16 de julho de 2024

Festa de Nossa Senhora do Carmo.

Nesta data, em 1251, Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock e lhe entregou o escapulário do Carmo. Sob esta invocação, os carmelitas veneram a Mãe de Deus, pois foi no Monte Carmelo que Elias teve a visão da nuvenzinha que A representava. Neste monte começou a Ordem Carmelita, constituída por eremitas dedicados à contemplação, daí a razão de esta invocação ser também conhecida como Nossa Senhora do Monte Carmelo.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Zc 2,14-17

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”.

Salmo responsorial: Lc 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 (R. Cf. 54b)

R. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome. Ou Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

 46A minh’alma engrandece ao Senhor, *47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, R.

48pois, ele viu a pequenez de sua serva, *eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 49O Poderoso fez por mim maravilhas *e Santo é o seu nome! R.

50Seu amor, de geração em geração, *chega a todos que o respeitam. 51Demonstrou o poder de seu braço, *dispersou os orgulhosos. R.

52Derrubou os poderosos de seus tronos *e os humildes exaltou. 53De bens saciou os famintos *e despediu, sem nada, os ricos. R.

54Acolheu Israel, seu servidor, *fiel ao seu amor, 55como havia prometido aos nossos pais, *em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. R.

Evangelho: Mt 12,46-50

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


Santos em destaque

Santo Atenógenes, mártir (†c. 305). Sofreu o  terrível martírio de ser queimado vivo, após ter deixado aos seus a herança de um hino sobre a divindade do Espírito Santo.

Santa Maria Madalena Postel, virgem (†1846). Durante a Revolução Francesa, usou seus bens para auxiliar os enfermos e os fiéis. Estabelecida a paz, fundou em Saint-Sauver-le-Vicomte, França, a Congregação das Filhas da Misericórdia.

Santa Teresa Zhang Hezhi, mártir (†1900). Executada a lançadas durante a perseguição dos Boxer, na China, junto com seus dois filhos, por recusar-se a adorar as divindades locais.

Beata Imengarda, abadessa (†866). Bisneta de Carlos Magno, entregou-se ao serviço de Deus no mosteiro de Chiemsee, Alemanha, do qual foi abadessa.

Beato Bartolomeu dos Mártires, Bispo (†1590). Religioso dominicano eleito Arcebispo de Braga, Portugal, escreveu diversas obras de Teologia e espiritualidade.

Beatos João Sugar, presbítero, e Roberto Grissold, mártires (†1604). Torturados e mortos durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, o primeiro por exercer o ministério sacerdotal nesse país, e o segundo por tê-lo ajudado.

Beatos André de Soveral e Domingos Carvalho, presbíteros e mártires (†1645). Trucidados por holandeses calvinistas e índios no engenho de Cunhaú, perto de Natal, Brasil, quando o Padre André, sacerdote da Companhia de Jesus, celebrava a Santa Missa.

Beata Amada de Jesus de Gordon, virgem, e companheiras, mártires (†1794). Tendo-se recusado a abandonar a vida religiosa, foram condenadas e guilhotinadas em Orange durante a Revolução Francesa.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever