30 de novembro de 2022

Festa de Santo André Apóstolo

Santo André, apóstolo. Irmão de São Pedro, foi o primeiro a receber o chamado de Jesus. Morreu crucificado em Patras, depois de pregar o Evangelho em Acaia e outras regiões da Grécia.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 10, 9-18

Irmãos: 9Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.

Salmo responsorial: Sl 18(19A), 2-3.4-5 (R. 5a)
R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

2Os céus proclamam a glória do Senhor, *e o firmamento, a obra de suas mãos; 3o dia ao dia transmite esta mensagem, *a noite à noite publica esta notícia. R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, *nem são vozes que possam ser ouvidas; 5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *chega aos confins do universo a sua voz. R.

Evangelho: Mt 4, 18-22

18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: ‘Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.’ 20Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.


Santos em destaque

São Tudual, abade e Bispo (†séc. VI). Foi o primeiro Bispo de Tréguier, na Bretanha Menor, França. Construiu ali diversos mosteiros.

São Cutberto Mayne, presbítero e mártir (†1577). Convertido ao Catolicismo e ordenado sacerdote, exercia seu ministério na Inglaterra quando foi descoberto e condenado à morte no reinado de Elizabeth I.

São Galgano Guidotti, eremita (†1181). Após uma juventude devassa, viveu como penitente numa ermida sobre o monte Siepi, na Toscana, Itália

São Tadeu Liu Ruiting, presbítero e mártir (†1823). Depois de suportar suplícios e mais de dois anos de cárcere, morreu estrangulado em Quxian, China.

São José Marchand, presbítero e mártir (†1835). Sacerdote da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris, que, no tempo do imperador Minh Mang, foi condenado ao suplício dos 100 açoites em Hué, Vietnã.

Beato João de Vercelas, sacerdote (†1283), sacerdote. Mestre Geral da Ordem Dominicana, divulgou empenhadamente a devoção ao Santo Nome de Jesus.

Beato Frederico de Ratisbona, religioso (†1329). Da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho onde exerceu o ofício de carpinteiro; brilhou por seu fervor na oração, obediência e caridade.

Beato Alexandre Crow, presbítero e mártir (†1586). Preso por exercer o ministério sacerdotal na Inglaterra, foi enforcado e esquartejado, no reinado de Elizabeth I.

Beato Luís Roque Gientyngier, presbítero e mártir (†1941). Executado perto de Munique, Alemanha, no tempo da ocupação militar da Polônia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano onlne


Galerias de imagens

Artigo anterior29 de novembro de 2022
Próximo artigo1 de dezembro de 2022

Próximas liturgias

9 de dezembro de 2022

Sexta-feira da 2ª semana do Advento Memória facultativa de São...

8 de dezembro de 2022

Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora Imaculada Conceição de...

7 de dezembro de 2022

Memória de Santo Ambrósio Santo Ambrósio, Bispo e doutor da...
Artigo anterior29 de novembro de 2022
Próximo artigo1 de dezembro de 2022

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,148SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever