19 de julho de 2023

Quarta-feira da 15ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 3,1-6.9-12

Naqueles dias, 1Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou um dia, o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb. 2Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo: 3“Vou aproximar-me desta visão extraordinária, para ver porque a sarça não se consome”. 4O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça, dizendo: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”. 5E Deus disse: “Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”. 6E acrescentou: “Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão,o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus. 9E agora, o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles. 10Mas vai, eu te envio ao Faraó, para que faças sair do Egito o meu povo, os filhos de Israel”. 11E Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao Faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egito?” 12Deus lhe disse: “Eu estarei contigo; e este será o sinal de que fui eu que te enviei: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha”.

Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.6-7 (R. 8a)

R. O Senhor é indulgente, é favorável.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

3Pois ele te perdoa toda culpa, *e cura toda a tua enfermidade; 4da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão. R.

6O Senhor realiza obras de justiça *e garante o direito aos oprimidos; 7revelou os seus caminhos a Moisés, *e aos filhos de Israel, seus grandes feitos. R.

Evangelho: Mt 11,25-27

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.


Santos em destaque

Santo Epafras, discípulo de São Paulo. Pregou o Evangelho em Colosso, Laodicéia e Gerápolis.

Santa Macrina, virgem (†379). Irmã dos santos Basílio Magno, Gregório de Nisa e Pedro de Sebaste. Versada nas Sagradas Escrituras, retirou-se para levar uma vida solitária no mosteiro de Annesi, no norte da Turquia.

Santa Áurea, virgem e mártir (†856). Conduzida diante dos juízes em Córdoba, Espanha, abjurou da fé cristã por temor, mas logo se arrependeu e foi martirizada.

São Bernoldo, Bispo (†1054). Construiu muitas igrejas na Diocese de Utrecht, Holanda, e introduziu nos mosteiros a  disciplina cluniacense.

São João Plessington, presbítero e mártir (†1679). Condenado à forca em Chester, Inglaterra, durante o reinado de Carlos II.

Beato Pedro Crisci, penitente (†c. 1323). Após distribuir seus bens aos pobres, pôs-se ao serviço da catedral de Foligno, Itália, passando a viver na torre do campanário.

Beato Aquiles Puchala, presbítero e mártir (†1943). Religioso franciscano polonês, fuzilado pelos invasores nazistas durante a Segunda Guerra.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever