13 de outubro de 2025

Segunda-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 1,1-7

1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 4É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.

Salmo responsorial: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 2a)

R. O Senhor fez conhecer a salvação.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo *alcançaram-lhe a vitória. R.

2O Senhor fez conhecer a salvação, *e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel *bpela casa de Israel. R.

cOs confins do universo contemplaram *da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *alegrai-vos e exultai! R.

Evangelho: Lc 11,29-32

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.


Santos em destaque

São Teófilo de Antioquia, bispo, séc. II.

São Venâncio de Luni, Bispo (†séc. IV). Amigo do Papa São Gregório Magno, ocupou-se esmeradamente dos clérigos e monges da sua diocese em Luni, Itália.

São Rômulo, Bispo (†séc. V). Cheio de ardor apostólico, morreu durante uma visita pastoral aos povoados rurais de sua Diocese de Gênova, Itália.

São Comgano, abade (†séc. VIII). Príncipe irlandês que abraçou a vida religiosa na Escócia. Erigiu e governou um mosteiro em Lochalsh.

São Geraldo, conde de Aurillac (†909). Manteve em segredo sua vida monástica trajando vestes seculares, foi um constante exemplo para os outros príncipes.

Santa Quelidonia, virgem (†1152). Viveu durante cinquenta e dois anos como eremita nos montes de Simbruini, Itália, em regime de extrema austeridade.

Beata Madalena Panattieri, virgem (†1503). Numa pequena capela de Trino, Itália, esta terciária dominicana catequizava e dava conselhos até a sacerdotes que a ela acorriam.

Beata Alexandrina Maria da Costa (†1955). Por defender sua castidade, ficou paraplégica aos 14 anos. Viveu confinada no leito pelo resto da vida oferecendo-se como vítima pela conversão dos pecadores.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

6 de outubro de 2025

Segunda-feira da 27ª semana do Tempo Comum Leituras da...

5 de outubro de 2025

Domingo da 27ª semana do Tempo Comum Leituras da...

4 de outubro de 2025

Memória de São Francisco de Assis (†1226). Filho de um...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever