13 de julho de 2024

Sábado da 14ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santo Henrique, Imperador (†1024 Grone – Alemanha). Duque da Baviera e, mais tarde, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Grande guerreiro, lutou em várias batalhas em defesa da Igreja. Empenhou-se na reforma da vida eclesial, e propagou a fé católica por toda a Europa. Ademais, dedicou-se inteiramente à Igreja e ao Papado: construiu catedrais, restaurou igrejas, fundou sedes episcopais, promoveu as reformas monásticas e converteu Santo Estevão, rei da Hungria.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 6,1-8

1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2Havia Serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas, duas cobriam-lhes o rosto, duas, os pés e, com duas, eles podiam voar. 3Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”. 6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.

Salmo responsorial: Sl 92(93),1ab.1c-2.5 (R. 1a)

R. Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 1aDeus é Rei e se vestiu de majestade, *brevestiu-se de poder e de esplendor! R.

cVós firmastes o universo inabalável, †2vós firmastes vosso trono desde a origem, *
desde sempre, ó Senhor, vós existis! R.

5Verdadeiros são os vossos testemunhos, †refulge a santidade em vossa casa, *pelos séculos dos séculos, Senhor! R.

Evangelho: Mt 10,24-33

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.


Santos em destaque

Santo Esdras, sacerdote e escriba que, na volta do exílio de Babilônia, reuniu o povo hebreu disperso e dedicou-se a ensinar e pôr em prática a Lei do Senhor em Israel.

São Silas (†séc. I). Enviado pelos Apóstolos para pregar aos gentios, juntamente com São Paulo e São Barnabé.

São Manuel Lê Van Phung, mártir (†1859). Pai de família que, embora preso, continuou exortando seus filhos e familiares à caridade para com seus perseguidores. Morreu decapitado em Chau Doc, Vietnã.

Santa Clélia Barbieri, virgem (†1870). Ardorosa devota da Eucaristia, fundou as Irmãs Mínimas de Nossa Senhora das Dores, dedicadas à catequese das moças pobres. O Papa João Paulo II a proclamou “padroeira dos catequistas”.

Beato Tomás Tunstal, presbítero e mártir (†1616). Sacerdote beneditino condenado à morte pelo Rei Jaime I da Inglaterra.

Beato Fernando Maria Baccilieri, presbítero (†1893). Fundou em Galeazza, Itália, a Congregação das Servas de Maria, para ajudar às famílias necessitadas e formação das jovens.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever