11 de julho de 2024

Memória de São Bento

Abade (†547). Fundador da Ordem Beneditina, é considerado o pai de toda uma era histórica: a Idade Média. Através dos beneditinos deu-se a evangelização dos povos bárbaros, dos quais nasceu a requintada civilização cristã européia, por isso é considerado patriarca da vida monástica no Ocidente e padroeiro da Europa. Seu lema era: Ora et labora.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Os 11,1-4.8c-9

Assim fala o Senhor: 1“Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2Quanto mais eu os chamava tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos. 3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”.

Salmo responsorial: Sl 79(80),2ac e 3b.15-16 (R. 4b)

R. Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

2aÓ Pastor de Israel, prestai ouvidos. *cVós, que sobre os querubins vos assentais, 3bdespertai vosso poder, ó nosso Deus, *e vinde logo nos trazer a salvação! R.

15Voltai-vos para nós, Deus do universo! †Olhai dos altos céus e observai. *Visitai a vossa vinha e protegei-a! 16Foi a vossa mão direita que a plantou; *protegei-a, e ao rebento que firmastes! R.

Evangelho: Mt 10,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo”.


Santos em destaque

São Leôncio, Bispo (†c. 570). Brilhou em Bordeaux, França como  construtor e restaurador de edifícios destinados ao culto e silencioso benfeitor dos pobres.

Santo Hidulfo, abade (†707). Vivia como eremita no maciço dos Vosges, França. Sendo procurado por muitos discípulos, fundou o mosteiro de Moyenmoutier e o governou.

Santo Abundio, presbítero e mártir (†854). Morto em Córdoba, durante a perseguição dos mouros, por proclamar sem temor sua fé. Suas relíquias foram lançadas aos cães e às bestas.

Santa Olga de Kiev (†969). Avó de São Vladimir, foi a primeira soberana da Rússia a receber o Batismo. Morreu em Kiev, atual Ucrânia.

São Quetilo, presbítero (†c. 1150). Religioso agostiniano, promoveu a evangelização e empenhou-se em pacificar os ânimos nas disputas dinásticas em Viborg, Dinamarca.

Beato Beltrão, abade (†1149). Superior do Mosteiro de Grandselve, nas proximidades de Toulouse, França, agregou-o à Ordem Cisterciense.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever