13 de agosto de 2024

Terça-feira da 19ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa dos Santos Ponciano, Papa, e Hipólito, presbítero, mártires (†c. de 236). Condenados a trabalhos forçados nas minas da Sardenha, lá faleceram por causa dos maus tratos.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ez 2,8-3,4

Assim fala o Senhor: 8“Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar”. 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. 3,1Ele me disse: “Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois disse-me: “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou”. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele disse-me então: “Filho do homem, vai! Dirige-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras”.

Salmo responsorial: Sl 118(119),14.24.72.103.111.131 (R. 103a)

R. Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

14Seguindo vossa lei me rejubilo *muito mais do que em todas as riquezas. R.

24Minha alegria é a vossa Aliança, *meus conselheiros são os vossos mandamentos. R.

72A lei de vossa boca, para mim, *vale mais do que milhões em ouro e prata. R.

103Como é doce ao paladar vossa palavra, *muito mais doce do que o mel na minha boca! R.

111Vossa palavra é minha herança para sempre, *porque ela é que me alegra o coração! R.

131Abro a boca e aspiro largamente, *pois estou ávido de vossos mandamentos. R.

Evangelho: Mt 18,1-5.10.12-14

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.


Santos em destaque

São Cassiano, mártir (†c. de 300). Professor de taquigrafia, foi morto a golpes de estilete pelos seus alunos na atual Ímola, Itália, durante a perseguição de Maximiano.

Santa Radegunda, rainha (†587). Rainha dos francos. Ainda em vida do rei Clotário, seu marido, entrou para o mosteiro de Santa Cruz de Poitiers, França.

São Máximo, abade (†662). Por seu zelo em combater o monotelismo, foi mutilado, encarcerado e desterrado de Constantinopla pelo imperador Constante II.

São João Berchmans, religioso (†1621). Irmão jesuíta falecido em Roma, aos vinte e dois anos, depois de uma breve enfermidade.

São Benildo, religioso (†1862). Religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, dedicou sua vida à formação da juventude em Saugues, França.

Beata Gertrudes, abadessa (†1297). Filha de Santa Isabel da Hungria, regeu durante 48 anos o convento premonstratense de Altenberg, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de setembro de 2024

Memória de São Pio de Pietrelcina São Pio de Pietrelcina,...

22 de setembro de 2024

Domingo da 25ª semana do Tempo Comum Leituras da...

21 de setembro de 2024

Festa de São Mateus São Mateus, Apóstolo e Evangelista. Rico...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever