11 de setembro de 2025

Quinta-feira da 23ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Cl 3,12-17

Irmãos, 12vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele, dai graças a Deus, o Pai.

Salmo responsorial: Sl 150,1-2.3-4.5-6 (R. 6)

R. Louve o Senhor tudo o que vive e que respira. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Louvai o Senhor Deus no santuário, *louvai-o no alto céu de seu poder! 2Louvai-o por seus feitos grandiosos, *louvai-o em sua grandeza majestosa! R.

3Louvai-o com o toque da trombeta, *louvai-o com a harpa e com a cítara! 4Louvai-o com a dança e o tambor, *louvai-o com as cordas e as flautas! R.

5Louvai-o com os címbalos sonoros, *louvai-o com os címbalos de júbilo! 6Louve a Deus tudo o que vive e que respira, *tudo cante os louvores do Senhor! R.

Evangelho: Lc 6,27-38

Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.


Santos em destaque

Santos Proto e Jacinto, Mártires, séc. III.

São Pafnúcio, Bispo e confessor (†séc. IV). Sobreviveu às torturas durante as perseguições de Galério Máximo. No Concílio de Nicéia, defendeu heroicamente a divindade de Nosso Senhor contra a heresia ariana.

São Paciente, Bispo (†480). Na diocese de Lyon, França, empenhou-se a fundo no apostolado de conversão dos hereges e de assistência aos necessitados.

São Daniel (ou Deiniol) Wyn, (†584). Bispo e abade em Bangor, País de Gales.

Santo Elias Speleota, abade (†960). Partiu como peregrino para Roma, onde tomou o hábito de São Basílio, e levou vida de penitente na gruta de Melicuccà, Itália.

São João Gabriel Perboyre, mártir (†1840). Sacerdote francês da Congregação das Missões, pregou o Evangelho na China. Foi encarcerado e torturado durante quase um ano e, por fim, estrangulado.

Beato Pedro de Alcântara Villanueva Larráyoz, mártir (†1936).Religioso da Ordem de São João de Deus assassinado em Barcelona durante a Guerra Civil Espanhola.

Beato Boaventura de Barcelona (Miguel Gran), religioso (†1648). Fundou vários conventos e casas de retiro da Ordem Franciscana no território romano. Tinha os dons do discernimento dos espíritos e da contemplação.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

16 de setembro de 2025

Memória de São Cornélio e São Cipriano São Cornélio, Papa...

15 de setembro de 2025

Bem-aventurada Virgem Maria das Dores, memória De acordo com a...

14 de setembro de 2025

Festa da Exaltação da Santa Cruz Exaltação da Santa Cruz....
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever