17 de julho de 2024

Memória do Beato Inácio de Azevedo e companheiros, mártires. 

Em 1570 viajava para o Brasil um numeroso grupo de jesuítas, liderados pelo Beato Inácio de Azevedo. Naquela época, as águas do Atlântico estavam infestadas de piratas protestantes, que atacaram a nau dos religiosos perto das Ilhas Canárias, sendo todos massacrados. São venerados como “Os Quarenta Mártires do Brasil”.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 10,5-7.13-16

Assim fala o Senhor: 5“Ai de Assur, vara de minha cólera, bastão em minhas mãos, instrumento de minha indignação! 6Eu o envio contra uma nação ímpia e ordeno-lhe, contra um povo que me excita à ira, que o submeta à pilhagem e ao saque, que o calque aos pés como lama nas ruas. 7Mas ele assim não pensava, seu propósito não era esse; pelo contrário, sua intenção era esmagar e exterminar não poucas nações. 13Pois diz o rei da Assíria: ‘Realizei isso pela força da minha mão e com minha sagacidade, pois tenho experiência; aboli as fronteiras dos povos, saqueei seus tesouros, e derrubei de golpe os ocupantes de altos postos; 14minha mão empalmou como um ninho a riqueza dos povos; e como se apanha uma ninhada de ovos, assim ajuntei eu os povos da terra, e não houve quem batesse asa ou abrisse o bico e desse um pio’. 15Mas acaso gloria-se o machado, em detrimento do lenhador que com ele corta? Ou se exalta a serra contra o serrador que a maneja? Como se a vara movesse quem a levanta e um bastão erguesse aquele que não é madeira. 16Por isso, enviará o Dominador, Senhor dos exércitos, contra aqueles fortes guerreiros o raquitismo; e abalará sua glória com convulsões que queimam como fogo”.

Salmo responsorial: Sl 93(94),5-6.7-8.9-10.14-15 (R. 14a)

R. O Senhor não rejeita o seu povo.

5Eis que oprimem, Senhor, vosso povo *e humilham a vossa herança; 6estrangeiro e viúva trucidam, *e assassinam o pobre e o órfão! R.

7Eles dizem: “O Senhor não nos vê *e o Deus de Jacó não percebe!” 8Entendei, ó estultos do povo; *insensatos, quando é que vereis? R.

9O que fez o ouvido, não ouve? *Quem os olhos formou, não verá? 10Quem educa as nações, não castiga? *Quem os homens ensina, não sabe? R.

14O Senhor não rejeita o seu povo *e não pode esquecer sua herança: 15voltarão a juízo as sentenças; *quem é reto andará na justiça. R.

Evangelho: Mt 11,25-27

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.


Santos em destaque

Santas Justa e Rufina, virgens e mártires (†c. 287). Irmãs sevilhanas presas e submetidas a cruéis suplícios por ordem do governador Diogeniano.

Santa Marcelina, virgem (†séc. IV). Irmã de Santo Ambrósio, recebeu o véu das virgens na Basílica de São Pedro, das mãos do Papa Libério.

São Leão IV, Papa (†855). Defensor da justiça e apologista do primado de Pedro.

Santo André, eremita (†1031). Foi para a Hungria a pedido do rei Santo Estêvão e levou uma vida de extrema austeridade, nas proximidades dos Montes Cárpatos.

Santa Edwiges, rainha (†1399). Filha dos soberanos da Polônia, casou-se com o rei da Lituânia. Levou a fé católica à Lituânia, convertendo o marido e todo o povo.

Beatas Teresa de Santo Agostinho e quinze companheiras, virgens e mártires (†1794). Religiosas do Carmelo de Compiègne, guilhotinadas durante a Revolução Francesa.

Beato Paulo Gojdich, Bispo e mártir (†1960). Sendo ordinário da Eparquia de Presov, na Eslováquia, foi jogado na prisão, onde morreu depois de sofrer atrozes torturas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever