14 de agosto de 2023

Memória de São Maximiliano Maria Kolbe

Presbítero e mártir (†1941 Auschwitz – Polônia). Consagrou-se ao Senhor na Ordem dos Frades Menores. Grande devoto de Nossa Senhora, fundou a Milícia de Maria Imaculada. Natural da Polônia, foi preso pelos nazistas e levado para o campo de concentração de Auschwitz, onde  foi executado em 1941.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dt 10,12-22

Moisés falou ao povo, dizendo: 12“E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para que sejas feliz. 14Vê: é ao Senhor teu Deus que pertencem os céus, o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela existe. 15No entanto, foi a teus pais que o Senhor se afeiçoou e amou; e, depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós, que ele escolheu entre todos os povos, como hoje está provado. 16Abri, pois, o vosso coração, e não endureçais mais vossa cerviz, 17porque o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno. 18Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa. 19Portanto, amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito. 20Temerás o Senhor teu Deus e só a ele servirás; a ele te apegarás e jurarás por seu nome. 21Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus, que fez por ti essas coisas grandes e terríveis que viste com teus próprios olhos. 22Ao descerem para o Egito, teus pais eram apenas setenta pessoas, e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso como as estrelas do céu”.

Salmo responsorial: Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R. 12a)

R. Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

12Glorifica o Senhor, Jerusalém! *Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! 13Pois reforçou com segurança as tuas portas, *e os teus filhos em teu seio abençoou. R.

14A paz em teus limites garantiu *e te dá como alimento a flor do trigo. 15Ele envia suas ordens para a terra, *e a palavra que ele diz corre veloz. R.

19Anuncia a Jacó sua palavra, *seus preceitos suas leis a Israel. 20Nenhum povo recebeu tanto carinho, *a nenhum outro revelou os seus preceitos. R.

Evangelho: Mt 17,22-27

Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?” 25Pedro respondeu: “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.


Santos em destaque

São Marcelo de Apameia, Bispo e mártir (†c. 390). Assassinado nesta cidade da Síria por pagãos enfurecidos, após ter mandado destruir um templo de Júpiter.

São Facanano, Bispo (†séc. VI). Fundou em Ross, na Irlanda, um mosteiro célebre por sua escola, onde se ensinavam ciências divinas e humanas.

Santo Arnolfo, Bispo (†1087). Após ter sido soldado, tornou-se monge e Bispo de Soissons, França. Fundou um mosteiro em Oudenburg, Bélgica, onde veio a falecer.

Santo Antônio Primaldo e companheiros, mártires (†1480). Decapitados pelos otomanos em Otranto, Itália, durante a perseguição profetizada por São Francisco de Paula.

São Domingos Ibáñez de Erquicia, presbítero e mártir (†1633). Missionário dominicano morto em Nagasaki, Japão, por ordem do xógum Tokugawa Yemitsu.

São Francisco Shoyemon, mártir (†1633). Catequista e auxiliar dos missionários dominicanos no Japão.

Beata Isabel Renzi, virgem (†1859). Fundadora das Mestras Pias da Virgem Dolorosa.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever