18 de julho de 2024

Quinta-feira da 15ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 26,7-9.12.16-19

7O caminho do justo é reto, e tu ainda aplainas a estrada ao justo. 8Sim, no caminho dos teus juízos esperamos em ti, Senhor; para o teu nome e para a tua memória volta-se o nosso desejo. 9Quando vem a noite anseia por ti a minh’alma e com a força do espírito te procuro no meu íntimo. Quando brilharem na terra teus juízos, os habitantes do mundo aprenderão a ser justos. 12Senhor, hás de dar-nos a paz, como nos deste a mão em nossos trabalhos. 16Senhor, eles a ti recorreram na angústia; exageraram na superstição, e veio-lhes o teu castigo. 17Como a mulher grávida, ao aproximar-se o parto geme e chora em suas dores, assim nós, Senhor, em tua presença. 18Concebemos e sofremos dores de parto, e o que geramos foi vento. Não demos à terra frutos de salvação, não fizemos nascer habitantes para o mundo. 19Reviverão os teus mortos e se levantarão também os meus mortos. Despertai, cantai louvores, vós que jazeis no pó! Senhor, é orvalho de luz o teu orvalho, e a terra trará à luz os falecidos.

Salmo responsorial: Sl 101(102),13-15.16-18.19-21 (R. 20b)

R. O Senhor olhou a terra do alto céu.

13Mas vós, Senhor, permaneceis eternamente, *de geração em geração sereis lembrado! 14Levantai-vos, tende pena de Sião, *já é tempo de mostrar misericórdia!15Pois vossos servos têm amor aos seus escombros *e sentem compaixão de sua ruína. R.

16As nações respeitarão o vosso nome, *e os reis de toda a terra, a vossa glória; 17quando o Senhor reconstruir Jerusalém *e aparecer com gloriosa majestade, 18ele ouvirá a oração dos oprimidos *e não desprezará a sua prece. R.

19Para as futuras gerações se escreva isto, *e um povo novo a ser criado louve a Deus. 20Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, *e o Senhor olhou a terra do alto céu, 21para os gemidos dos cativos escutar * e da morte libertar os condenados. R.

Evangelho: Mt 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.


Santos em destaque

São Filastro, Bispo (†c. 397). Bispo de Bréscia, uniu-se a Santo Ambrósio e Santo Agostinho no combate contra o arianismo.

Santo Arnolfo, Bispo (†640). Eleito Bispo de Metz, renunciou ao cargo para levar vida eremítica. Chegou a ser conselheiro do rei da Austrásia, Dagoberto I, quem mandou construir a Basílica de Saint-Denis.

Santa Teodósia, religiosa e mártir (†séc. VIII). Padeceu o martírio em Constantinopla, por opor-se à destruição de uma antiga imagem de Cristo que o imperador Leão III, o Isáurico, tinha mandado remover da porta de Bronze do seu palácio.

São Frederico, Bispo (†838). Bispo de Utrecht, Holanda, e exímio conhecedor das Sagradas Escrituras, consagrou-se à evangelização dos Frísios.

São Bruno, Bispo (†1123). Trabalhou e sofreu muito pela restauração da Igreja, sendo por isso perseguido e obrigado a abandonar a Diocese de Segni, refugiando-se em Monte Cassino.

São Simão de Lipnica, presbítero (†1482). Pregador franciscano, devoto do Nome de Jesus, morreu em Cracóvia, Polônia, contagiado pelas vítimas de uma epidemia, das quais cuidava.

São Bartolomeu dos Mártires, Bispo (†1590). Frade dominicano, eleito Arcebispo de Braga. Após intensa atividade apostólica, renunciou ao episcopado para retomar a vida de simples religioso.

Beato João Batista de Bruxelas, presbítero e mártir (†1794). Sacerdote da Diocese de Limoges, aprisionado durante a Revolução Francesa numa sórdida galera em Rochefort. Morreu de fome e de doenças ali contraídas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever