15 de agosto de 2022

Segunda-feira da 20ª semana do Tempo Comum

Em Portugal celebra-se solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria. No Brasil transferida para o domingo.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ez 24,15-24

15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16“Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. 17Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba nem comer o pão dos enlutados”. 18Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz como me foi ordenado. 19Então, o povo perguntou-me: “Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes?” 20Eu respondi-lhes: “A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 21Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas que lá deixastes tombarão pela espada. 22E fareis assim como eu fiz: não cobrireis a barba nem comereis o pão dos enlutados, 23levareis o turbante na cabeça, as sandálias nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas próprias culpas, gemendo uns para os outros. 24Ezequiel servirá para vós como sinal: fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus”.

Salmo responsorial: Dt 32,18-19.20.21 (R. cf. 18a)

R. Esqueceram o Deus que os gerou.

Da Rocha que te deu à luz, te esqueceste, do Deus que te gerou, não te lembraste. Vendo isto, o Senhor os desprezou, aborrecido com seus filhos e suas filhas. R.

E disse: Esconderei deles meu rosto e verei, então, o fim que eles terão, pois, tornaram-se um povo pervertido, são filhos que não têm fidelidade. R.

Com deuses falsos provocaram minha ira, com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem povo são, através de gente louca hei de irritá-los. R.

Evangelho: Mt 19,16-22

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “e tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.


Santos em destaque

São Tarcísio, mártir (†c. 257). Por defender a Sagrada Eucaristia que estava prestes a ser profanada pelos gentios, foi apedrejado até a morte, em Roma.

Santo Alípio de Tagaste, Bispo (†c. de 430). Discípulo de Santo Agostinho, do qual foi também companheiro na conversão, no ministério pastoral e na luta contra os hereges. Governou a diocese de Tagaste, em Numídia, atual Argélia.

São Jacinto, presbítero (†1257). Tomou o hábito em Roma, das mãos do próprio São Domingos de Gusmão. Propagou a ordem de pregadores no seu país, Polônia, na Boêmia e na Silésia.

Santo Estanislau Kostka, religioso (†1568). Nascido na Polônia, fugiu de casa enfrentando a oposição paterna à sua vocação e ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em Roma. Morreu aos dezoito anos.

Beata Juliana Puricelli de Busto Arsizio, virgem (†1501). Religiosa agostiniana de Pallanza, Itália.

Beato Isidoro Bakanja, mártir (†1909). Jovem congolês convertido ao Cristianismo. Por testemunhar sua fé junto aos companheiros de trabalho, foi violentamente açoitado e morreu em consequência das feridas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior14 de agosto de 2022
Próximo artigo16 de agosto de 2022

Próximas liturgias

4 de julho de 2022

Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

5 de julho de 2022

Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

6 de julho de 2022

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior14 de agosto de 2022
Próximo artigo16 de agosto de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever