13 de agosto de 2023

Domingo da 19ª semana do Tempo Comum

Omite-se memória facultativa dos Santos Ponciano, Papa, e Hipólito, presbítero, mártires (†c. de 236). Condenados a trabalhos forçados nas minas da Sardenha, lá faleceram por causa dos maus tratos.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 19,9a.11-13a

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo, ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13aOuvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta.

Salmo responsorial: Sl 84(85),9ab-l0.11-12.13-14 (R. 8)

R. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar: * bé a paz que ele vai anunciar. 10Está perto a salvação dos que o temem, *e a glória habitará em nossa terra. R.

11A verdade e o amor se encontrarão, *a justiça e a paz se abraçarão; 12da terra brotará a fidelidade, *e a justiça olhará dos altos céus. R.

13O Senhor nos dará tudo o que é bom, *e a nossa terra nos dará suas colheitas; 14a justiça andará na sua frente *e a salvação há de seguir os passos seus. R.

Segunda leitura: Rm 9,1-5

Irmãos: 1Não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência. 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça. 4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém!

Evangelho: Mt 14,22-33

Depois da multiplicação dos pães, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. 33Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”


Santos em destaque

São Cassiano, mártir (†c. de 300). Professor de taquigrafia, foi morto a golpes de estilete pelos seus alunos na atual Ímola, Itália, durante a perseguição de Maximiano.

Santa Radegunda, rainha (†587). Rainha dos francos. Ainda em vida do rei Clotário, seu marido, entrou para o mosteiro de Santa Cruz de Poitiers, França.

São Máximo, abade (†662). Por seu zelo em combater o monotelismo, foi mutilado, encarcerado e desterrado de Constantinopla pelo imperador Constante II.

São João Berchmans, religioso (†1621). Irmão jesuíta falecido em Roma, aos vinte e dois anos, depois de uma breve enfermidade.

São Benildo, religioso (†1862). Religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, dedicou sua vida à formação da juventude em Saugues, França.

Beata Gertrudes, abadessa (†1297). Filha de Santa Isabel da Hungria, regeu durante 48 anos o convento premonstratense de Altenberg, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever