Solenidade de São Pedro e São Paulo
Hoje, omite-se a Festa de São Tomé, Apóstolo. Quando os discípulos lhe anunciaram a Ressurreição de Nosso Senhor, ele não acreditou, mas quando Jesus Ressuscitado lhe mostrou a divina chaga de seu lado, ele exclamou: “Meu Senhor e meu Deus!”, reparando com esse ato perfeito de fé sua atitude cética. Foi o evangelizador da Índia.
Ver também:
- Comentário ao Evangelho, por Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP
- A bem-aventurança de crer no testemunho da Igreja
- A “punição” de São Tomé
- Nas pegadas do Apóstolo da Índia
- As cinco chagas do Senhor
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 12,1-11
Salmo responsorial: Sl 33(34), 2-3.4-5.6-7.8-9 (R.5)
Segunda leitura: 2Tm 4,6-8.17-18
Evangelho: Mt 16,13-19
Santos em destaque
Santo Anatólio, Bispo (†458). Patriarca de Constantinopla, defensor do dogma das naturezas divina e humana em Cristo, durante o Concílio de Calcedônia.
Santo Heliodoro, Bispo (†séc. IV-V). Discípulo de São Valeriano de Aquileia, participou do Concílio de Aquileia em 381, contra a heresia ariana.
São Leão II, Papa (†683). Aprovou o III Concílio de Constantinopla. Afirmou a supremacia papal contra as repetidas tentativas dos patriarcas de Constantinopla de libertar-se da dependência de Roma.
São Raimundo Gayrard, leigo (†1118). Ao ficar viúvo, dedicou-se às obras de caridade, fundou um hospital e foi admitido entre os cônegos da basílica de São Saturnino, em Toulouse, França.
São José Nguyên Dình Uyên, mártir (†1838). Catequista preso e barbaramente torturado em Hung Yên, Vietnã, por recusar-se a pisar numa cruz.
São Filipe Phan Van Minh, presbítero e mártir (†1853). Temendo trazer complicações à família que o acolhera durante a perseguição, preferiu entregar-se. Foi decapitado na Cochinchina, atual Vietnã, por ordem do rei Tu Duc.
Beata Maria Ana Mogás Fontcuberta, virgem (†1886). Fundou em Fuencarral, Espanha, a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online