra o homem e matou-o sobre o altar. 25Matou também o delegado do rei, que queria obrigar a sacrificar, e destruiu o altar. 26Ardia em zelo pela Lei, como Fineias havia feito com Zambri, filho de Salu. 27E Matatias saiu gritando em alta voz pela cidade: “Quem tiver amor pela Lei e quiser conservar a aliança, venha e siga-me!” 28Então fugiu, ele e seus filhos, para as montanhas, abandonando tudo o que possuíam na cidade. 29Também muitos, seguidores da justiça e do direito, desceram para o deserto e ali se estabeleceram.

Salmo responsorial: Sl 49(50),1-2.5-6.14-15 (R. 23b)

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

1Falou o Senhor Deus, chamou a terra, †do sol nascente ao sol poente a convocou. *2De Sião, beleza plena, Deus refulge. R.

5“Reuni à minha frente os meus eleitos, *que selaram a Aliança em sacrifícios!” 6Testemunha o próprio céu seu julgamento, *porque Deus mesmo é juiz e vai julgar. R.

14Imola a Deus um sacrifício de louvor *e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. 15Invoca-me no dia da angústia, *e então te livrarei e hás de louvar-me. R.

Evangelho: Lc 19,41-44

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.


Santos em destaque

Santa Lucrécia, mártir (s. IV). Martirizada em Mérida, Espanha, durante a as perseguições no tempo do Império.

Santo Anfilóquio, Bispo (†a. 403). Exerceu seu ministério em Icônio, Ásia Menor, onde travou muitas lutas em defesa da Fé.

São Trudão, presbítero (†c. 690). Entregou todos os seus bens à Igreja de Metz e fundou ali um mosteiro, no qual reuniu muitos discípulos. Morreu em Saint-Trond, Bélgica.

Santa Cecília Yu So-sa, mártir (†1839). Viúva quase octogenária encarcerada durante a perseguição na Coréia, morreu esgotada em consequência dos numerosos espancamentos a que foi submetida.

Beata Margarida, religiosa (†1464). Obediente à vontade de sua nobre família, casou-se com o Marquês de Monteferrato. Foi dirigida espiritualmente por São Vicente Ferrer e tornou-se dominicana ao enviuvar-se.

Beato Miguel Agostinho Pro, presbítero e mártir (†1927). Sacerdote jesuíta, condenado sem processo e fuzilado no México durante a perseguição contra a Igreja.

Beata Maria Cecília Cendoya y Araquistain, virgem e mártir (†1936). Religiosa visitandina fuzilada durante a Guerra Civil espanhola, em Madri.

Beata Henriqueta Alfieri, virgem (†1951). Religiosa das Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret, que exerceu seu apostolado junto aos encarcerados, em Milão, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de abril de 2024

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memórias facultativas de Santo...

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever