15 de julho de 2024

Memória de São Boaventura

Bispo e Doutor da Igreja (†1274 Lyon – França). Foi nomeado Superior Geral dos Franciscanos, tornando-se como que o segundo fundador da Ordem, fazendo promulgar suas constituições e regendo-a segundo o espírito de São Francisco. Amigo e companheiro de lutas de São Tomás de Aquino, juntos combateram os erros da época. É conhecido como o Doutor Seráfico.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 1,10-17

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 11Que me importa a abundância de vossos sacrifícios? – diz o Senhor. Estou farto de holocaustos de carneiros e de gordura de animais cevados; do sangue de touros, de cordeiros e de bodes, não me agrado. 12Quando entrais para vos apresentar diante de mim, quem vos pediu para pisardes os meus átrios? 13Não continueis a trazer oferendas vazias! O incenso é para mim uma abominação! Não suporto lua nova, sábado, convocação de assembleia: iniquidade com reunião solene! 14Vossas luas novas e vossas solenidades, eu as detesto! Elas são para mim um peso, estou cansado de suportá-las. 15Quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos. Ainda que multipliqueis a oração, eu não ouço: Vossas mãos estão cheias de sangue! 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva.

Salmo responsorial: Sl 49(50),8-9.16bc-17.21 e 23 (R. 23b)

R. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

8Eu não venho censurar teus sacrifícios, *pois sempre estão perante mim teus holocaustos; 9não preciso dos novilhos de tua casa *nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. R.

16bComo ousas repetir os meus preceitos *ce trazer minha Aliança em tua boca? 17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *e deste as costas às palavras dos meus lábios! R.

21Diante disso que fizeste, eu calarei? *Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo *e manifesto essas coisas aos teus olhos. R.

23Quem me oferece um sacrifício de louvor *este sim é que honra de verdade. A todo homem que procede retamente *eu mostrarei a salvação que vem de Deus. R.

Evangelho: Mt 10,34-11,1

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.


Santos em destaque

São José de Tessalônica, Bispo (†832). Monge eleito Bispo da cidade grega de Tessalônica, sofreu muito por defender a disciplina eclesiástica e o culto às sagradas imagens.

São Vladimir, rei (†1015). Grão-Príncipe de Kiev, neto de Santa Olga. De costumes pagãos, converteu-se ao Cristianismo e chamou missionários para evangelizar seu povo.

São David, Bispo (†c. 1082). Religioso cluniacense de origem inglesa, enviado como missionário para evangelizar os suecos. Morreu ancião em Västeras, Suécia.

São Pompílio Maria Pirrotti, presbítero (†1766). Sacerdote da Ordem dos Clérigos Regulares das Escolas Pias exerceu seu apostolado em diversas regiões da Itália.

São Pedro Nguyen Ba Tuan, presbítero e mártir (†1838). Preso no tempo do imperador Minh Mang, morreu de fome no cárcere de Nam Dinh, Vietnã.

Beato Ceslau de Polônia, presbítero (†1242). Recebeu o hábito dominicano das mãos do próprio São Domingos. Destacou-se por suas ardorosas pregações. Fundou os conventos de Praga e Breslávia.

Beato Miguel Bernardo Marchand, presbítero e mártir (†1794). Prisioneiro durante a Revolução Francesa por causa do sacerdócio, morreu consumido pela enfermidade dentro do barco-prisão ancorado em Rochefort, França.

Beata Ana Maria Javouhey, virgem (†1851). Terciária franciscana. Durante a Revolução Francesa defendeu ardorosamente os religiosos. Destinou todos os seus bens aos enfermos e fundou a Congregação das Filhas da Misericórdia, para a educação das jovens.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever