13 de outubro de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: Sb 7,7-11

7“Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. 8Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; 9a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata, será como a lama. 10Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. 11Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”.

Salmo responsorial: Sl 89(90),12-13.14-15.16-17 (R. cf. 14)

R. Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria!

12Ensinai-nos a contar os nossos dias, *e dai ao nosso coração sabedoria! 13Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? *Tende piedade e compaixão de vossos servos! R.

14Saciai-nos de manhã com vosso amor, *e exultaremos de alegria todo o dia! 15Alegrai-nos pelos dias que sofremos, *pelos anos que passamos na desgraça! R.

16Manifestai a vossa obra a vossos servos, *e a seus filhos revelai a vossa glória! 17Que a bondade do Senhor e nosso Deus †repouse sobre nós e nos conduza! *Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho. R.

Segunda leitura: Hb 4,12-13

12A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas.

Evangelho: Mc 10,17-30

Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. 28Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.


Santos em destaque

São Teófilo de Antioquia, bispo, séc. II.

São Venâncio de Luni, Bispo (†séc. IV). Amigo do Papa São Gregório Magno, ocupou-se esmeradamente dos clérigos e monges da sua diocese em Luni, Itália.

São Rômulo, Bispo (†séc. V). Cheio de ardor apostólico, morreu durante uma visita pastoral aos povoados rurais de sua Diocese de Gênova, Itália.

São Comgano, abade (†séc. VIII). Príncipe irlandês que abraçou a vida religiosa na Escócia. Erigiu e governou um mosteiro em Lochalsh.

São Geraldo, conde de Aurillac (†909). Manteve em segredo sua vida monástica trajando vestes seculares, foi um constante exemplo para os outros príncipes.

Santa Quelidonia, virgem (†1152). Viveu durante cinquenta e dois anos como eremita nos montes de Simbruini, Itália, em regime de extrema austeridade.

Beata Madalena Panattieri, virgem (†1503). Numa pequena capela de Trino, Itália, esta terciária dominicana catequizava e dava conselhos até a sacerdotes que a ela acorriam.

Beata Alexandrina Maria da Costa (†1955). Por defender sua castidade, ficou paraplégica aos 14 anos. Viveu confinada no leito pelo resto da vida oferecendo-se como vítima pela conversão dos pecadores.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

25 de novembro de 2024

Segunda-feira da 33ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

24 de novembro de 2024

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Hoje,...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever