13 de agosto de 2025

Memória de Santa Dulce Lopes Pontes

Virgem, (†1992). Dedicou sua vida aos pobres e doentes, sendo reconhecida por sua caridade e amor ao próximo. Sua vida foi marcada por uma profunda fé, fundou vários hospitais, cognominada de “o Anjo Bom do Brasil” descansou em paz em sua cela de religiosa, aos setenta e sete anos, no dia 13 de março de 1992.

Memória facultativa dos Santos Ponciano, Papa, e Hipólito, presbítero, mártires (†c. de 236). Condenados a trabalhos forçados nas minas da Sardenha, lá faleceram por causa dos maus tratos.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dt 34,1-12

Naqueles dias, 1Moisés subiu das estepes de Moab ao monte Nebo, ao cume do Fasga, que está defronte de Jericó. E o Senhor mostrou-lhe todo o país, desde Galaad até Dã, 2o território de Neftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar ocidental, 3o Negueb e a região do vale de Jericó, cidade das palmeiras, até Segor. 4O Senhor lhe disse: “Eis aí a terra pela qual jurei a Abraão, Isaac e Jacó, dizendo: ‘Eu a darei à tua descendência’. Tu a viste com teus olhos, mas nela não entrarás”. 5E Moisés, servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moab, conforme a vontade do Senhor. 6E ele o sepultou no vale, na terra de Moab, defronte de Bet-Fegor. E ninguém sabe até hoje onde fica a sua sepultura. 7Ao morrer, Moisés tinha cento e vinte anos. Sua vista não tinha enfraquecido, nem seu vigor se tinha esmorecido. 8Os filhos de Israel choraram Moisés nas estepes de Moab durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés. 9Josué, filho de Nun, estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as mãos. E os filhos de Israel lhe obedeceram e agiram como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 10Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face, 11nem quanto aos sinais e prodígios que o Senhor lhe mandou fazer, na terra do Egito, contra o faraó, os seus servidores e todo o seu país, 12nem quanto à mão poderosa e a tantos e tão terríveis prodígios que Moisés fez à vista de todo Israel.

Salmo responsorial: Sl 65(66),1-3a.5 e 16-17 (R. cf. 20a.9a)

R. Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida

1Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *2cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! *3aDizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!” R.

5Vinde ver todas as obras do Senhor: *seus prodígios estupendos entre os homens!16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: *vou contar-vos todo bem que ele me fez! 17Quando a ele o meu grito se elevou, *já havia gratidão em minha boca! R.

Evangelho: Mt 18,15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”.


Santos em destaque

São Cassiano, mártir (†c. de 300). Professor de taquigrafia, foi morto a golpes de estilete pelos seus alunos na atual Ímola, Itália, durante a perseguição de Maximiano.

Santa Radegunda, rainha (†587). Rainha dos francos. Ainda em vida do rei Clotário, seu marido, entrou para o mosteiro de Santa Cruz de Poitiers, França.

São Máximo, abade (†662). Por seu zelo em combater o monotelismo, foi mutilado, encarcerado e desterrado de Constantinopla pelo imperador Constante II.

São João Berchmans, religioso (†1621). Irmão jesuíta falecido em Roma, aos vinte e dois anos, depois de uma breve enfermidade.

São Benildo, religioso (†1862). Religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, dedicou sua vida à formação da juventude em Saugues, França.

Beata Gertrudes, abadessa (†1297). Filha de Santa Isabel da Hungria, regeu durante 48 anos o convento premonstratense de Altenberg, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

6 de agosto de 2025

Festa da Transfiguração do Senhor No Monte Tabor, Jesus manifestou...

5 de agosto de 2025

Terça-feira da 18ª semana do Tempo Comum Memória facultativa da...

4 de agosto de 2025

Memória de São João Maria Vianney Presbítero (†1859 Ars-sur-Formans -...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever