12 de novembro de 2023

Domingo da 32ª semana do Tempo Comum

Omite-se a Memória de São Josafá.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Sb 6,12-16

12A sabedoria é resplandecente e sempre viçosa. Ela é facilmente contemplada por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram. 13Ela até se antecipa, dando-se a conhecer aos que a desejam. 14Quem por ela madruga não se cansará, pois a encontrará sentada à sua porta. 15Meditar sobre ela é a perfeição da prudência; e quem ficar acordado por causa dela em breve há de viver despreocupado. 16Pois ela mesma sai à procura dos que a merecem; cheia de bondade, aparece-lhes nas estradas e vai ao seu encontro em todos os seus projetos.

Salmo responsorial: Sl 62(63),2.3-4.5-6.7-8 (R. 2b)

R. A minh’alma tem sede de vós, e vos deseja, ó Senhor.

2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! *Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, †minha carne também vos deseja, *como terra sedenta e sem água! R.

3Venho, assim, contemplar-vos no templo, *para ver vossa glória e poder. 4Vosso amor vale mais do que a vida: *e por isso meus lábios vos louvam. R.

5Quero, pois, vos louvar pela vida, *e elevar para vós minhas mãos! 6A minh’alma será saciada, †como em grande banquete de festa; *cantará a alegria em meus lábios. R.

7Penso em vós no meu leito, de noite, *nas vigílias suspiro por vós! 8Para mim fostes sempre um socorro; *de vossas asas à sombra eu exulto! R.

Segunda leitura: 1Ts 4,13-18ou mais breve 4,13-14

[13Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14Se Jesus morreu e ressuscitou – e esta é nossa fé -, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte.] 15Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós que formos deixados com vida para a vinda do Senhor não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Em seguida, nós que formos deixados com vida seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18Exortai-vos, pois, uns aos outros com essas palavras.

Evangelho: Mt 25,1-13

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo, não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”.


Santos em destaque

São Nilo de Ancira, abade (†c. 430). Discípulo de São João Crisóstomo, difundiu em seus escritos a doutrina ascética. Morreu nas proximidades da atual Ankara, Turquia.

Santo Hesíquio, Bispo (†552). Foi elevado da dignidade de senador à de Bispo de Vienne, França. É pai de Santo Avito e de Santo Apolinário.

Santo Emiliano de la Cogolla, sacerdote (†574). Abandonando o pastoreio, entregou-se à vida eremítica. Por sua fama de santidade, o bispo de Tarazona, Espanha, ordenou-o sacerdote. Exercendo santamente suas funções, foi muito invejado, o que obrigou o bispo a enviá-lo novamente para as solidões das montanhas, onde fundou uma comunidade.

São Cuniberto, Bispo (†c. 663). Renovou na Diocese de Colônia, Alemanha, a vida eclesiástica e a piedade dos fiéis depois das invasões dos bárbaros

São Diogo, religioso (†1463). Destacou-se por sua humildade e insigne caridade na assistência aos doentes.

São Josafat, Bispo e mártir (†1623). Sua família era de religião cismática. Converteu-se ao catolicismo e foi apóstolo da unidade dos Cristãos no Oriente.

São Margarido Flores, presbítero e mártir (†1927). Preso e fuzilado por ser sacerdote, durante a perseguição religiosa no México.

Beato João Cini da Paz, penitente (†1335). Depois de cometer um crime, arrependeu-se e tornouse terciário penitente franciscano. Seu exemplo atraiu muitos jovens para a Congregação dos Eremitas Terciários Franciscanos, por ele fundada.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

6 de maio de 2024

Segunda-feira da 6ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

5 de maio de 2024

Sexto Domingo da Páscoa  Leituras da Missa Santos em...

4 de maio de 2024

Sábado da 5ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever