20 de julho de 2023

Quinta-feira da 15ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 3,13-20

Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor do meio da sarça, 13Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ o que lhes devo responder?” 14Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós'”. 15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel. 18Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: ‘O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos que ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’. 19Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte. 20Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.

Salmo responsorial: l 104(105),1 e 5.8-9.24-25.26-27 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.

1Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, *anunciai entre as nações seus grandes feitos! 5Lembrai as maravilhas que ele fez, *seus prodígios e as palavras de seus lábios! R.

8Ele sempre se recorda da Aliança, *promulgada a incontáveis gerações; 9da Aliança que ele fez com Abraão, *e do seu santo juramento a Isaac. R.

24Deus deu um grande crescimento a seu povo *e o fez mais forte que os próprios opressores. 25Ele mudou seus corações para odiá-lo, *e trataram com má-fé seus servidores. R.

26Então mandou Moisés, seu mensageiro, *e igualmente Aarão, seu escolhido; 27por meio deles realizou muitos prodígios *e, na terra do Egito, maravilhas. R.

Evangelho: Mt 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.


Santos em destaque

São José Barsabas, discípulo de Jesus. Designado pelos Apóstolos, junto com São Matias, para ocupar o lugar de Judas.

Santa Marina ou Margarida, virgem e mártir (†séc. inc.). Morta sob terríveis torturas por ordem do governador de Antioquia.

Santo Apolinário, Bispo e mártir (†c. séc. II). Primeiro evangelizador da região da Emilia-Romanha, da qual é padroeiro. Foi incansável propagador da fé de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Santo Aurélio de Cartago, Bispo (†c. 430). Íntimo amigo de Santo Agostinho. Eleito bispo de Cartago, preservou sua grei dos costumes pagãos.

São Vulmaro, presbítero (†c. 700). Religioso beneditino da abadia de Hautmont, levou durante um tempo vida eremítica e fundou, posteriormente, dois mosteiros no norte da França.

São Paulo de Córdoba, diácono e mártir (†851). Morto por haver confessado sua fé em Cristo perante as autoridades sarracenas.

Santo Elias Tesbita, profeta (†c. séc. IX a.C). Profeta do Senhor durante o reinado de Acab. Um dos maiores do Antigo Testamento, lutou contra a corrupção e a idolatria através de portentosos milagres. Censurou ao Povo Eleito por sua idolatria e desafiou os sacerdotes de Baal, em nome do único Deus verdadeiro. Foi arrebatado num carro de fogo. É considerado o fundador da Ordem Carmelita.

São José María Díaz Sanjurjo, Bispo e mártir (†1857). Dominicano espanhol, eleito Bispo do Tonkín Oriental, Vietnã. Morreu decapitado durante a perseguição ordenada pelo imperador Tu Dúc.

Beatas Rita da Virgem Dolorosa do Coração de Jesus e Francisca do Coração de Jesus, virgens e mártires (†1936). Religiosas da Congregação das Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus, fuziladas durante a guerra civil espanhola.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

30 de abril de 2024

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa Memória Facultativa de São...

29 de abril de 2024

Memória de Santa Catarina de Sena (†1380), virgem e doutora...

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever