21 de julho de 2022

Quinta-feira da 16ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Lourenço de Bríndisi, presbítero e Doutor da Igreja (†1619). Religioso capuchinho, pregador infatigável contra os erros de turcos e protestantes, desempenhou também difíceis funções diplomáticas. Foi proclamado “Doctor Apostolicus” pelo Papa João XXIII.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 2,1-3.7-8.12-13

1A palavra do Senhor foi-me dirigida, dizendo: 2“Vai e grita aos ouvidos de Jerusalém. Isto diz o Senhor: Lembro-me de ti, da afeição da jovem, do amor da noiva, de quando me seguias no deserto, numa terra inculta. 3Israel, consagrado ao Senhor, era como as primícias de sua colheita; todos os que dele comiam pecavam; males caíam sobre eles”, diz o Senhor. 7“Eu vos introduzi numa terra de pomares, para que gozásseis de seus melhores produtos, mas, apenas chegados, contaminastes o país e tornastes abominável minha herança. 8Os sacerdotes nem perguntaram onde está o Senhor. Os versados na Lei não me reconheceram e os chefes do povo voltaram-me as costas, os profetas profetizaram em nome de Baal e correram atrás de coisas que para nada servem. 12Ó céus, espantai-vos diante disso, enchei-vos de grande horror”, diz o Senhor. 13“Dois pecados cometeu meu povo: abandonou-me a mim, fonte de água viva, e preferiu cavar cisternas, cisternas defeituosas que não podem reter água”.

Salmo responsorial: Sl 35(36),6-7ab.8-9.10-11 (R. 10a)

R. Em vós está a fonte da vida, ó Senhor!

Vosso amor chega aos céus, ó Senhor, *chega às nuvens a vossa verdade. Como as altas montanhas eternas *é a vossa justiça, Senhor R.

Quão preciosa é, Senhor, vossa graça! Eis que os filhos dos homens se abrigam *sob a sombra das asas de Deus. Na abundância de vossa morada, *eles vêm saciar-se de bens. Vós lhes dais de beber água viva, *na torrente das vossas delícias. R.

Pois em vós está a fonte da vida, *e em vossa luz contemplamos a luz. Conservai aos fiéis vossa graça, *e aos retos, a vossa justiça! R.

Evangelho: Mt 13,10-17

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir sem nada entender. Havereis de olhar sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”.


Santos em destaque

São Simeão Salo, eremita (†séc. IV). Quando peregrinava na Terra Santa, sentiu-se chamado a abandonar o mundo e retirou-se para a solidão eremítica.

Santa Praxedes, virgem (†c. 490). Consta ter sido filha do senador romano Pudente, convertido por São Pedro. Deu nome à Basílica de Santa Praxedes, no Esquilino.

Santo Alberico Crescitelli, presbítero e mártir (†1900). Sacerdote do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras, assassinado com requintes de crueldade nas proximidades de Yangxian, província de Shaanxi, China.

São José Wang Yumei, mártir (†1900). Martirizado no caminho de Daining, China, por professar a Fé Católica.

Beato Gabiel Pergaud, presbítero e mártir (†1794). Cônego regular da Abadia de Beaulieu, em Saint-Brieuc, ficou preso durante a Revolução Francesa numa galera em Rochefort e ali morreu.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior20 de julho de 2022
Próximo artigo22 de julho de 2022

Próximas liturgias

17 de agosto de 2022

Quarta-feira da 20ª semana do Tempo Comum Em Portugal memória...

18 de agosto de 2022

Quinta-feira da 20ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de agosto de 2022

Memória de Bernardo de Claraval São Bernardo de Claraval, abade...
Artigo anterior20 de julho de 2022
Próximo artigo22 de julho de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever