19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 38,1-6.21-22.7-8

Naqueles dias, 1Ezequias foi acometido de uma doença mortal. Foi visitá-lo o profeta Isaías, filho de Amós, e disse-lhe: “Isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás”. 2Então Ezequias virou o rosto contra a parede e orou ao Senhor, dizendo: 3“Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos”. Ezequias prorrompeu num grande choro. 4A palavra do Senhor foi dirigida a Isaías: 5“Vai dizer a Ezequias: Isto diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: ‘Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos, 6 vou libertar-te das mãos do rei da Assíria, junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção'”. 21Então, Isaías ordenou que fizessem uma cataplasma de massa de figos e a aplicassem sobre a ferida, que ele ficaria bom. 22Perguntou Ezequias: “E qual é o sinal de que hei de subir à casa do Senhor?” 7“Este é o sinal que terás do Senhor, de que ele cumprirá a promessa que fez: 8Eis que farei recuar dez graus a sombra dos graus que já desceu no relógio solar de Acaz”. De fato, a marca do sol recuara dez graus dos que ela tinha descido.

Salmo responsorial: Is 38,10.11.12.16 (R. cf. 17b)

R. Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

10Eu dizia: “É necessário que eu me vá *no apogeu de minha vida e de meus dias; para a mansão triste dos mortos descerei, *sem viver o que me resta dos meus anos”. R.

11Eu dizia: “Não verei o Senhor Deus †sobre a terra dos viventes nunca mais; *nunca mais verei um homem neste mundo!” R.

12Minha morada foi à força arrebatada, *desarmada como a tenda de um pastor. Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, *mas agora foi cortada a sua trama. R.

16Ó Senhor, meu coração em vós espera; †por vós há de viver o meu espírito. *curai-me e conservai a minha vida.

Evangelho: Mt 12,1-8

1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo, o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.


Santos em destaque

Santo Epafras, discípulo de São Paulo. Pregou o Evangelho em Colosso, Laodicéia e Gerápolis.

Santa Macrina, virgem (†379). Irmã dos santos Basílio Magno, Gregório de Nisa e Pedro de Sebaste. Versada nas Sagradas Escrituras, retirou-se para levar uma vida solitária no mosteiro de Annesi, no norte da Turquia.

Santa Áurea, virgem e mártir (†856). Conduzida diante dos juízes em Córdoba, Espanha, abjurou da fé cristã por temor, mas logo se arrependeu e foi martirizada.

São Bernoldo, Bispo (†1054). Construiu muitas igrejas na Diocese de Utrecht, Holanda, e introduziu nos mosteiros a  disciplina cluniacense.

São João Plessington, presbítero e mártir (†1679). Condenado à forca em Chester, Inglaterra, durante o reinado de Carlos II.

Beato Pedro Crisci, penitente (†c. 1323). Após distribuir seus bens aos pobres, pôs-se ao serviço da catedral de Foligno, Itália, passando a viver na torre do campanário.

Beato Aquiles Puchala, presbítero e mártir (†1943). Religioso franciscano polonês, fuzilado pelos invasores nazistas durante a Segunda Guerra.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

18 de julho de 2024

Quinta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever