18 de maio de 2022

Quarta-feira 5ª semana da Páscoa

Memória facultativa de São João I, papa e mártir (†526). Sofreu a perseguição do rei ariano Teodorico. Morreu na cadeia de Ravena.

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 15,1-6

Naqueles dias, 1chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isso provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. 3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos. 4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e anciãos e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.

Salmo responsorial: Sl 121, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. Cf. 1)
R. Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Que alegria, quando ouvi que me disseram: *’Vamos à casa do Senhor!’ 2E agora nossos pés já se detêm, *Jerusalém, em tuas portas. R.

3Jerusalém, cidade bem edificada *num conjunto harmonioso; 4apara lá sobem as tribos de Israel, *as tribos do Senhor. R.

4bPara louvar, segundo a lei de Israel, *o nome do Senhor. 5A sede da justiça lá está *e o trono de Davi. R.

Evangelho: Jo 15,1-8

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira, e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.


Santos em destaque

Santo Erico IX (†1161). Rei da Suécia que enviou o Bispo Santo Henrique à Finlândia, para propagar o Evangelho. Foi apunhalado por seus inimigos, enquanto participava da Santa Missa.

São Félix de Cantalice, religioso (†1587). Frade capuchinho, passava a maior parte da noite em oração. De dia, percorria as ruas de Roma, pedindo esmolas e socorrendo os pobres e os doentes.

Beato Burcardo, presbítero (†séc. XII). Zeloso sacerdote suíço de Beinwill, destacou-se pela digna e piedosa administração dos sacramentos.

Beata Blandina Merten, virgem (†1918). Religiosa da Ordem de Santa Úrsula, falecida em Mergentheim, Alemanha.

Beato Martinho Oprzadek, presbítero e mártir (†1942). Religioso da Ordem dos Frades Menores morto na câmara de gás em Hartheim, Áustria, por sua fé em Cristo.

Beato Estanislau Kubista, presbítero e mártir (†1942). Morreu nas câmaras de gás do campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Artigo anterior17 de maio de 2022
Próximo artigo19 de maio de 2022

Próximas liturgias

4 de julho de 2022

Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

5 de julho de 2022

Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

6 de julho de 2022

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior17 de maio de 2022
Próximo artigo19 de maio de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever