Quarta-feira da 2ª semana do Advento
Memória facultativa de São Dâmaso I, Papa (†384). Em tempos muito difíceis, reuniu numerosos sínodos para defender a fé de Niceia contra os cismas e as heresias, estimulou São Jerônimo para traduzir em latim os livros sagrados e honrou piedosamente os sepulcros dos mártires, adornando-os com suas inscrições em verso.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Is 40,25-31
25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?”, fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: quem criou tudo isso? Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus, que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus”? 28Acaso ignoras ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.
Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.8.10 (R. 1a)
R. Bendize, ó minha alma ao Senhor.
1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.
3Pois ele te perdoa toda culpa, *e cura toda a tua enfermidade; 4da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão; R.
8O Senhor é indulgente, é favorável, *é paciente, é bondoso e compassivo. 10Não nos trata como exigem nossas faltas, *nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.
Evangelho: Mt 11,28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Santos em destaque
São Daniel Estilita, sacerdote (†493). Após alguns anos de vida no cenóbio, conheceu São Simeão Estilita e tornou-se seu seguidor.
Santa Maravilhas de Jesus (María Maravillas Pidal y Chico de Guzman), virgem (†1974). Filha do marquês de Pidal, embaixador espanhol junto à Santa Sé, tornou-se carmelita descalça. Fundou inúmeros mosteiros na Espanha e na Índia.
Beato David, monge (†1179). Admitido por São Bernardo na abadia de Claraval, foi enviado com outros monges para fundar um mosteiro na Alemanha, onde dedicou-se à oração e às boas obras.
Beato Franco Lippi, religioso (†1292). Jovem militar senense de péssimos costumes, foi castigado pela
cegueira. Arrependido, peregrinou a Santiago de Compostela e lá recuperou as vistas. Regressou à Itália, onde viveu o resto da vida como eremita.
Beato Jerônimo Ranuzzi, presbítero (†c. 1468). Ordenado sacerdote na Ordem dos Servos de Maria, foi professor em várias casas de estudos de sua Ordem, na Itália.
Beato Artur Bell, presbítero e mártir (†1643). Religioso franciscano executado em Londres no reinado de Carlos I, pelo simples fato de ser sacerdote católico.
Beata Maria do Pilar Villalonga Villalba, virgem e mártir (†1936). Leiga de intensa vida espiritual, dedicada ao apostolado nas associações paroquiais. Foi presa e fuzilada durante a perseguição religiosa na Espanha.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online