11 de julho de 2023

Memória de São Bento

Abade (†547). Fundador da Ordem Beneditina, é considerado o pai de toda uma era histórica: a Idade Média. Através dos beneditinos deu-se a evangelização dos povos bárbaros, dos quais nasceu a requintada civilização cristã européia, por isso é considerado patriarca da vida monástica no Ocidente e padroeiro da Europa. Seu lema era: Ora et labora.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 32,23-33

Naqueles dias, 23Jacó levantou-se ainda de noite, tomou suas duas mulheres, as duas escravas e os onze filhos, e passou o vau do Jaboc. 24Depois de tê-los ajudado a passar a torrente, e atravessar tudo o que lhe pertencia, 25Jacó ficou só. E eis que um homem se pôs a lutar com ele até o raiar da aurora. 26Vendo que não podia vencê-lo, este tocou-lhe o nervo da coxa e logo o tendão da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava com ele. 27O homem disse a Jacó: “Larga-me, pois já surge a aurora”. Mas Jacó respondeu: “Não te largarei, se não me abençoares”. 28O homem perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Respondeu: “Jacó”. 29Ele lhe disse: “De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e com os homens e venceste”. 30Perguntou-lhe Jacó: “Dize-me, por favor, o teu nome”. Ele respondeu: “Por que perguntas o meu nome?” E ali mesmo o abençoou. 31Jacó deu a esse lugar o nome de Fanuel, dizendo: “Vi Deus face a face e foi poupada a minha vida”. 32Surgiu o sol quando ele atravessava Fanuel; e ia mancando por causa da coxa. 33Por isso os filhos de Israel não comem até hoje o nervo da articulação da coxa, pois Jacó foi ferido nesse nervo.

Salmo responsorial: Sl 16(17),1.2-3.6-7.8b e 15 (R. 15a)

R. Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

1Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, *escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, *pois não existe falsidade nos meus lábios! R.

2De vossa face é que me venha o julgamento, *pois vossos olhos sabem ver o que é justo. 3Provai meu coração durante a noite, †visitai-o, examinai-o pelo fogo, *mas em mim não achareis iniquidade. R.

6Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, *inclinai o vosso ouvido e escutai-me! 7Mostrai-me vosso amor maravilhoso, †vós que salvais e libertais do inimigo *
quem procura a proteção junto de vós. R.

8bProtegei-me qual dos olhos a pupila *e guardai-me, à proteção de vossas asas, 15Mas eu verei, justificado, a vossa face *e ao despertar me saciará vossa presença. R.

Evangelho: Mt 9,32-38

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”


Santos em destaque

São Leôncio, Bispo (†c. 570). Brilhou em Bordeaux, França como  construtor e restaurador de edifícios destinados ao culto e silencioso benfeitor dos pobres.

Santo Hidulfo, abade (†707). Vivia como eremita no maciço dos Vosges, França. Sendo procurado por muitos discípulos, fundou o mosteiro de Moyenmoutier e o governou.

Santo Abundio, presbítero e mártir (†854). Morto em Córdoba, durante a perseguição dos mouros, por proclamar sem temor sua fé. Suas relíquias foram lançadas aos cães e às bestas.

Santa Olga de Kiev (†969). Avó de São Vladimir, foi a primeira soberana da Rússia a receber o Batismo. Morreu em Kiev, atual Ucrânia.

São Quetilo, presbítero (†c. 1150). Religioso agostiniano, promoveu a evangelização e empenhou-se em pacificar os ânimos nas disputas dinásticas em Viborg, Dinamarca.

Beato Beltrão, abade (†1149). Superior do Mosteiro de Grandselve, nas proximidades de Toulouse, França, agregou-o à Ordem Cisterciense.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever