12 de julho de 2023

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 41,55-57;42,5-7a.17-24a

Naqueles dias, 55todo o Egito começou a sentir fome, e o povo clamou ao Faraó, pedindo alimento. E ele respondeu-lhe: “Dirigi-vos a José e fazei o que ele vos disser”. 56Quando a fome se estendeu a todo o país, José abriu os celeiros e vendeu trigo aos egípcios, porque a fome também os oprimia. 57De todas as nações vinham ao Egito comprar alimento, pois a fome era dura em toda a terra. 42,5Os filhos de Israel entraram na terra do Egito com outros que também iam comprar trigo, pois havia fome em Canaã. 6José era governador na terra do Egito e, conforme a sua vontade, se vendia trigo à população. Chegando os irmãos de José, prostraram-se diante dele com o rosto em terra. 7aAo ver seus irmãos, José os reconheceu. 17E mandou metê-los na prisão durante três dias. 18E, no terceiro dia, disse-lhes: “Fazei o que já vos disse e vivereis, pois eu temo a Deus. 19Se sois sinceros, fique um dos irmãos preso aqui no cárcere, e vós outros ide levar para vossas casas o trigo que comprastes. 20Mas trazei-me o vosso irmão mais novo, para que eu possa provar a verdade de vossas palavras, e não morrerdes”. Eles fizeram como José lhes tinha dito. 21E diziam uns aos outros: “Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão: vimos a sua angústia, quando nos pedia compaixão, e não o atendemos. É por isso que nos veio esta tribulação”. 22Rúben disse-lhes: “Não vos adverti dizendo: ‘Não pequeis contra o menino?’ E vós não me escutastes. E agora nos pedem conta do seu sangue”. 23Ora, eles não sabiam que José os entendia, pois lhes falava por meio de intérprete. 24aEntão, José afastou-se deles e chorou.

Salmo responsorial: Sl 32(33),2-3.10-11.18-19 (R. 22)

R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *na lira de dez cordas celebrai-o! 3Cantai para o Senhor um canto novo, *com arte sustentai a louvação! R.

10O Senhor desfaz os planos das nações *e os projetos que os povos se propõem. 11Mas os desígnios do Senhor são para sempre, †e os pensamentos que ele traz no coração, *de geração em geração, vão perdurar. R.

18Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, *e que confiam esperando em seu amor, 19para da morte libertar as suas vidas *e alimentá-los quando é tempo de penúria. R.

Evangelho: Mt 10,1-7

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo'”.


Santos em destaque

Santos Nabor e Félix, mártires (†304). Soldados martirizados durante a perseguição do imperador Maximiano. Segundo a tradição, foram sepultados em Milão.

São Vivenciolo, Bispo (†c. 523). Na Diocese de Lyon, França, estimulou os clérigos e leigos a participarem do Concílio de Pau, para que os fiéis pudessem conhecer melhor as decisões pontifícias.

São João Gualberto, abade (†1073). Por amor a Cristo, perdoou o assassino de seu irmão. Fundou a Ordem de Vallombrosa, nas cercanias de Fiesole, Itália.

São Leão I, abade (†1079). Governou o célebre mosteiro de Cava de’ Tirreni, em Salerno.

São João Jones, presbítero e mártir (†1598). Sacerdote franciscano nascido em Gales, enforcado e esquartejado em Londres durante o reinado de Elizabeth I, por exercer seu ministério sacerdotal na Inglaterra.

São Clemente Inácio Delgado Cebrián, Bispo e mártir (†1838). Após pregar o Evangelho por cinquenta anos no Vietnã, foi encarcerado e morreu em meio a atrozes sofrimentos.

São Pedro Khanh, presbítero e mártir (†1842). Reconhecido como sacerdote enquanto passava por uma alfândega, foi preso, torturado e decapitado em Nghê An, Vietnã.

Beato David Gunston, mártir (†1541). Cavaleiro da Ordem de São João de Jerusalém enforcado no patíbulo de Southwark, Londres, por negar a autoridade de Henrique VIII em assuntos espirituais.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

1 de maio de 2024

Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa Memória facultativa de São...

30 de abril de 2024

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa Memória Facultativa de São...

29 de abril de 2024

Memória de Santa Catarina de Sena (†1380), virgem e doutora...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever