8 de agosto de 2022

Memória de São Domingos de Gusmão

São Domingos de Gusmão, presbítero (†1221 Bolonha – Itália). Filho da Beata Juana de Aza, de nobre família castelhana. Nasceu na Espanha, em 1170, e faleceu em Bolonha, Itália, em 1221. Fundador da Ordem dos Frades Pregadores, ou dominicanos. Lutou contra as heresias albigense, cátara, e valdense. Foi o grande apóstolo do Rosário. A ele Nossa Senhora entregou esta devoção.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ez 1,2-5.24-28c

2No dia cinco do mês – esse era o quinto ano do exílio do rei Joaquim -, 3a palavra do Senhor foi dirigida a Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Cobar. Foi ali que a mão do Senhor esteve sobre ele. 4Eu vi que um vento impetuoso vinha do norte, uma grande nuvem envolta em claridade e relâmpagos; no meio brilhava algo como se fosse ouro incandescente. 5No centro aparecia a figura de quatro seres vivos. Este era o seu aspecto: cada um tinha a figura de homem. 24E eu ouvi o rumor de suas asas: era como um estrondo de muitas águas, como a voz do Poderoso. Quando se moviam, o seu ruído era como o barulho de um acampamento; quando paravam, eles deixavam pender as asas. 25O ruído vinha de cima do firmamento, que estava sobre suas cabeças. 26Acima do firmamento que estava sobre as cabeças havia algo parecido com safira, uma espécie de trono, e sobre essa espécie de trono, bem no alto, uma figura com aparência humana. 27E eu vi como que um brilho de ouro incandescente, envolvendo essa figura como se fosse fogo, acima daquilo que parecia ser a cintura; abaixo daquilo que parecia ser a cintura, vi algo como fogo e, em sua volta, um círculo luminoso. 28Esse círculo luminoso tinha o mesmo aspecto do arco-íris, que se forma nas nuvens em dia de chuva. Tal era a aparência visível da glória do Senhor. Ao vê-la, caí com o rosto no chão.

Salmo responsorial: Sl 148,1-2.11-12ab.12c-14a.14bcd

R. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Louvai o Senhor Deus nos altos céus, *† louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, *louvai-o, legiões celestiais! R.

Reis da terra, povos todos, bendizei-o, *e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, *anciãos e criancinhas, bendizei-o! R.

Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, *porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória *ultrapassam em grandeza o céu e a terra R.

Ele exaltou seu povo eleito em poderio *ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, *este povo que ele ama e lhe pertence. R.

Evangelho: Mt 17,22-27

Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do templo?” 25Pedro respondeu: “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se e perguntou: “Simão, que te parece: os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem, dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.


Santos em destaque

Santo Eusébio de Milão, Bispo (†c. de 462). Trabalhou pela verdadeira Fé e reconstruiu a Catedral de Milão, destruída pelos hunos.

São Múmolo, abade (†678). Transladou as relíquias de São Bento para a abadia beneditina de Fleury, França, para que fossem dignamente veneradas.

Santo Altmano, Bispo (†1091). Na Áustria, fundou a abadia agostiniana de Gottweig, restaurou a disciplina no clero e defendeu a liberdade da Igreja.

São Paulo Ke Tingzhu, mártir (†1900). Foi cortado em pedaços durante a perseguição dos Boxer, na China. Deu extraordinário exemplo de fortaleza cristã.

Santa Bonifácia Rodríguez Castro, virgem (†1905). Fundou em Zamora, Espanha, a Congregação das Servas de São José.

Santa Maria da Cruz MacKillop, virgem (†1909). Fundadora da Congregação das Irmãs de São José do Sagrado Coração. Faleceu em Sidney, Austrália.

Beata Maria Margarida Caiani, virgem (†1921). Fundadora do Instituto Franciscano das Irmãs Mínimas do Sagrado Coração, em Poggio, Itália.

Beato Vladimiro Laskowski, presbítero e mártir (†1940). Sacerdote polonês preso e morto no campo de concentração de Mauthausen-Gusen, Áustria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior7 de agosto de 2022
Próximo artigo9 de agosto de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior7 de agosto de 2022
Próximo artigo9 de agosto de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever